quarta-feira, 31 de agosto de 2011

[Pré-jogo] Corinthians x Grêmio

A vitória no Grenal não pode esconder alguns problemas pelos quais o tricolor ainda passa. Não vou entrar aqui na parte da política, até porque, o blog conta com autores mais capacitados para fazer essa análise, mas posso afirmar que ainda estamos levando gols de cabeça demais.

Em entrevista após o Grenal, Roth comentou do erro de marcação no gol do sci: “que durante a semana esse tipo de jogada do adversário foi treinada mas, mesmo assim, o erro de marcação ocorreu”. Felizmente, nem tudo no setor defensivo foi erro. A atuação do Saimon deve garantir a ele a titularidade no lugar do Rafael Marques que cumpriu uma partida de suspensão devido à expulsão diante do Atlético-GO.
 
Agora, esperamos que Roth tenha bom senso e não faça igual ao Renato que de uma hora para outra sacou Saimon do time e escalou Rafael Marques.
 
A baixa para o jogo contra o Corinthians é Mário Fernandes que levou o 3º amarelo. Isso é um problema, pois o time se mostrou muito equilibrado no Grenal e seria interessante para a sequência poder escalar a mesma equipe. No lugar do Mário deve entrar Spessatto. Sendo assim, o time que deve jogar em São Paulo é:
 
Victor - Spessatto - SimonVilson - Julio Cesar - Rochemback - Fernando - Douglas - Marquinhos - Escudero (Lenadro*) - André Lima

Como sempre no tricolor um “problema” de última hora. Escudero saiu mais cedo do treino de terça-feira sentindo uma lesão, mas segundo informações ele segue com o grupo para São Paulo. Caso não tenha condições, Leandro deve entrar em seu lugar.
 
Da escalação do Grenal e para o jogo de hoje, o que mais me deixa preocupado é nosso ataque, pois André Lima, desde que voltou de lesão, não está contribuindo em nada para o time. Ainda o pior que isso, é que não temos no banco, tirando o Leandro, um jogador com estilo de dribles e com velocidade. Brandão ainda não mostrou um futebol convincente para ser titular no lugar do André Lima.
 
Portanto, no jogo contra o Corinthians atenção redobrada!! Se o Tricolor jogar no “estilo defensivo” que jogou contra o Palmeiras e no “estilo aguerrido” que jogou o Grenal, podemos sim sair de São Paulo com uma vitória como fizemos ano passado.
 
Nos confrontos entre Corinthians e Grêmio em São Paulo, o time paulista leva uma pequena vantagem, mas nada que assuste o Tricolor e que possa impedir mais uma vitória nossa em solo paulista.
 
Dados: 23 jogos - 10 vitórias do Corinthians e 7 vitórias do Grêmio.
 
Confrontos entre Corinthians x Grêmio - Campeonato Brasileiro entre 2000 e 2010 - vitórias do Grêmio:
 
BR’00 - Corinthians 1 x 2 Grêmio
BR’01 - Corinthians 1 x 2 Grêmio
BR’04 - Corinthians 1 x 1 Grêmio
BR’06 - Corinthians 0 x 2 Grêmio
BR’10 - Corinthians 0 x 1 Grêmio

@gremio100mil


Share |

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FUTEBOL DO GRÊMIO: 15 ANOS DE ATRASO

Quando um sócio pretende fazer muito mais pelo GRÊMIO do que apenas pagar a sua mensalidade, comprar o seu ingresso, consumir os seus produtos, cornetar os rivais, acompanhar a mídia e debater futebol como se faz em um boteco: é necessário estudar, ler, conhecer quem está e já esteve na gestão do clube, comparar com agremiações de outras cidades, estados e países e procurar dar o melhor que a sua especialidade profissional pode disponibilizar ao clube. ;)

Pois bem: participei do II Seminário de Futebol oferecido pelo Grêmio e pela ESEF/UFRGS. Na edição inicial, em 2010, confesso ter pensado que o evento era mais direcionado a profissionais de Educação Física. Desta vez, senti-me especialmente atraído pela origem dos seminaristas.

O que há de mais maravilhoso no futebol?! O que precisamos saber desfrutar enquanto estiver funcionando? O que eu nunca vi igual em mais de 38 anos de vida? A formação de jogadores e a gestão do venerável FC Barcelona. Pois lá estavam Toni Lima, ex-reserva de Pep Guardiola na base blaugrana e gestor de prospecção da "pequena" Internazionale, atual campeã do mundo FIFA; e Jordi Melero, de mesmo cargo no próprio Barça.

Um degrau abaixo, mas também fascinante, é o pensamento técnico-tático português, que revelou ao mundo dois dos melhores técnicos do planeta, multicampeões ainda jovens: José Mourinho e André Villas-Bôas. Pra falar sobre essa incrível metodologia chamada de periodização tática, veio o jovem e competentíssimo Nuno Amieiro, ex-técnico adjunto do FC Porto.

O ponto alto foi a didática e perfeitamente bem articulada exposição do prof. João Paulo Medina, justamente venerado como o maior consultor de gestão em futebol do país. Diria mais: considero-o o melhor do hemisfério sul do planeta. Medina foi reverenciado pelos quatro conselheiros e funcionários do T.A. por terem levado o seu clube a uma condição top de linha na América do Sul. Não por acaso, o outro grande clube brasileiro da atualidade, o São Paulo, também contou com a consultoria deste brilhante profissional.

