quarta-feira, 8 de maio de 2013

E a pista ficou vazia - Luxa manda no Grêmio ? Dunga manda no Inter. Rui Costa tem razão

Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil. www.facebook.com/cjosias.oliveira








1. DUDU era o apelido de Eduardo Fosch, 17 anos. Daqueles guri que a gente se habitua a chamar de rica criança. Hiperativo e Interativo. Sempre sorrindo, sempre brincando, sempre vivendo adoidado. Skate, surf, ele era uma espécie de orgulho geral da gurizada. Meus filhos, um pouco mais velhos entre 1 e 2 anos, tinham, nele, junto com a imensa galera de Ipanema, um ponto de referência para a alegria, além da amizade leal e do companheirismo inseparável, especialmente Matheus ou o Menna, como é chamado. Dudu era ídolo, Dudo era mito. Não há uma foto sequer dele que não haja um sorriso - ainda que de soslaio - estampado naquele rostinho juvenil de guri com cara de safado. Ele sorria sem se esforçar. A cara do cara era um sorriso. Nos churrascos que vinha com a moçada aqui em casa ele era o centro. Serelepe, ele era assim. Na pista da Esplanada e do Marinha era  todo Skate. A fatalidade, pela mão de quem chamam criador,  o requisitou para dar mais vida por lá e nos roubou da nossa. Que assim seja. A molecada está com os corações solitários. Adeus Dudu. No próximo churrasco da turma certamente muitas piadas serão contadas em tua homenagem ... e nos demais também, Dudu é daqueles que entra na vida e de verdade nunca mais sai.

No texto de um amigo, fincado no FB, Kcio Fogazzi ( autor da foto que ilustra esta coluna ) a dor se explica como um verso de lamento: agora a pista fica sem uma perna, assim como o circo sem o palhaço.

1.1. Segue a Vida. O tempo não pára.

2.  A MÍDIA deita falação todo o santo dia sobre Luxa mandar no Grêmio. Até acho que manda mas todo o dia a mesma lenga lenga é de chorar. De tanto torrarem R Costa chamou a atenção para que do outro lado não acontecia diferente e havia um cúmplice silêncio da imprensa. A mídia detesta puxão de orelha - puxa a de todo mundo, mas qualquer observaçãozinha, ainda que pertinente, é recebida com reação não raramente desproporcional e também não raras vezes com represália talvez até quase inconsciente - para pegar leve - de alguns dos seus setores. No caso do R Costa ele fez uma frase e foi alvo de páginas de jornais e programas inteiros de rádio sob o chumbo das criticas. Censura ? É, sim, o patrulhamento vem muito mais da imprensa do que de dirigentes e da torcida, ela vigia muito mais o que dissemos do que o contrário - é uma forma de dizer: olha, nem vem que não tem, vê se aprende e na próxima mete o rabo no meio das pernas. Ah, rabo no meio das pernas para o futuro, este é o recado destas tiradas. R Costa não chegou a fazer um parágrafo e recebeu uma censurinha toda especial dos amigos midiáticos ( o colorado de plantão, WC, escreveu um tratado e decorou um discurso sobre o fato ) de vários dias. Agora Dunga manda retirar vídeo do site, em atitude assumida e ACATADA pela direção do I. Ele, o mesmo que denunciou um complô  no Campeonato Gaúcho e falou também pelo clube sob o silenciar concordino da sua própria direção e da imprensa, de novo ... ele, o mesmo que mandou todo mundo ´si fu`  falando com a cara grudada numa câmera de TV e ao que se saiba recebeu, também naquela vez, o apoio calado do clube e da imprensa. Ele, que entrou por uma porta e o assessor de imprensa saiu pela outra. Dunga tem mandado mais do que no Inter. Tem mandado em boa parte da mídia.

Rui tinha razão. E olha, falou muito pouco pelo que podia e estava autorizado a dizer !

abs

Share |