terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bastardos Inglórios - O jogo a prioridade e a batata quente


1. BASTARDOS INGLÓRIOS. Realmente não tenho absolutamente nada com o B Rio ou com o SCI que possa  me ocupar em análises e ou investigações de fatos e atos. O que me importa isto sim, é porque há - e realmente há, não me venham dizer que é paranoia porque não é - uma diferença de tratamento e consequências que há anos se observa aqui e ali que ocorre com questões que passam por lá e recebem o impacto diferente e reduzido daquelas que eventualmente passam por aqui. Exemplo? Muitos e muitos.

1.1. O caso das notas fiscais frias, denunciado exaustivamente por um Ex Vice Presidente - e a mim pouco importa se verdadeiro ou não, a questão é por que pende de investigação e esclarecimento dos órgãos públicos ? - ficou o dito pelo não dito quer no ventre do clube (e quanto isto nada a opor, cada instituição age do seu jeito) quer (e aqui é o pior) no que respeita às autoridades. No caso dos cheques Guerreiro, de 300 mil US$ deu IP, MP e processo com sentença condenatória, afora uma intensa e incessante repercussão na mídia. 300 mil dólares são 600 mil reais. 20 meses de Notas Fiscais frias dá o mesmo valor. Para quem não lembra a acusação é de que o clube pagaria 30 mil reais a um Vice por mês e este fornecia Notas Fiscais frias para esquentar os pagamentos. Aqui implica sonegação fiscal - Polícia Federal, MP Federal e J Federal - infração à legislação trabalhista e vamos ficar por aqui porque vai longe. Pois é. Autoridades silentes, mídia calada.

1.2. Contam as boas e más línguas, uma delas de um twiteiro ligado ao I, e que foi amplamente divulgado nas redes sociais, que a ´festinha` no Barranco, tradicional local de encontro de Porto Alegre, em comemoração à eleição do Luigi, teve nudez, álcool em excesso, entre tantas outras ousadas manifestações para um local familiar, o que lá, no lugar, é comentado com direito a encontro de cuecas por debaixo das mesas pelas faxineiras do dia seguinte. Silêncio sobre o assunto na aldeia. Lembro quando Adilson teria supostamente sido flagrado ´alto` num bar da cidade, onde teria tido um suposto atrito com um frequentador, que virou assunto do dia durante semanas, com requintes de crueldade inclusive e páginas de jornais.

1.3. Lembro-me do auê que foi em cima da OAS quando do inicio das obras da ARENA e não vi nada parecido com a AG e o I, ao contrário, a posição foi sempre defensiva da instituição red, e menos ainda qualquer ´corneta` pela retomada de cronograma e atraso das obras. Fosse o Grêmio - e repito, não é paranoia - quem perdesse a Copa das Confederações, haveria esquartejamento de Inconfidência nas praças da cidade.

1.4. Quando recordo episódios do tipo, e não ficam por aqui, me lembro do talento do diretor de bastardos inglórios.

Segue a vida.

2. O JOGO E A PRIORIDADE. O Grêmio, desfalcado, fez um jogo, especialmente o segundo tempo, impecável, diante de um adversário forte e completo. Dedo sim, do treinador. Treinador que, como disse e tenho repetido exaustivamente, não é divino, como alguns pensam, não é infalível, como outros acham - até o contrário, andou errando muito de forma recente - mas que carrega a habilidade de um estrategista raro. O coro da torcida pedindo-lhe que ficasse foi impressionante. Não me recordo - e por favor, se houve estou no puro esquecimento - salvo Renato Portaluppi, nenhuma manifestação assim do torcedor tricolor por um técnico. E estamos diante de um caso diferente, no paradigma traçado Luxa e Renato, na medida em que este era um ídolo anterior, o maior contemporâneo da nossa história, enquanto que Vanderlei é um estrangeiro. O Grêmio vai viver um dilema que confesso reconhecer a imensa dificuldade na escolha. Prioriza a SA ou o Vice do B.  O  Vasco tentou se dedicar a duas competições, não faz muito, e se quebrou. O Flu já fez isto. O Palmeiras tá sendo rebaixado depois de ficar tempos se dedicando a CB. A propósito, no ano que vem muitos vão ter que priorizar mesmo diante tantas competições, já que a LA não impede que o time jogue a CB. E o que é pior, vem por ai um ´fartão` de São Paulo em dois jogos pela SA. E pior ainda, o 2o vai ser lá. A decisão de priorizar um ou outro é extremamente delicada. Mas com todos os riscos assumo um lado e penso que a direção vai nesta mesma linha (até porque Odone não pode se despedir sem um título sequer, pois nada ganhou em 2008, 2011 e agora ... ). Precisamos de um título e a vaga da LA já está assegurada, ainda que nos sobre a pré. E diante desta necessidade eu arriscaria buscar a SA. Não tem outra.

3. A BATATA QUENTE. Em vencendo a SA e correndo o risco de ter que disputar a pré, 2013 começa empepinado. Tem o Gauchão (essa naba que tem que terminar .... ou mudar .... ), a Pré, depois vem a CB, ali ali a LA e de cara o B. E ai ? Bem e aí que para enfrentar tudo isto, ainda mais com uma pré temporada curta, e com um time que está perdendo jogadores sem contar que precisa de alguns e bons reforços entre eles uns 3  ou  4 para entrarem correndo, não vai ser moleza. Vai ser um ano bom, pela ARENA, mas extremamente difícil pelas circunstâncias. Uma verdadeira batata quente. Bem, Koff quis voltar não é? Pois então que asse essa batata. A cobrança já começou, e num caldeirão em que as eleições no clube cada uma que passa leva mais tempo para terminar, vai ter pressão...aliás, já tem.

Uma coisa é certa. Com tantas competições se acabar o jejum de títulos ..... chamem a Polícia !
saudações tricolores
@cajosias face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA



Share |