No total, foram 20h de encontro e mais de 20 páginas de anotações. Mais adiante, entrarei em contato com a organização para obter o DVD com os debates e também os slides das apresentações dos palestrantes, pois há MUITA informação pra ser revista, ampliada, atualizada, adaptada, copiada e criticada. Porém, adianto que as críticas são escassas, em função do ineditismo e do alto grau de reflexão, que me levou a concluir o seguinte:

– No Brasil, os jogadores se estouram porque fazem muita musculação e repetem muito pouco os movimentos e a intensidade dos jogos nos treinos: segundo Nuno Amieiro, a periodização tática consiste em treinar sempre em o campo reduzido, sem a necessidade de ser 11x11 o tempo inteiro. Ao mesmo tempo, velocidade, impulsão, força, arranque, coordenação motora, motricidade fina, visão periférica, etc. podem ser treinados tranquilamente sem nenhuma perda de força.

É tudo uma questão de cultura: Afinal de contas, essa técnica, difundida pelos profs. Vitor Frade e Júlio Garganta, prega que não há compartimentos, divisões e nem funções estanques mesmo com a necessidade da especialização e com o reconhecimento do dom e da preferência de cada um. Consequentemente, os jogadores tem mais vontade de trabalhar; as relações pessoais entre si, da e para com a comissão técnica tendem a melhorar e todos entendem as suas respectivas participações sempre como complementares e SOLIDÁRIAS, pois todos tem que marcar, todos tem que saber jogar, ninguém pode ficar parado e a ocupação do melhor espaço depende não de ficar cada um no seu quintalzinho, mas, sim, de que o entendimento da relação do próprio corpo com a bola, com o espaço ao redor, com o espaço próximo aos companheiros e aos adversários;

- Medina listou nada mais nada menos do que 54 profissões direta ou indiretamente ligadas ao futebol. Ele ressalta que a vaidade, o amadorismo, a politicagem, a ignorância e o extremo preconceito da esmagadora maioria dos dirigentes do futebol brasileiro impede a plena utilização das Ciências Humanas aplicadas ao futebol. Medina falou sobre a importância de antropólogos, sociólogos, psicólogos, historiadores, especialistas em religião e misticismo, a fim de que todo o ambiente que cerca o futebol faça com que se possa tirar o melhor de cada um dos envolvidos;

- Jordi Melero falou sobre quais as características e qualidades que o Barcelona busca no mundo inteiro para cada posição. Interessante saber que o melhor time do mundo é o que menos se utiliza de jogadas aéreas, procura fazer o jogo girar rapidamente e o drible é o último recurso. Tudo isso porque o mantra do clube é manter a posse de bola o máximo de tempo possível, pressionando no campo do adversário. Em cada categoria de base, já há sucessores com as mesmíssimas características dos profissionais das respectivas posições. Inclusive o Barcelona B é tido como ainda mais espetacular do que o A - são jogadores que, muito em breve, irão trabalhar com Pep Guardiola;

- Toni Lima disse que o roupeiro ganha pontos. A assessoria de imprensa precisa ser um setor-chave no clube, para instruir jogadores, comissão técnica e dirigentes a se manifestarem por si e pela instituição. Isso ganha pontos. E que o bom relacionamento é tudo. Por exemplo: um time que tem dois jogadores que brigaram por causa de uma mulher, da disputa pelo título pode, em poucas semanas, mudar de objetivo para a fuga do rebaixamento. O gestor precisa estar 24/7 ligado. Ele não é empresário, ele não é dirigente com cargo político, ele não é técnico, ele não é preparador físico e ele não é responsável pelas viagens e pela produção. Ele precisa ser o provedor de recursos direto e o cara que resolve os pepinos para que o técnico e os jogadores se preocupem apenas em jogar bola.

Haveria muito mais por dizer. Fico por aqui, pois este post já está bastante longo. Como conclusão, fiquei deprimido ao perceber que o mesmo clube capaz de proporcionar um evento tão engrandecedor permanece impedindo seus funcionários de implementar um modelo de trabalho com a cara do Grêmio e adaptado à nossa realidade, porém pegando um pouco dos maiores exemplos disponíveis hoje no planeta bola.

Por fim, o rescaldo dos participantes: 1) tem gente que se inscreveu e sequer pôs o pé no salão nobre Patrono Fernando Kroeff; 2) Consegui reconhecer apenas cinco conselheiros. Diga-se de passagem, por várias razões, não puderam estar todo o tempo presentes; 3) Alguns poucos técnicos, auxiliares técnicos, gestores e preparadores do próprio clube com cargos menos vistosos foram os únicos gremistas 100% assíduos. O clube pecou feio por não ter liberado Paulo Pelaipe, Celso Roth, Paulo Paixão, Andrey Lopes, Daniel Azambuja e vários outros de seus profissionais lotados em postos-chave para que pudessem ouvir e opinar perante a comunidade gremista; 4) Surpreendentemente, dos mais de 300 participantes que lotaram o salão nobre e a sala de espera com telão, não mais do que 15 eram jornalistas (nenhum que eu conhecesse), havia cerca de 10 representantes de clubes da Série A, mais uns 15 da B e outros 15 da C, uns 20 do interior, vários técnicos de escolinhas de futebol particulares de todo o país, mas poucos estudantes de Educação Física.

