sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rei na barriga? Não, Sapo !


Apesar deste jejum de 11 anos, sinceramente, não me lembro de ter visto antes a imensa torcida tricolor presente no Olímpico sair tão desanimada depois de um jogo. O abatimento foi tão forte que sequer força para a tradicional berração contra a direção à frente do vestiário houve. Cabisbaixos, silenciosos, mais de 40 mil torcedores deixaram o campo pouco ou nada querendo falar sobre o jogo - exceto por uma já rotineira briga na geral. Pela primeira vez na minha vida deixei o campo antes do apito final. Faltavam exatos 5 minutos, me levantei peguei minha mulher pela mão e disse: vamos embora. Pressenti. No caminho para a saída aconteceram os dois gols do Palmeiras que não vimos. Talvez inconscientemente tenha me alertado para o estilo Felipão, ferrolho, contra ataque e gol, e me fui. Durante o jogo se viu foi times jogando exclusivamente no meio sem jogadas agudas de flanco, congestionando as intermediárias, sem oportunidades de gols exceto por um ou dois chutes de longe. Em determinado momento tive a sensação que Felipão estava treinando os dois, não fosse por um erro primário de escalação do Luxa numa noite infeliz. Tal qual estava posto o jogo o empate seria o justo, mas a bobeira pode pegar qualquer um nestas circunstâncias e, claro, o pato de plantão era azul, preto e branco. Quem mandou escalar mal.

Friamente, o time do Palmeiras é muito ruim. Não é melhor do que o nosso. Friamente Luxa não pode repetir duas vezes seguidas contra o mesmo adversário o mesmo erro. Friamente o Grêmio não pode se abater duas vezes contra o mesmo oponente, tampouco vou acreditar que o Gabriel que entrou no campo é efetivamente um jogador de futebol, um atleta. Complicado ficou, mas não vislumbro impossibilidade de se ganhar em São Paulo por um escore que nos coloque na final. Friamente ? Acho mais viável ganhar do Palmeiras a vaga do que ganhar do São Paulo a final. Ainda dá para passar por esta. Ainda dá.

No restante, se não passarmos, o ano de 2012 estará se efetivando, até aqui, como pior - o que parecia impossível - do que 2011. Pior que 2008. Naquele pelo menos ganhamos um turno do ruralito, neste nada. Olha, tenho criticado o trabalho da direção, mas tenho memória. Lá no inicio do ano quando começaram as contratações entendi que ela estava fazendo sua parte. Houve erros, claro, tem sido rotina erros no clube que está acéfalo de um Vice de Futebol e isto é responsabilidade Presidencial. Mas algumas lesões, como a de Kleber entre outras importantes nos caparam bastante. Não fossem elas provavelmente as coisas seriam mais tranquilas e talvez o escore fosse até ao contrário na 5a. Verdade, tem que se ter grupo. Mas de todo, de todo, a direção não andou, este ano, tão mal assim nas contratações - salários e folha é outra discussão. O castigo está sendo maior que o pecado, ouso dizer. Então ?

Muitas e muitas vezes escutei de Odone chacotas em relação à Obino como azarado, e não só dele, diga-se a verdade, de muitos. Pois hoje não só a competência plena está ausente, tem uma dose de azar considerável. Claro, sei, azar e sorte não existem, existe competência ou falta dela. Mas há sim pitadas de destino favoráveis ou desfavoráveis que se pode apelidar ´liga`, como se dizia antigamente: o cara estava ou não ligado - hoje isto é gíria entre a gurizada.

O fato é que quem acha que Odone tem um rei na barriga, face sua postura - que realmente levava a se crer nisto - está repensando: não seria um sapo ? Pois que se exorcize este bicho.

@cajosias face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA
Share |