terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A HISTÓRIA DO PROJETO TRI - UM BAIRRO AZUL, PRETO E BRANCO

Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07









A ideia da criação do projeto surge em meio ao acompanhamento da transformação dos bairros de entorno da Arena por Evandro Krebs (*) quando era Vice-Presidente da Grêmio Empreendimentos nas fases de desenvolvimento e aprovação de projetos, audiências públicas para obtenção dos licenciamentos, início das obras e etapa final de recebimento e vistoria final do estádio. Foi por estes anos todos junto da comunidade, e por um passeio em La Boca, que ela - e por ele - ideia, de criação de um trabalho social dirigido pelo Grêmio, nasceu.
As primeiras reuniões se deram ainda no 1º ano da gestão Koff.

No movimento politico (*) do clube, onde passou a militar, a ideia foi levada e debatida, resultando na proposta de criação de um Departamento de Responsabilidade Social. Durante o período eleitoral da disputa Bolzan X Bellini, a proposta foi levada aos 2 candidatos mirando a criação do DRS (Depto. de Resp. Social).
Ao se definir pelo apoio à atual gestão houve o convite para apresentar um projeto de responsabilidade social para o Grêmio. Foram realizadas 2 assembleias com todas as entidades da comunidade e iniciado o debate sobre responsabilidade social.

De Buenos Aires e do bairro La Boca vem a vontade de ter um espaço do tipo, Tricolor.
A ideia do bairro Azul, Preto e Branco deu um entusiasmo tão grande que de pronto o projeto foi apresentado ao presidente RB, que apoiou totalmente o desafio e se comprometendo publicamente, passou a ser um Projeto de Gestão. O Projeto foi autorizado e integrantes do mesmo grupo, como Giovanni Forneck e Alexandre Mayer (*), abraçaram a causa com a paixão que ela tinha que ser abraçada. De 1/2014 a 06/2015 o grupo se envolveu no projeto da criação do DRS e o bairro Azul, Preto e Branco.

Foram eleitos neste período 2 delegados do Grêmio para o orçamento participativo (Giovanni e Alexandre). Isto aproximou e integrou o clube da comunidade. Em junho o Grêmio anuncia a criação do DRS. De junho a setembro foi intensificado com a comunidade a construção do projeto do bairro Azul, Preto e Branco.
Neste período foi criada a cota social da Arena para moradores assistirem os jogos do Grêmio como convidados. A cota é de 100 moradores, sendo que são 20 entidades que indicam 5 pessoas por jogo, mais uma cota de crianças que entram com os jogadores dentro de campo. O diálogo com a comunidade transforma o projeto bairro Azul, Preto e Branco em Projeto Comunidade TRI. Em setembro, na semana de aniversário do Grêmio, foi lançado o projeto Comunidade TRI. O projeto tem ações de empreendedorismo, cultura, entretenimento, gastronomia, educação, criação de cooperativa para reciclagem de lixo, implantação de uma praça de artesanato, rua de bares e restaurantes, centro cultural, escolinha esportiva e pintura das casas mediante cadastro, autorização e estudo arquitetônico feito por estudantes de arquitetura conveniados.

Está sendo concluído convênio para criação da Universidade TRI de empreendedorismo.
Foi assinado contrato de parceria social com as Tintas Renner para a doação de tintas a serem utilizadas na pintura das casas da Comunidade TRI.

Para os moradores torcedores de outros clubes, oferecemos um projeto de revitalização com as cores branco, preto, cinza e dourado (cor da estrela da bandeira do Grêmio).
Em 11/12, foi anunciado o 1º Mutirão da Comunidade TRI, com o objetivo de pintar as primeiras 50 casas da comunidade, além de áreas públicas e meio-fio.

O Grêmio forneceu o projeto, material, equipamentos e os próprios moradores pintam suas casas. As praças e meio-fio ficam sob responsabilidade das torcidas organizadas, trabalhando juntas.
Este é o passo a passo do que já foi feito. Não há previsão nem pressa para conclusão da pintura; importante que avance com o apoio total da comunidade, no seu tempo de pensar e aderir.

Tri - de três cores, Azul, Preto e Branco. Três Bairros, Farrapos, Humaitá e Navegantes. De Tri-legal.
(*) Observo que, nenhum dos nomes que citei são conselheiros do clube; o Movimento é o Multicampeão;  passei a vida dizendo que a honra era ser GREMISTA, não conselheiro, e que ninguém precisa ser conselheiro para ajudar o Grêmio; por isto quando vejo um bando de corneteiros que nunca fizeram picas pelo clube passarem o tempo inteiro metendo o pau em tudo fico pensando = levantem a bunda da cadeira, tirem os dedos dos teclados, e guardem sua voz para algo proveitoso ao tricolor.

Saudações Tricolores.
 

 
Share |