O evento foi um sucesso: quem não foi, não sabe o que perdeu. Quem foi, certamente aprendeu uma enormidade.

Foto: http://www.flickr.com/photos/heliopaz/6090781126/in/set-72157627416453225/


@chegremista @heliopaz Hélio Paz
Share |

[Gols do Grenal] Grêmio 2 x 1 Sport Clube Inominável - BR'11

Áudio: rádio guaíba & rádio gaúcha



@gremio100mil

Share |

Perfeição

A augusta sapiência de nossos representantes foi ontem mais uma vez exibida ao mundo de maneira inconteste. Os excelsos senhores do conhecimento nos deram ontem um prova exuberante de suas capacidades de leitura e interpretação. A abissal diferença entre eles e nós mortais beira a brutalidade.

Em tempo recorde foi lido, assimilado, entendido e assinado todo um contrato que envolve “apenas” R$ 64.000.000,00 e compromete os próximos 20 anos do nosso clube. Eu precisaria de umas duas semanas, pelo menos, para ter certeza e convicção para tanto.

Juro que durante algum tempo eu questionei o nosso Conselho, cheguei mesmo ao ponto de me achar digno de entrar pelos celestiais portões do salão nobre com direito a voto e voz. Mas agora, calo-me! Minha voz e minhas letras serão de eterna exaltação à inteligência e à sabedoria destes mestres dos contratos, destes aiatolás do direito, destes pajés da administração.

Oh! Senhor, hosana nos corredores do OLÍMPICO! Flagelai-te, infiel! Tu que não crês nos milagres da sabedoria, tu que duvidas de teus perspicazes líderes, aí está! Levanta-te e anda, Lázaro!

O Conselho do GRÊMIO ontem deu a prova cabal da existência de Jesus Cristo. Nos mostrou que todos os milagres são na verdade coisas corriqueiras. Provou que vivemos em um Estado privilegiadíssimo, habitado por uma casta tão superior que, em verdade, não devemos questioná-los jamais.

Regozijo-me, Pai! Abençoado sou por ter entre os meus teus verdadeiros representantes, tuas mais fiei cópias. Se algum dia eu duvidei que existisse na Terra criatura à tua imagem e semelhança, peço-te perdão, pois elas existem e habitam o Conselho do GRÊMIO. Aleluia! Aleluia! Aleluai.
@AndersonKegler Anderson Kegler
Share |

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

domingo, 28 de agosto de 2011

[Pós-jogo] Grêmio x Internacional

No GRENAL 388 a festa é tricolor. Repito uma vez mais, em GRENAL não há favorito, porque sempre vence o que não é. O time que chegou ao Olímpico se auto-intitulado “Rei da América” sai mais uma vez como bobo da corte (piada do @gremioprasempre ).
O destaque do jogo em minha opinião foi Mário Fernandes, dando assistência para o gol de Marquinhos, movimentando a lateral de campo e fazendo desarmes. Falando em Marquinhos, ele foi mais uma vez autor da reação gremista. A zaga tricolor continua falhando, como em não marcar Índio. Geralmente com as vitórias se minimiza os erros, com vitória em GRENAL eles se apagam. Porém nós não podemos nos dar a esse luxo e temos que tentar por um fim nesses persistentes agouros.
Mesmo com a vitória, não dou os méritos a Celso Roth. Os méritos são de Saimon, Mário Fernandes, Escudero, Marquinhos e pelo pênalti bem batido em momento de tensão, Douglas. Rochemback ficou abaixo da média. Victor não teve muito trabalho, parece que Damião amarelou diante do carrinho do capitão tricolor, e do eficiente Saimon.
O ataque tricolor continua zerado. É claro no 3-5-1 sendo o atacante André Lima ia ser um pouco complicado. O único mérito que dou a Roth foi não ter mudado o esquema tático em seguida a substituição de Dellatorre no Inter. Graças a mudança o meio-campo ficou menos congestionado e a zaga colorada mais exposta.
Os pênaltis: O primeiro sobre Saimon foi ignorado, o segundo sobre Mário Fernandes foi duvidoso, talvez realmente inexistente, mas o terceiro sobre Escudero finalmente foi marcado, literalmente. Douglas bateu com perfeição, apesar de Bolívar quebrar os protocolos e ir provocar o meia tricolor na hora da cobrança. Ou talvez ele não tenha resistido ao ver Douglas arrumando a bola para cobrança e só tenha ido pedir o número do celular de jogador do Imortal (piadas a parte).
O fato é que ficam vários erros que devem ser corrigidos. Mas além disso fica a maior de todas as verdades, o Inter pode até tentar ser o Grêmio, mas Imortal só existe um! Eis que ressurge das cinzas, não uma fênix dourada, mas o Imortal usando o tradicional AZUL, PRETO E BRANCO.


@alineremuAline Remus, tricolor desde sempre.
Share |

[Pré-jogo] Grêmio x Internacional

Domingo, 28 de agosto de 2011 as 16 horas no Olímpico Monumental será travada a batalha número 388 do estado do Rio Grande do Sul. A única coisa que não se pode dizer em GRENAL é que há um favorito. Historicamente, o favorito não vence essas disputas, tanto de um lado como do outro. O Grêmio enfrenta mais uma crise histórica, com precedentes. É muito difícil nesse momento para qualquer torcedor que venha analisando o desempenho em campo dessa equipe criar boas expectativas. Mas de qualquer modo, a fiel torcida do Grêmio mais conhecida como Geral do Grêmio foi ao Olímpico na manhã deste sábado para fazer o famoso “alentaço”, na tentativa de empurrar o time a uma vitória.

