terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Koff, o lustrador de estrela e o capelão

Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil  www.facebook.com/cjosias.oliveira







Diante do novo treinador do Grêmio, e torcendo/rezando para que dê certo, me recordei desta coluna que escrevi aqui mesmo em 19.12.2012 onde alertava que Koff era um homem de estrela mas que não abusasse da sorte e contratasse um lustrador para a sua porque o ano prometia ... aliás, não prometia. Continua atual a coluna, e continuo pensando o mesmo para 2014. Espero que ele encontro o lustrador e eu vou me entregar de alma ao Capelão. E rezar !

A coluna que transcrevo abaixo foi publicada originalmente neste mesmo blog
http://gremio100mil.blogspot.com.br/2012/12/koff-o-lustrador-de-estrela-e-o-capelao.html

                                    Koff, o lustrador de estrela e o capelão


Opinião é opinião, e toda ela é subjetiva, por isto que toda a nudez será castigada - porque é vista. Quem não opina não oportuniza o erro, falar depois é fácil. Às vezes é mais fácil prever o que é certo do que vislumbrar o que pode dar errado, em princípio ao menos e, claro, falando de futebol. Ilustro, é bem mais fácil prever que Fred, o atacante do Flu, se contratado daria certo do que apostar que Jardel daria errado - o futebol lida com o inusitado ao contrário, o Inter ganha do Barcelona, o Mazembe ganha do Inter. Oportunismo é se esperar que o erro aconteça para lançar a crítica. Muitos confundem opinião crítica com corneta, e é fácil de identificar quem são: ninguém conhece mais o conceito de corneta que os próprios corneteiros: eles são perfeitos para lecionarem sobre ela. Desconfie sempre daquele que mandam dezenas de tts a diversos tuiteiros batendo na mesma tecla. Quando o cara faz isto ele não está lançando uma opinião, ele esta mandando um foguete de tumulto. Aprendi isto rapidamente nos tts e costumo bloquear especialmente aqueles que surgem da noite para o dia, do nada ao bom estilo abiogênese, sem indicação clara de quem seja - logo um fake - tem poucos que lhe seguem e normalmente são outros ilustres desconhecidos do mesmo timeco.

Koff é um daqueles raríssimos seres da raça humana que nasceram para dar certo. Tudo o que fez até hoje, talvez algumas exceções confirmatórias da regra, redundaram em êxito. Magistrado de primeiríssima linha ele - para quem não sabe anota esta ai .. - RECUSOU promoção ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul para concorrer à Presidência do Grêmio, e, se a memória não me trai, só conseguiu ser eleito da segunda vez. Mas foi. Foi eleito e tudo o que tocou, tal qual Midas, virou ouro. No clube dos 13 ele nem a união de Escariotes conseguiu para derrubá-lo e ele passou por cima da CBF e Ricardo Teixeira. O esvaziamento da liga foi um crime contra o futebol, mas foi a única forma encontrada para que ele não triunfasse novamente. Este esvaziamento inicia com Odone sendo o 1º a assinar contrato com a Globo, e ali assinava também, coincidentemente, o seu atestado de óbito, porque se fardou a ser derrotado no pleito tricolor. A vendetta veio a cavalo que galopou, não trotava.

Enfim, Koff é assim.

Seu governo começa, agora, com erros aparentes e alguns até um pouco espantosos.

1. Mal abriu os trabalhos e a sua gestão provoca um erro cultural no local mais crítico - no futebol - que pensei pudesse ser extirpado por ele =

PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL. ERRO CULTURAL. ESTAMOS FRANCISCANOS DE TÍTULOS E CELIBATÁRIOS DE TAÇAS. O RETORNO DA ÉRA KOFF COMEÇA COM ERRO CULTURAL

Everythings Gonna Be Alright
 
htmlhttp://2toquesulbratv.blogspot.com.br/2012/11/coluna-de-carlos-josias_24.html

2. Cria-se uma espécie de Escola de Novos Dirigentes e coloca-se na coordenadoria dela dois belos e promissores nomes, mas sem nenhuma experiência no assunto dirigência a ponto de lecionarem, justamente nomes que se poderia lapidar com todo o carinho do mundo, e cuidado, para que, no futuro, se transformem em grandes nomes. Pois os colocam como coordenadores. Mas, pior. Como coordenados, se postam alguns nomes já de larga experiência - entre eles quem tem mais de 11 anos de atividade intensiva e cargo diretivo no clube. É uma espécie de Escola de Cabeça para Baixo, ou seja, quem deveria aprender leciona, quem deviera ensinar, escuta....

3. A Presidência continua sem um assessor de imprensa particular, pessoal, ou que seja do Presidente e de todo o CA para profissionalizar também a entrevista. No passado quando se entrevistavam jogadores em pleno banho desde o início da fundação, criou-se a sistemática da entrevista coletiva nos moldes de hoje, com a escolha de um ou dois nomes ... Foi uma chiadeira terrível na imprensa. Berraram, espernearam, uma, duas semanas...acostumaram-se....esqueceram.... Hoje, convenhamos, é muito melhor como está do que como era. Profissionalização. Ora, o Presidente não pode receber um telefonema de 1, 2 ou 3 jornalistas - em especial em época de recesso de futebol, ocasião em que o jornalista esportivo se torna mais ´perigoso`, eis que sem assunto e sem manchetes que vendam jornal, rádio e TV ... - e simplesmente sentar com eles e falar sobre tudo, de sexo à religião ( lembram do Olívio Dutra quando fez isto num boteco do Mercado Público ? ). Ora, o jornalista quer entrevistar o Presidente ? Legal, liga para o Assessor de Imprensa. Este senta com ele e indaga o que tu queres perguntar ? Me passa as perguntas. Leva as perguntas ao Presidente, este se aconselha com um ou dois do CA e vê o que e como responder. Ahhhhhhhhhh, assim não vale - vem a chiadeira ! Chiam uma, duas semanas ..... na terceira se acostumam e se evitam frases mal colocadas, mal ´utilizadas` e não raras às vezes SACANAMENTE mancheteadas. Não vão gostar ? Que chupem uma manga e se acostumam. Ou fiquem aturando um LUXA que responde o que quer do jeito que quer e faz piada para tergiversar. Eles já se acostumaram com o Luxa que usa desta tática porque, ele sim, tá mais exposto e tem que comparecer à coletiva e não pode ficar selecionando perguntas ao vivo. Simples assim...sim = vão entrevistar a DILMA para ver como funciona. Vão entrevistar o Tarso ou o Fortunatti, para ver como é que é. Pois o PRESIDENTE DO GRÊMIO é tão ou mais importante do que eles.

Mas, como disse, tudo que Koff faz tende a dar certo. O homem nasceu MIDAS.Fosse ele, entretanto, URGENTEMENTE, contratava um LUSTRADOR para a sua estrela, e dos bons. Logo a seguir contratava um capelão. À frente da estrela sentaria e rezaria longamente. Não se abusa tanto do santo, ele pode ficar com fastio.

Mas enfim, super Koff, tu e a tua estrela são as nossas grandes esperanças, para quebrarmos este maldito jejum. Que o teu Deus te abençoe e te ilumine para isto ...e eu passo a acreditar nele, porque em ti eu já acredito ... mas tu tá me castigando, agora esta do DIDA .... se for para banco vá lá .... senão .... olha Presidente ........ !
 
 
Share |