segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Relato da tentativa de agressão a Fábio Koff no pátio do Olímpico antes do jogo contra o Botafogo


Todos do comitê de campanha próximo ao Olímpico com bandeiras, camisetas, adesivos, panfletos em um grupo de 35 a 45 pessoas. Posso lhes garantir que absolutamente NINGUÉM fez qualquer menção no sentido de citar o nome de qualquer candidato ou chapa concorrente. Tão-somente entramos cantando "O campeão voltou", o hino do Grêmio, o hino da Libertadores de 1983 e gritamos "Koff! Koff!" e "Grêmio pra frente: Koff presidente!".

Do portão entre a Gremiomania e a Ouvidoria até o pórtico, estava tudo OK: dezenas de sócios interromperam a caminhada para serem fotografados junto do presidente campeão do mundo.

No pórtico, havia pessoal uniformizado das chapas 3 (Homero) e 4 (Odone). Houve um silêncio deles, que pareciam incrédulos com uma manifestação ruidosa dos "velhinhos", das mulheres e dos jovens "loucos" por apoiarem um candidato "omisso" ou "retrógrado". Mas passamos numa boa.

Enfim…O vídeo, embora curto e sem uma câmera próxima de Koff, mostra que aqueles de 10 a 15 elementos, boa parte deles vestida de camiseta amarela (diga-se de passagem, nenhuma identificada com a chapa 3 de Homero, mas havia tanto a camiseta oficial da chapa 4 quanto a sua irmã "Grêmio da Torcida apoia chapa 4 Odone presidente"), aproximam-se inicialmente olhando feio e de dedo em riste para Koff. O de sempre e sem o menor fundamento:

– Aonde tu tava (sic) em 2005?

– COLORADO! (vejam só: que surreal!)

No momento em que o vídeo mostra eles gritando "Odone! Odone!" e pulando diante de Koff como se estivessem em um baile funk, houve tentativa de dois ou três socos vindos de uns dois daqueles sujeitos sobre Koff. Felizmente, os dois seguranças (que, diga-se de passagem, apenas organizaram um círculo de proteção a Koff, aos vices Preis, Odorico, Nestor, Romildo e ao integrante do futuro conselho de advisors Irany) desviaram, sem desferir um chute ou soco sequer.

Todos nós recuamos entre a grade do gramado suplementar e o Memorial. Não sei nem contra quem os elementos que constrangeram Koff brigaram a socos e pontapés. Não era gente identificada nem conhecida conosco. Se bobear, era entre eles, mesmos.

Não houve, em nenhum momento, aproximação ou reação alguma por parte dos conselheiros e candidatos identificados com as chapas 3 e 4 no incidente, mas os fazedores de bolo estavam no pórtico junto à tenda da chapa 4, mais próxima do Quadro Social, entre o pórtico e a Gremiomania.

A briga não teve olho roxo nem sangue. Foi entre piás. A BM foi muito rápida e não durou um minuto. Porém, ninguém foi preso nem autuado: foi uma bombinha de fumaça que não se espalhou muito e um ou dois levaram algumas borrachadas.

Koff desistiu de assistir no estádio e foi levado por Preis e outros para casa.



Vídeo: Gabriel Martins -via youtube

@gremio100mil 

Share |