Celso Roth não costuma perder Grenais, nem por um time, nem por outro. A sua marca é a retranca, que não me incomoda desde que se tenha um contra-ataque rápido e um matador no ataque. O detalhe é que só temos a retranca e muita mal armada, diga-se de passagem. O esquema tático será provavelmente o 3-5-1 e o time provável para iniciar o confronto é Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Julio Cesar; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima.

André Lima não marca faz tempo, sequer aparece durante os jogos. Depois de sua lesão esse ano, o atacante não teve um bom desempenho. Como ele vivia uma boa fase na época de sua lesão, a torcida acreditava que seu retorno resolveria muitos dos problemas no ataque. Isso não aconteceu, aliás, no ataque do Grêmio nada acontece. Já que não temos mais o guri Grenal (Viçosa) vamos contar com Leandro tentando bagunçar a defesa colorada. Aliás, Leandro mesmo já viveu momentos melhores. Apesar de o garoto ter evoluído taticamente e ter descoberto que cavar pênaltis não é o melhor que ele pode fazer, ele não está tendo o destaque que tinha com Portaluppi.

Mas como falei no início em GRENAL não há favorito, e é onde os jogadores de pouco destaque anteriormente mostram a que vieram. Foi assim com Neuton, com Viçosa que foram os que mais surpreenderam nos últimos tempos no clássico. Talvez, André Lima esteja precisando de um empurrãozinho para retomar uma boa fase e esse empurrãozinho é este jogo pegado. É exatamente isso que a torcida espera ver em campo, um jogo pegado, com garra, até truncado, mas brigado até o último segundo de acréscimo.

O Internacional vem embalado de mais um título, e apesar de provavelmente ser xingada após esse comentário, o co-irmão descobriu o que é ser Grêmio e tem sido muito mais Grêmio que o time no Olímpico. Espero sinceramente que o time que está no Olímpico, ocupando suas dependências, entenda que no Grêmio futebol é muito mais que dinheiro na conta no final do mês. É mais que entrar em campo, é muito mais que futebol. Ser Grêmio é ser guerreiro, é brigar por uma bola até na cobrança de lateral. Ser Grêmio é dar carrinho, é dar jogo de corpo, é gritar, é correr, é sentir a imortalidade correndo em suas veias. É acreditar que é possível, mesmo que isso contrarie as regras da física, da matemática ou contra qualquer lógica humana. Ser Grêmio é acreditar que somos capazes do impossível, de feitos históricos. Ser Grêmio é ser conhecido no mundo inteiro como o time do impossível, do improvável, é ser IMORTAL. E para tudo isso, temos que acreditar no que sempre falamos: Deus é gremista, do contrário nossos feitos não seriam possíveis.


@alineremus Aline Remus, gremista desde sempre.
Share |

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pergunta ao Grêmio: CONHECES O ORÇAMENTO? Resposta: Nem de vista!

Criou-se na Suprema Corte Americana a TEORIA DOS FRUTOS DA ÁRVORE ENVENENADA “The fruit of the poisonous tree”.

Consiste no entendimento de que os vícios da planta são transmitidos aos frutos. Ou seja, se uma determinada prova foi obtida de forma ilícita esse vício contamina as provas derivadas.

Serve, aqui, por analogia: existe um orçamento da Arena desconhecido do Grêmio que foi informado de um número final e sem nenhum conhecimento do contrato de construção.

Não se sabe se ele é correto por uma simples razão: o orçamento nunca foi examinado, conferido, verificado, auditado pelo Grêmio ao qual sequer foi disponibilizado.

Representando o Grêmio nos assuntos da Arena, solicitamos, entre vários ítens, orçamento da obra.

Resposta da Parceira por correspondência de 28 de agosto de 2009:

“Os instrumentos nada versam acerca da apresentação de orçamento da Arena, o qual a OAS resguarda-se no direito de não apresentar.”

Havia sido a solicitação sob número “5) que a OAS apresente à Grêmio Empreendimentos o orçamento da Arena”, em resposta a “e-mal enviado em 20.08.09”.

Não iríamos iniciar, por óbvio, conflito (que também não desejamos agora) por questão que poderia ser meramente conceitual, de interpretação. E, de certa forma, seria se o orçamento (custo) tivesse ficado no valor contratado. Porém, prevíamos utilidade para hipótese então futura, hoje, atual, de comparação de orçamentos.

Como, entretanto, se tem notícia, agora, e só agora, que o preço contratado foi aumentado substancialmente, elevando também o valor do financiamento (que é o que afeta financeiramente o Grêmio), o Clube passa a ter mais do que legítimo interesse em auditar dito orçamento.

TEM O DEVER IMPOSTERGÁVEL, IRRENUNCIÁVEL, DE FAZÊ-LO!.

As questões propostas na minuta do “2o. Aditivo” são todas desejáveis. Algumas independem do orçamento da Arena carecendo apenas de melhor discriminação e estudo de viabilidade convincente.

No entanto, referente ao financiamento, qualquer proposta ou decisão estará irremediavelmente contaminada como fruto da árvore envenenada.

