sábado, 6 de setembro de 2014

Como água para elefantes

(VINHOS DA MESMA PIPA, FILHOS DA MESMA PUTA)


Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil. www.facebook.com/cjosias.oliveira






Olha a festa Elefante

Torcida é Coração

Quem não canta é feioso

E tem cara de bobão


 (troquem o bicho e o cântico - e vamos transformar o futebol num programa da Xuxa - a sublimação da cretinice)
 




Já falei exaustivamente sobre a questão chamar colorados de Macacos, vou me tornar repetitivo se retornar ao tema. Todos sabem minha opinião. Tenho visto muito oportunismo solto por todos os lados e muita hipocrisia.

E muita história mal contada. Dia desses me deparo com um colorado se intitulando testemunha do inicio do racismo por aqui, que teria sido na década de 90 quando num Grenal a torcida do Grêmio cantava Gente para cá Macaco para lá.

Que o moço não conhecesse a história da Liga da Canela Preta, e se mistura com a opção Gremista de Lupicínio Rodrigues ( http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=3899 ) vá lá, mas desconhecer fatos mais contemporâneos é de fato desinformação com ignorância e talvez a deliberada intenção de distorcer, confundir e ou mentir. Tenho visto, lido e ouvido isto todo o santo dia. A mentira Nazista que vira verdade está crescendo. Sabem muito pouco ou nada de história. Isto começa nos Eucaliptos e no tempo que se chegava aos estádios, Olímpico e Eucaliptos, de madrugada para ver um Grenal, se chegava às 4 da manhã de marmita para passar o dia até abrir os portões por volta do meio dia e depois assistir o jogo que era pelas 16 horas. As torcidas ficavam muito perto e não tinha esta loucura de hoje, esta violência, era apenas flauta de lá e cá. Ocorre que os Eucaliptos como o nome diz era cercado das árvores, e Grenal lotava o estádio e muita gente não conseguia entrar e outros não tinha grana para pagar a entrada. Lá no Olímpico eu e uma turma assistíamos muitos jogos sem pagar de cima do morro onde dava para enxergar parte do campo. Nos Eucaliptos não havia morro, então a torcida do Inter se pendurava em árvores e lá de cima entre os galhos assistia o jogo, há fotos desta época é só procurar. Os Gremistas passaram a chamar os colorados de Macaquitos porque ficavam empoleirados.

Mas e afinal o que aconteceu com a campanha SOMOS TODOS MACACOS ? Estava tão bonito de ver fotos de redações de jornais, empresas, e outros, com brancos empunhando bananas com a frase. Brancos, sim, só brancos, porque não havia negros nas fotos porque não há lugar para eles nestes lugares .... Hipocrisia.

Chamar colorado de macaco é flauta não vislumbro racismo de espécie alguma nisto - até porque cada vez se enxerga menos, se é que tem, negros na torcida do Inter - eis que colorado não se enquadra nos conceitos de definição para racismo. Tanto quanto não vejo homofobia deles nos chamar de gaymistas, ou gazelas, também não fizemos parte de uma comunidade que se possa encontrar conceituação nos termos, é pura flauta e como tal deve ser recebida. Agora, se eles acham isto racismo, preconceito, etc., que extirpem o mascote, e risquem da vida a identidade assumida - que inclusive vende produtos - e parem com este mimi que é para se defender ... se mantém a simbologia aceitem ser chamados daquilo que se travestem. Ou vão catar coquinhos ....

Por sinal, fato, há cada vez menos negros na torcida do Inter, e comparem as fotos, muito mais negros na torcida do Grêmio, inclusive no xingamento a Aranha.

Ademais eles assumiram o bicho, como brilhantemente alguém flagrou, olhe para um colorado travestido de macaco ou com o mascote deles e repita isto 100 vezes = Isto é um Elefante (genial sacada de um usuário do FB que faz um fake de P Santana ). Ridículo chamar de Elefante quem está travestido de Macaco. Nunca tinha visto situação tão surreal e cínica.

Mas se isto satisfaz a hipocrisia, troquem o bicho no cântico. Seria uma tesoura na língua dos cretinos.

Por isto minha opinião sobre o caso Aranha é bem clara. Chamar um negro de macaco porque é negro fica evidenciada a Injúria Racial. Não creio ter sido perdoável este ato e, claro, ainda que Aranha tenha se aproveitado da ocasião - em quem não o faria - ele é sim passível de procedimento punitivo.

Mas quanto ao processo:

Ainda não encontrei um jurista de ´escol` que entendesse justo este julgamento. Claro que o Grêmio não vai ingressar na Justiça Comum, o Futebol, todos sabem, é governado Mafiosamente pela FIFA e Mafiosamente pelas Confederações dos países, e quando os clubes aqui formaram um esboço de liga não conseguiram suportar pressões e não foram adiante. Neste quadro a entidade maior é cercada de escândalos e roubo - o sobrinho do Presidente aqui na Copa fez o que fez - e com falcatruas do tipo J Havelange, Ricardo Teixeira e outros ladrões semelhantes. Por isto aquele tribunal calhorda com Auditor Racista assumido, Presidente em meio a processos por fraudes e dois dorminhocos é uma caricatura fedida de Justiça e não confundam aquela escrotice com o Judiciário, para quem não sabe não tem Juiz ali, o que é outra coisa. Mas o que importa é que quem entende do ramo e longe das paixões percebe que o que houve foi uma safadeza maior do que o comportamento de algumas torcidas nos estádios como se vê com frequência. São vinhos da mesma pipa e filhos da mesma puta !

( atenção colorados, diga na foto quem é o verdadeiro elefante e vote qual dois 2 é o mascote que você deseja )


Abs
Share |