segunda-feira, 21 de maio de 2012

[Pós-Jogo] Vasco 2 x 1 Grêmio - A torcida, o gol e o garfo

Pra começar, a torcida. Quem acompanha meus posts há algum tempo sabe do quanto fico feliz quando o Grêmio joga em São Januário. A amizade entre as duas torcidas facilita e muito a vida dos tricolores em terras cariocas. Praticamente todas as organizadas do Vasco fazem churrascos para os gremistas e o clima é de paz e tranquilidade.

Mas a tranquilidade dos gremistas não foi muito além da recepção dos vascaínos. Quando a bola rolou, os reservas do Vasco resolveram mostrar serviço e deram trabalho ao time de Luxemburgo. O Grêmio reagiu à altura, dominou o meio-campo mas empilhou chances de gol perdidas. O Vasco, por outro lado, foi eficiente e, na segunda chance de gol do primeiro tempo, marcou com Filipe Bastos em um chute de bola parada. O melhor em campo não fazia valer sua superioridade.

Três minutos depois, o gol. O Grêmio reagiu. Rondinelli, a boa surpresa do jogo, deu passe para Fernando, que abriu o placar. Foi a primeira avalanche do Brasileirão 2012. E pela primeira vez, esta que vos fala pendurou-se no vidro de São Januário junto com dezenas de outros gremistas, para desespero da Polícia Militar.

André Lima Grêmio (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
André Lima reclama do gol mal anulado. Foto: globoesporte.com

No segundo tempo, o garfo. Aos treze minutos, o zagueiro vascaíno Rodolfo chocou-se com o goleiro Fernando Prass. Miralles chutou para gol, mas o auxiliar de fundo do árbitro Célio Amorim deu falta de ataque de André Lima e o homem do apito anulou o gol legítimo. Era o garfo sendo passado no Grêmio logo na primeira rodada.

O futebol não perdoa. Não existe "e se". E o atacante Alecsandro, que não tem nada a ver com a arbitragem, entrou para marcar o segundo gol do Vasco aos vinte e três do segundo tempo, dando números finais ao jogo.

O Grêmio ainda teve um pênalti marcado a seu favor, desperdiçado pelo recém entrante Marcelo Moreno. Frio e sem ritmo de jogo, o boliviano chutou para defesa de Fernando Prass, tanto na cobrança como no rebote. O mesmo Moreno ainda cabeceou para fora no finalzinho e Miralles perdeu um gol feito.

O Tricolor lutou, não desistiu, mas precisa melhorar sua pontaria. Futebol é resultado e ser o melhor em campo de nada vale se não refletir no placar. Luxemburgo deve trabalhar chutes a gol nesta semana para confirmarmos a passagem para a próxima fase da Copa do Brasil e melhorarmos no Brasileiro. Foi somente a primeira rodada e não há razão para pânico. Ainda.

Annie Fim  @anniefim

Share |