Enquanto o orçamento não for auditado e aprovado pelo Grêmio ( o valor é bem maior do que o preço contratado) será uma “árvore envenenada”. Si et in quantum. Fique claro que ninguém está pondo a parceira – com a qual trabalhamos proveitosamente durante dois anos – em suspeição.

Não acredito que o Conselho Deliberativo do Grêmio vá cometer essa enormidade.
Os números são impressionantes. Porém, para a compreensão desta análise, desnecessários, haja vista o surrealismo da chancela a um orçamento sequer visto. Seria a primeira aprovação sem conhecer “nem de vista”. 

Grande abraço



@adalbertopreis Adalberto Preis
Share |

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

POUCAS VEZES FOI TÃO IMPORTANTE GANHAR UM GREnal

1. Antes de qualquer coisa não dá para ficar sem dizer que ontem à noite me deu uma certa melancolia e uma ponta de inveja. Calma, explico.
 
1.1. O Grêmio foi pioneiro quanto à conquista da RECOPA. Nenhuma inveja deles nisto. Mais, ganhamos uma PANAMERICANA na primeira conquista da LA porque não havia RECOPA nos moldes que hoje existe. Então eles não conquistaram nada que já não tivéssemos obtido. A melancolia foi da saudade daqueles sonoros 4 x 1 que aplicamos no mesmo Independiente, outrora mais glamoroso e muito mais time, lá em KOBE, quando ninguém sabia onde ficava. Ah, eu estava lá.
 
1.2. Inveja então do que? Da organização diretiva do rival e da, ao menos aparente, UNIÃO, que não possuímos mais, e eles ontem demonstraram. Para quem não notou com todas as brigas que explodiram lá na TA ontem estavam se não todos a maioria dos dirigentes e ex dirigentes (vivos, claro) do clube, inclusive o até hoje contestado José Asmuz.
 
1.3. Ao contrário, nós estamos virados num autêntico quebra cabeças despedaçado antes de armar. As peças não se juntam. O que antes era somente entre Oposição e Situação atualmente se alastrou. A situação rachou ao meio, literalmente, e a Oposição se desuniu já no período pré eleitoral, quando sequer se acertava no número de cadeiras para cada grupo que no fim nem banquinho sobrou e ficaram todos DE PÉ, sem passaporte. Hilário. Se esperava, contudo, que TANTA UNIÃO da SITUAÇÃO esta tivesse um governo coeso. Que nada, teve torpedinho pedindo a cabeça deste e daquele, meu deus, sabemos o que andou havendo, é bom nem relembrar.
 
1.4. Agravante. Nossos ex Presidentes (vivos, claro) sequer se olham, quanto mais se falarem. Não vão aos jogos. Não se encontram. Odone, talvez por escolha própria, está ilhado, solitariamente impotente para unir a própria situação e pergunto: algum ex P visita ele? Bem, se visitasse sequer sei ao certo se seria bem vindo, mas o fato é que por motivos diversos, muitos, e nem tanto, como disse, sequer vão aos jogos. Ou alguém se lembra de ter encontrado algum deles pelo estádio este ano? Por favor, se estou cometendo uma injustiça me repreendam. Não vão, não sei se querem saber, e não sei se gostariam que quisessem. Não me recordo qual foi à última vez que vi todos nossos Ex P juntos, nem no banquete de aniversário. Uns, aliás, se forem ver o jogo correm o risco de apanharem. Ou estarei exagerando? Também não me lembro qual foi à última vez que vi juntos os nossos... digamos... 20 ex dirigentes mais importantes incluindo EX P do G e do CD seja o evento que for. Nem no lançamento da ARENA.
 
1.5. Por isto, senhores, a vitória deles ontem me causou estrago não dentro do campo, mas fora do campo. Melancolia e inveja.
 
2. Esta imensa desunião que assola nosso Grêmio, este infindável desentendimento é, no meu modesto juízo, uma das grandes causas que leva a BOLA NÃO ENTRAR. As causas dela eu sei e já falei sobre isto. O que fazer para findar, eu sinceramente não sei, mas passa pela grandeza das pessoas em aceitar uns aos outros e entender que só juntos e deixando de lado as vaidades é que chegaremos a algum lugar, retomando a trilha de conquistas a que vínhamos tendo como no período 93/97 especificamente. Quem hoje, deles, Ex Dirigentes, teria a ousadia – diria o desprendimento, a grandeza, a vontade política – de estender a mão e buscar um a um para que todos sentem numa mesa SEM LOBOS e comam da mesma comida? E nos sirvam, a nós torcedores, o prato que queremos? Taças?
 
2.1. Não sei quem seria e ou se tem alguém capaz disto, só sei que tuitei esses dias algo assim que entendam no sentido amplo, não ´eu` especificamente, falo de ´nós` em geral: se me interesso, quero aparecer, quero cargo; se reclamo, sou corneteiro; se elogio, sou puxa saco; se critico sou frustrado. Porra (epa perdão) mas que coisa isto dá para pensarem com a cabeça em cima do pescoço? Dá para parar com esta infantilidade de achar que um clube com o tamanho do nosso foi descoberto hoje ou ontem? Dá para parar de achar que governar o Grêmio é pilotar um fusca? Francamente!
 
3. Uma coisa eu sei, desta eu tenho certeza. Nunca um GREnal foi tão importante para nós. NUNCA, que eu me lembre. Comentei no blogdosimortais = http://gremistasempre.blogspot.com/2011/08/o-que-e-preciso-para-ganhar-o-grenal.html os motivos que sobram para isto.
 
