quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O jogo e os escoteiros da lei



1. O Grêmio jogou bem, foi melhor, é muito mais time, e pode, perfeitamente, não só vencer aqui como passar pela LDU fazendo escore. Estou confiante, gostei da maioria dos jogadores em campo, em especial da atitude - item tão perseguido por muitos - e Vargas deu concretas demonstrações do que poderá ajudar. Se ontem foi um trailer do que será, então podemos dizer que temos nele uma contratação diferenciada. Debates, agora, menores, como Dida e Marcelo Grohe e capacitação deste ou daquele para compor o grupo do time é irrelevante. Questão para ser discutida pós-jogo. Classificar e então projetar time para a fase seguinte.

2. Quando o assunto foi interdição do B. Rio parte considerável da mídia - neste mote WC, o incansável defensor colorado ( não é mais segredo para ninguém ) e o confesso ( após os 70 anos ) repórter que ´cruza` conversas, LM, atribuíram ao suposto gremismo de um promotor as medidas que tomava. Lasier, na sua ânsia investigativa PERQUIRIU em forma de inquérito, no ar, do representante Ministerial, qual seria ao seu time e a resposta que foi um convite à aposentadoria: isento, como toda a mídia do RS ! Pois agora um promotor de Justiça desfila em redes sociais com a camisa do seu time do coração. Certamente esses fiéis defensores da moral pública vão, claro, reagir ... não, não, não, não vou ser cínico nem irônico. Esses senhores terão mais o que debater, como segurança pública, educação, e, entre tantas coisas que não entendem ... enfermidades mentais. 

2.1. De qualquer forma, continuo a indagar:  houve alguma medida do MP contra a falta de cumprimento de exigências no decreto de doação do B Rio  ? 


Houve alguma medida ministerial em face de denúncia de Notas Fiscais frias para remunerar dirigente vermelho ?

Essas indagações que faço há tempos, e põe tempo nisto, continuam sem respostas...como tantas outras que a sociedade não houve dos nossos Escoteiros da Lei.

2.1.1. Todo juiz, todo promotor de justiça, todo parlamentar, todo executivo, todo advogado, todo jornalista, todo o gari .... possuem time nesta terra. O exercício das atividades não deve ter nexo causal com a paixão .... mas aos críticos enlouquecidos por ela, paixão, que saem da casinha quando se deparam com tais circunstâncias, que tenham calma na Grenalização .... o dia de hoje invariavelmente é o vice-versa de amanhã ... neste ramo: futebol. Neste esporte, a vida é um boomerang.

3. O CONTRATO ARENA certamente deve ser revisado. Já se viu que existem algumas condições por demais desvantajosas ao clube e isto por si só autoriza revisão. Já há consenso que a pressa na inauguração do estádio deflagrou evidente precipitação com danos ao Grêmio e todos já sabem quem deu causa a isso. Essa matéria já foi amplamente debatida e já nem há mais resistência aos itens apontados. Desde o jogo inaugural, e flagrado o defeito de uma estreia imprópria para satisfazer um Presidente egocêntrico se sabe dos motivos daquela inadequada cortada de laço com fotos e discursos. Fosse o Grêmio, uma empresa, o Executivo responderia, e seriamente, por ter extrapolado o mandato - se é que chegaria às vias de fato, porque numa empresa jamais um CA ou um CD permitiriam o desatino. Infelizmente no futebol é assim, e quando há situações como essa raramente, se não NUNCA, o executivo responde internamente pelos atos danosos cometidos ... até que um dia responder e ai ... a porca vai torcer o rabo e acabar esta falta de controle nessas questões atitudinais ... mas isto é outra coisa.   Agora, convenhamos, chega de debate público. A direção conhece, e bem, o assunto, e sabe condição por condição quais devem ser debatidas. Que ´sente` com a OAS e resolva isso. Quando o projeto ARENA estava no papel se apostava que ela não se erguia, e  havia ameaças de demandas judiciais e corriqueira fuxicagem jornalística até por movimentos de ilustres conselheiros que se enroscavam num juridiquês promissor apenas de rolagem nos meios de comunicação, sem contar com os pitacos do rival de que a construção era ´virtual`. Agora chega. De repente se reerguem Lázaros dos túmulos para suscitar, sob holofotes à opinião pública, questões que alimentam apenas a audiência de quem os ouve e divulga. Um ex-conselheiro que renunciou ao CD sob o público argumento de que “como estava sempre isolado na opinião, e sempre ficava contra tudo e todos, vencido, admitia que atrapalhava e então saía” - cheguei a admitir nobreza no gesto - agora ressurge das cinzas para atrapalhar de fora: pô, se renunciou para não atrapalhar dentro como se considera autorizado atrapalhar fora ? Pesos e medidas hilárias. Alguns jornalistas me perdoem, mas isso já está tão visível a todos que bate no constrangedor, literalmente se alteram, se transformam, e babam quando o assunto é ARENA: salta aos olhos um misto de inveja e inconformidade com o final real de algo que pensavam nunca sair do papel ... calma pessoal, existem formas mais dignas de revelar o clube do coração ... façam como o Lasier, revelem .... mas não esperem chegar aos 70 anos para isso ... se postem com mais dignidade. 

3.1. A Lei tem tido muito escoteiro ... que se postam alertas numa direção só. É pouco, muito pouco, quase nenhum vigia ostensiva nas ruas .... estamos sem segurança e vivendo um mundo de fiscais do abstrato  ! 

4. Enquanto o seu lobo não vem, vamos curtir mais um pedacinho de Olímpico, e esperar a vinda da LDU. Vamos passar. 

Abs

@cajosias face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA


Share |