quinta-feira, 12 de julho de 2012

Funcionários do Grêmio dos últimos dias do Olímpico


O título parece nome de Religião e Igreja, não ? E é, pois a nossa paixão pelo clube é uma Religião e o Olímpico tem sido nosso Templo em mais de meio século. Os últimos dias do Olímpico se marcam uma mudança de trajetória do clube, na ida para uma casa mais moderna acumulada da expectativa de nova era, como sempre nos ocorreu em situações semelhantes, e com perspectivas de grandes conquistas, também registram algumas aflições. Uma diretamente vinculada à paixão do torcedor, que é o ´adeus` ao velho Estádio de tantas glórias, outra aos funcionários de tantos anos. Já se sabe que na mais otimista das previsões no mínimo metade dos 300 empregados do clube não acompanharão a migração. Não vou debater cortes, não conheço as necessidades internas hoje do clube tampouco as avaliações que são feitas e menos ainda as necessidades que a nova vida nos trará. Pulo esta parte. Iniciei minha vida política no Grêmio em 1993 com o Dr. Fábio Koff e permaneci como Diretor Jurídico até 1998 - Cacalo - e nesta minha primeira passagem na executiva pelo clube vivemos anos de incontáveis conquistas, intensas lutas e saímos do zero ( 93 endividado o Grêmio vinha da segunda divisão ... ) para acumularmos o memorial de faixas e taças num trabalho que envolveu efetivamente uma equipe que começava pela portaria e terminava no Presidente, e ou vice-versa como diria o Jardel.... Conheci, e pelo nome, se não todos, a grande maioria dos funcionários do nosso Grêmio. E convivia diariamente com eles. Muitos já falecidos, como a incrível Verinha, chamada de SUPER VERINHA - apelido ganho ainda nas décadas de 70 e 80, principalmente - o Sr. Brunet e tantos outros que passaram a vida mais dentro do Estádio que fora dele. Tenho orgulho do imenso carinho que todos sempre me dedicaram e que sempre revelam quando me encontram no pátio do estádio em qualquer hora ou dia que eu passe por lá. No último jogo que fui, contra o Palmeiras, cheguei a embargar a voz e sentir um nó na garganta quando apertei a mão do Sr. Virlei. Mas apesar destes anos todos de 93 a 98 e da convivência com eles, foi na minha segunda passagem, de 2005/07 que estreitamos definitivamente as relações. Em 1994 ou 1995, não me lembro exatamente, eu havia escolhido e admitido para o Jurídico o Dr. Jorge Petersen, primeiro advogado a fazer parte do quadro de funcionários. O jurídico foi o primeiro depto do clube a efetivamente se profissionalizar e o primeiro Diretor remunerado, por felicidade, foi também na minha gestão desta vez em 2005, Dr. Celso Rodrigues que ao sair me oportunizou chamar o Dr. Gustavo Pinheiro que até hoje desempenha o cargo. O futebol já tinha tido o Denis e em 2005 o Mário Sérgio, mas o futebol é um mundo à parte. Pois em 2005 quando cheguei Vice no primeiro dia de trabalho chamei o Dr. Jorge e lhe pedi: me leva em todos os departamentos do clube, quero ver todos os funcionários e conhecer os que não conheço. E fiz isto. Passei um dia inteiro fazendo um tour pelo clube e conversei com todos os funcionários que estavam lá naquele dia. De muitos ouvi que nunca ninguém da diretoria havia feito aquela, digamos, ´revista`. Passei a ter uma relação ainda mais próxima, carinhosa, solidária e de participação de todos quantos precisei ao longo dos 3 anos que permaneci nesta última etapa. Todos acham arriscados fazer nomeações ou listar quando se presta alguma homenagem. Pois eu penso que é preferível correr o risco de várias omissões do que cometer o crime de não citar ao menos alguns que a traiçoeira memória nos recorda. Tenho certeza que me conhecendo como me conhecem os funcionários do clube saberão compreender e saber que a omissão não se deu por esquecimento porque todos quantos conheci - e muitos às vezes não me lembro do nome até porque sou multicampeão em trocar nomes - estão guardados no meio do meu peito e esta caixa de lembranças tem um nome só: coração !

Cito os que me recordo agora:

JURÍDICO - Tânia
MKT - Melissa / Gabriela /
FINANACEIRO - Marisa / Neiva / Rosito
CONTÁBIL - Paulo Salerno / Karoline
INFORMÁTICA - Andrade
ADMINISTRAÇÃO - Geraldo / Júlio Brunet (falecido e mencionado acima )
RH - Jaime Bastarrica (falecido) / Ricardo / Ana
COMPRAS - Arlete
MANUTENÇÃO - Vargas / Higino
SEGURANÇA - Virlei
LOJA - João Basílio / Seu Bráz (falecido)
CENTRAL DE ATENDIMENTO - Arci
PATRIMÔNIO - Cesar
PRESIDÊNCIA - Ana Vinhas
FUTEBOL - Seu Verardi / Luiz Moraes / Rosa / Verinha ( falecida )
CATEGORIAS DE BASE - João Antônio
MÉDICOS - Bolzoni / Márcio Dornelles / Rabaldo / Alarico / Felipe do Canto
PREPARADORES: Mauro Cruz
MASSAGISTAS: Marco Zellmann / José Flores
MEMORIAL: Sampaio
ZELADOR: Moacir e muitos outros como a Vals que sinceramente hoje não sei em qual o depto está trabalhando.

A todos vocês e a todos que não constam na lista - com meu pedido de perdão - de coração, obrigado - sigam Gremistas e sejam felizes: vocês carregam partes importantes da história do Grêmio na alma. E isto não tem, na verdade, homenagem no mundo que fique à altura da gratidão.

@cajosias  face  C JOSIAS MENNA OLIVEIRA


Share |