3.1. Ganhar o GREnal de domingo poucas vezes foi tão importante como este será. Do Victor ao Presidente e deste ao nosso mais humilde torcedor (força de expressão, nenhum gremista é menos igual que o outro, ou pelo menos não deveria ser assim) todos mais do que acordarão mais felizes na segunda, não, muito mais do que só isto. Ganhar o GREnal de domingo representaria muito mais do que minimizar a conquista deles ontem, representaria uma chance, um ´buiaquinho na paiede` para que aja um pouco mais de chances desta estupenda desunião começar a findar (um dia alguém inteligente, alguém menos burro, irá se dar conta que isto é um imenso vulcão que está sendo o grande cuspidor de fogo para impedir que ganhemos algo pó, não se dão conta disto?) para que o barco se remende antes de afundar neste brasileiro, para que volte a auto-estima do time e da torcida, para que retorne o futebol bonito que está perdido e que ninguém consegue achar.
 
3.2. Senhores, ganhar o GREnal de domingo é VITAL. Precisa ser dito mais alguma coisa? Sim, que depois dele a gente tem que começar tudo de novo. O GREnal de domingo não é, definitivamente mais um GREnal é O GREnal ! E, sabemos, o time deles não é melhor do que o nosso, salvo pelo centro avante, não é não senhor melhor do que o nosso. O nosso está assim porque diretivamente estamos ASSADO.

Bom GREnal a todos

@cajosias Carlos Josias
Share |

Crise

Não há muito o que mudar neste texto em relação aos outros. A má fase nem pensa em passar, e a diretoria não pensa em ouvir os torcedores. A cada jogo nos aproximamos mais e mais do rebaixamento.


Começamos o ano muito bem e agora estamos na metade do campeonato com apenas dezoito pontos.  A diretoria não sabe mais o que fazer. Trazer reforços não tem adiantado de nada, mudar a comissão técnica também não. 
É triste ter que admitir, mas se os jogadores não tomarem consciência, se não derem tudo de si para ajudarem o nosso amado Tricolor, ano que vem nos veremos no fundo do poço novamente. Teremos que enfrentar o fantasma da segunda divisão, pela terceira vez.


Os jogadores terão que lutar com todas as suas forças a partir de agora. Dar o máximo de si, por isso na cabeça de uma vez por todas. Se eles não fizerem isso pelo o clube que jogam ou, na cabeça de alguns jogadores, pelo clube que os sustentam, por que jogam futebol? Se o Grêmio cair não será ruim apenas para o Grêmio. Ficará uma marca no currículo de todo o jogador que estava em um time sem garra,  sem força,  sem vontade. Pois é apenas isso que falta no Grêmio.


Se o Odone soube o que fazer em 2005, acertou no treinador, viu que precisávamos de reforços prontos para chegar e lutar por um Grêmio em má fase por que ele não acerta agora também? Não gosto de criticar ninguém, mas por que não dá voz a torcida pelo menos uma vez este ano?


A situação é clara: até podemos ter jogadores bons dentro do time, mas a fase não ajuda. Não posso falar em números, mas a maioria da torcida não quer Victor como titular nesse momento, por exemplo. Grohe está melhor, com mais ritmo de jogo. Mas Victor é mantido pelo simples fato do Victor ter nos defendido milagrosamente no passado. Isso quer dizer que vai fazer o mesmo agora? Se fosse assim ainda teríamos muitos outros jogadores aqui, como o Tcheco, por exemplo.


Sinto pena dos gremistas como nós do Grêmio 100 mil que pagam a mensalidade todo mês, gastam seu dinheiro em algo para ajudar um clube que não tem retribuído. Sinto pena dos gremistas que, assim como eu, não viram o seu Grêmio ser grande como aconteceu nas décadas de 80 e 90. O que vimos até agora? Um time viver de Gauchão e desde os anos 2000 ter como marco principal uma volta da segunda divisão.


É claro que jamais podemos deixar de apoiar. Mas consigo parar de repetir a seguinte frase: “O amor pelo Grêmio tem sido um sentimento não correspondido, mas jamais devemos deixamos de lutar por um amor verdadeiro”.


@natiaw Nathálie Mendonça
Share |

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O ônibus, o concreto e o GRÊMIO

Em Porto Alegre, cidade do GRÊMIO, existe uma via chamada “corredor de ônibus” local por onde os mesmos circulam fora do trânsito normal fazendo com que em horários de pico seja muito mais fácil e rápido usar o transporte público. Mas esses mesmos ônibus, devido ao seu peso, estragam o asfalto com que a via é feita, abrindo verdadeiras crateras nestes corredores. Quem já não percebeu que os corredores de ônibus estão sempre esburacados? Não há um dia de chuva em que isso não fique ainda mais evidente, quando os ônibus, mesmo com motoristas cautelosos, passam jogando água no cidadão trabalhador que fica nas paradas ou atravessando as ruas.

Qual a solução? Afinal, todos os anos a Prefeitura recapa os mesmos locais várias e várias vezes e toda vez que chove... lá está o asfalto, esburacado. 

Ora, a solução é muito simples: concreto! Faz-se a pista dos ônibus de concreto. Já existem locais na nossa amada cidade em que o asfalto foi substituído pelo concreto e o resultado é que não há mais buracos. O problema está resolvido. Claro que às vezes é necessário um reparo ou outro. Óbvio que precisamos estar atentos e fazer as manutenções constantes, mas não há grandes problemas, não é qualquer chuva que causa estrago, não é o dia a dia dos ônibus que abre crateras, não é necessário transformar concertos de urgência em rotina, nem reformar certos trechos como se começássemos do zero. E porque essa troca não é feita? Falta planejamento e vontade política. O concreto exige atitude.

Assim é o GRÊMIO. Vivemos no asfalto, todo ano e durante o ano precisamos ficar tapando buracos, fazendo reformas e reconstruindo. Se colocássemos o concreto nas nossas vias estaríamos preparados para os percalços. Sempre precisaríamos fazer pequenos ajustes, mas haveria uma base sólida, uma linha a ser seguida. Isso se faz com planejamento e coragem de dar um basta nos remendos e iniciar um projeto sério. Assim chegaríamos longe, estaríamos protegidos de idéias aventureiras e de arrogantes que se auto-intitulam salvadores da pátria e só nos afundam. O GRÊMIO teria um projeto de GRÊMIO, da maneira de jogar até uma maneira de administrar. Poderíamos responsabilizar os que fugissem disso. Mas para isso, amigos, precisamos de gente de coragem, de gente disposta, de homens e mulheres capazes de dar a cara a tapa nos primeiros tempos. Precisaríamos de uma revolução! E poucos são capazes de encarar uma revolução. Ainda mais uma que no inicio teria de fazer duras e necessárias reformas. Todos querem a glória sem o trabalho, querem a vitória sem a luta.

O GRÊMIO precisa de homens que aceitem cicatrizes de batalha, que estejam dispostos a pagar o preço, que sejam homens. Precisamos focar no GRÊMIO, pelo GRÊMIO e para o GRÊMIO.
Assim seja!

@AndersonKegler  Anderson Kegler
 
Share |

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

[Pós-jogo] Atlético-GO 1 x 0 Grêmio - Roth, de 9 pontos fora, 1 conquistado

Primeiramente gostaria de agradecer a Aline Remus (@alineremus) por voltar a escrever no blog do G100mil. 

Obrigado.

Também gostaria de comentar que sempre nos pós-jogos de domingo eu (@gremio100mil) e a Samanta vamos postar juntos, com exceção dos pós-jogos dos Grenais. Em uma primeira parte uma análise sempre que possível dos aspectos gerais relevantes ao jogo e na segunda parte uma “narrativa na visão” da Samanta Damini.

Como é difícil falar da situação do Grêmio no momento. Hoje provavelmente em vários blogs gremistas a caça as bruxas está sendo feita, ou seja, tentando procurar e/ou identificar os culpados não só pela derrota de ontem, mas sim, por toda a campanha medíocre do time em 2011. E assim, vários fatores se acumulam nessa trajetória: escolha errada de técnicos, falta de ambição e planejamento e o mais comprometedor, a falta de comprometimento dos jogadores com o clube, pois, é inadmissível que um time com uma folha salarial em dia jogue se arrastando em campo.

Não vou entrar nos méritos de cada jogador, mas gostaria de citar alguns que estão abaixo de seu verdadeiro potencial, tais como: Victor, Rochemback, Douglas e o ataque. Sobre o ataque não vou “nomear”, pois, ele inexiste. Não é por acaso que temos o pior ataque do campeonato, mas será que o problema está só no ataque? Em parte sim, pois, ontem Miralles que não foi mal no jogo perdeu um gol “à lá” Jonas, mas a diferença é que Jonas perdia gols assim, mas foi nosso artilheiro em 2010. Nosso maior problema de gols com certeza está na ligação do meio-campo com o ataque e Douglas que não é nenhuma “Brastemp” joga quando quer, ontem junto com Miralles foi o que mais finalizou, mas não conseguiu deixar nenhum atacante na cara do gol e daí, como culpar só o ataque se não temos um meio-campo criativo.

Ainda sobre o meio-campo, como podemos ter um meio criativo se jogamos com 3 volantes (Gilberto Silva, Rochemback e Adilson). O time só vai engrenar novamente quando Lúcio voltar a jogar o futebol do ano passado, até lá, #oremos. E o Roth, voltou a ser Celso. Quando jogamos contra o Palmeiras acreditei que o Juarez tinha mudado, aliás, se jogássemos todos os jogos fora como jogamos contra o Palmeiras, poderíamos almejar algo grande este ano, mas até que se prove o contrário, Roth não detectou o verdadeiro problema tricolor.

E o que esperar para o Grenal do próximo domingo? Não escutei os comentários após o jogo, mas aposto que Celso comentou: “trabalhar...trabalho”. A esperança então é esperar que Roth não invente e escale o time com dois meias de ligação, dois atacantes e que Victor tenha uma atuação de Marcelo Grohe, pois, sua fase não é boa e contra ele pesa as más atuações em Grenais.

@gremio100mil

Estava confiante que hoje escreveria sobre uma vitória do tricolor, mas não, venho relatar uma nova derrota, desta vez para o Atlético-GO. No primeiro tempo o Grêmio dominou o jogo, chegou a ter 60% da posse de bola, ou seja, controlava o jogo, só precisava ter mais capricho e ambição para fazer o gol, pois, o “quase” não altera o placar e nem conquista pontos. Tínhamos condições de ganhar, porém, quando as oportunidades surgiam, deixamos de matar...faltou objetividade na hora de marcar.

Para o segundo tempo, pelo menos no início, o time manteve o controle do jogo, mas quando a fase não está boa, nada ajuda, pois, o Atlético fazia seu dever de casa, “incomodava” o tricolor, que mais se defendia do que atacava.

Com Rafa Marques expulso, Miralles, que era quem estava com “fome” de gol foi substituído por Saimon, retranca feita, e aos 46 min a derrota é sacramentada por Diogo Campos, 1x0, e a velha história se repete: Quem não faz, leva.

Agora, entramos no Z4...temos um GREnal pela frente e o time não está bem, qual a solução? Não sei, mas o que sei e imploro, é que preciso do meu Grêmio guerreiro, matador, aquele que junto com a torcida deixa os adversários tremendo, de volta e logo, porque SOU GRÊMIO NA BOA E NA RUIM, mas a paciência tem limite.

@sah_damini Samanta Damini

Share |

sábado, 20 de agosto de 2011

[Pré-jogo]: Atlético-Go x Grêmio - “A espera de um milagre”


Primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz em voltar para o G100mil, gostaria que fosse para dar boas novas, mas infelizmente se eu esperasse esse momento talvez eu não voltasse esse ano! Humor negro a parte, vamos ao que interessa.

O Grêmio enfrenta o Atlético goianiense neste domingo às 16 horas no Serra Dourada. As lembranças que tenho desse time é ele nos eliminando da Copa do Brasil de 2008. Vários confrontos se passaram desde então, mas ainda lembro claramente do desdém com que tratei o ATG na ocasião, esperando que o Grêmio goleasse, enquanto na verdade fomos eliminados nos pênaltis, em casa. Parece que esta equipe modesta pegou por hábito surpreender e sua ultima “peraltice” foi aplicar um histórico 4x1 no até então invicto Flamengo, desbancando o queridinho da mídia do centro do país. Onde quero chegar com tudo isso? Não lhes parece óbvio? A menos que aconteça um milagre na equipe tricolor seremos goleados. Sinceramente o Grêmio que enfrentou o Ceará não tem a menor chance contra o ATG. Se você ainda não desistiu de ler este texto entenderá minhas razões até o final das explanações.

Um time descaracterizado, entediado e conformado com a situação vergonhosa entrará em campo amanhã. Para ser pior, comandando essa equipe que nem consigo chamar de Grêmio, um técnico sem espírito inovador e com tanto medo de fracassar novamente que nem consegue enxergar o óbvio. Celso Roth nunca foi e nunca será do meu agrado, mesmo que ele nos levasse a Libertadores ou fosse campeão com o Tricolor. Pelo simples fato de que ele não tem as características necessárias para empolgar um time, caracterizá-lo e fazer correr gremismo nas veias desses zumbis que compõem o plantel.

Gabriel está de volta a equipe após se recuperar de lesão. Não sei se isso é bom ou ruim, as últimas atuações dele antes da lesão foram no mínimo desastrosas. Mas encarando pelo óbvio ter um lateral por aptidão ao invés de um improvisado parece ter alguma vantagem. No ataque Roth ainda não decidiu se a dupla será André Lima e Brandão ou Brandão e Miralles. A última opção me agrada muito mais.

Leandro, suspenso pelo STJD, não está relacionado para o confronto. Ao que tudo indica, Celso Roth escalará a equipe no (pasmem) 4-4-2 com Marquinhos e Douglas no meio-campo. Marquinhos desbancou algumas das opiniões negativas que eu tinha a respeito dele. Apesar de que, nas condições que se encontra nosso time, qualquer melhora já pode ser considerada substancial. Já Douglas, parece testar nossa paciência. Seguidos erros de passe, uma falta de vontade estampada na cara e incidentes recentes parecem mostrar o desdém dele com o Grêmio e sua torcida.

No gol, nossa maior preocupação, o goleiro que outrora nos salvava nos entrega a cada jogo. Victor teve raros momentos de inspiração desde que voltou da seleção, mas o mais marcante são os erros primários que ele vem cometendo. Estaria eu enganada ou o óbvio seria tirar o goleiro em má fase e colocar o que está em boa fase? É claro, mas futebol não é lógica e tática, é na verdade dinheiro e interesses. Por quê cargas d’água colocariam Victor no banco, para que ele ficasse desvalorizado e partisse por um preço menor para outro time devido a insatisfação? Sempre admirei Victor principalmente por seu caráter, mas a essa altura do campeonato não podemos nos dar ao luxo de, com uma zaga inexistente, ter um goleiro que não sabemos qual será a reação em um recuo de bola.

O Grêmio só está a três pontos da zona de rebaixamento, e para conquistar mais três pontos e tentar chegar a uma zona média de conforto, precisaremos de um milagre. Esse milagre se chama alma, espírito, coragem, GREMISMO! Isso é o que realmente falta a essa equipe, e a menos que o espírito do Lara baixe por lá e de um susto naquela equipe, não esperem nenhuma novidade. Em um ambiente ruim de trabalho e com falta de liderança é impossível que se tenha respostas produtivas. A reorganização deve começar de cima para baixo nesse caso, o maior reforço que podemos pedir para nossa equipe é um presidente.

@alineremus Aline Remus
Share |