terça-feira, 15 de julho de 2014

Recomeço do brasileirão


Depois de todo esse mimimi da Copa da Ineficiência, voltamos as nossas atenções para o GFPA e o seu desempenho no Brasileirão 2014. Não sei vocês, mas eu não consigo torcer (de verdade) para outro time senão for o nosso Grêmio. Tenho muita expectativa com esse recomeço, seja pelos jogadores que estão chegando (Fernandinho, Giuliano, etc), seja pela definição do esquema tático que vamos jogar nessa altura do campeonato. Pelo que se viu nessa Copa, o futebol europeu esta cada vez mais focado em fazer do meio do campo a grande diferença competitiva entre as equipes, colocando toda a sua imaginação em prol do grupo, e não das individualidades. No meu entender, a palavra que melhor define esse momento chama-se CONVICÇÃO! Creio que a existir uma definição clara naquilo que acreditamos, fica mais fácil entender aquilo que queremos ao invés de ir testando a cada jogo, ao sabor da corneta nossa de cada dia...

Entendo que o futebol latino, em especial no Brasil, é de muito imediatismo e de pouca paciência com a construção do futuro, mais ou menos como são os nossos políticos com relação aos interesses do nosso Povo, o voto se hoje vira o lixo de amanhã. Mas eu fico me perguntando, como será que o Grêmio esta se preparando para ganhar esse Brasileirão, sim porque eu não imagino que o nosso time apenas queira ser um coadjuvante nessa competição, imagino que ele deva estar determinado pela conquista do Título. Sendo assim, isto é, partindo da premissa que toda a direção tricolor esta convicta que o nosso objetivo é ganhar o título deste brasileirão, então eu pergunto, qual será o plano (se é que existe) para se alcançar esse objetivo, qual será as nossas alternativas contingenciais na hipótese de algum evento não previsto ao longo desse período, como foi feito o orçamento para se atingir essa meta, e mais, como vamos lotar o nosso estádio nos jogos que mandarmos na Arena ??? Tenho certeza que a direção do clube já deve estar pensando em tudo isso, e inclusive como vai administrar a implantação de um projeto de base de jogadores para pensar no Mundial de 2016! Confio nesta direção, só me falta ela me decepcionar...

Qualquer dirigente sério, responsável, e comprometido com o seu clube e com a sua torcida, após ter visto o show de organização e disciplina da seleção da Alemanha, deve ter imediatamente pensado : Vou convocar agora uma reunião com os meus colegas de direção para pedir que eles façam imediatamente um plano estratégico para o nosso futebol, senão vou ter que continuar a jogar sal grosso no campo a exemplo do que fez o Paulo Paixão no jogo do Brasil, e orar para que a Santa Madalena dos Enfermos Futebolístico opere um milagre em campo. Não é mais possível em plena era dos FB e dos TT's, esperar uma força do além para resolver os problemas que estão aqui dentro campo...

Como eu quero acreditar que a nossa direção é responsável, comprometida, e principalmente PROFISSIONAL, tenho certeza que TODOS os pontos abaixo certamente já tem um plano previamente avaliado e aprovado junto a direção de futebol do clube, e por óbvio, junto a Presidência do Clube:

01) Preparo psicológico: Este é fácil, basta acabar com o salão de beleza, as horas no tatuador, e as rodas de funk, e substituir por um bom e consistente LIMITE, aliás, como em qualquer lugar do mundo, os trabalhadores são pagos para TRABALHAR e não para ficarem fazendo chacrinha na sala do cafezinho;

02) Definição de metas e objetivos claros, isto é, dentro do vestiário deve haver um único discurso: Nesse momento nossa meta é conquistar o Brasileirão 2014, todo e qualquer outro assunto fica para após a conquista desse objetivo, caso seja possível;

03) Definição de um plano de como chegaremos a esse objetivo, isto é, o clube já sabe quem vai contratar, quem vai dispensar, e quem vai ficar fazendo o papel de cone nos treinos, e não nos jogos prá valer, sendo assim todos os jogadores vão saber de antemão qual a sua função neste plano, com as devidas responsabilidades de cada um;

04) Definição de um plano de recompensas, sim porque na minha opinião, o desastre na Copa também passa pela certeza de que independente do resultado, os jogadores sabiam que algum jeito eles iriam receber uma grana, então não tenho dúvida que este legado da Copa ficou marcado na cabeça dos nossos dirigentes, e certamente hoje eles já devem ter um plano de recompensas altamente motivadora, tipo, se foram campões vocês ganharão zilhões, caso contrário os jogadores recebem apenas os seus salários, que a partir de então será limitado num determinado valor;

05) Definição de um calendário de atividades relacionadas ao futebol, de tal sorte que até o final da competição se respire Campeonato Brasileiro até o dia do último jogo, isso inclui muito treino de fundamentos, muito treinos de pênaltis, muito treino de batidas de falta, e em especial, muito, mas muito investimento de treinos em jogadas planejadas, onde o time saiba o que fazer diante de uma oportunidade de gol;

06) Definição de uma estratégia de futebol, convicto que ela pode ser uma definição vencedora para o grupo que temos à disposição, isto é, se o melhor para o GRUPO é armar um meio de campo consistente para deixar mais fincado os nossos atacantes, ou o mais eficiente é jogar no erro do adversário, ou deixar para ver quando o jogo já tiver começado, tipo assim LF Scolari que ficou sem Pai nem Mãe depois do segundo gol contra a Alemanha;

07) Por fim, alinhar uma estratégia mercadológica, preferencialmente com uma vantagem competitiva, para levar para a nossa Arena o maior número de torcedores possíveis, porque pior do que perder no campo, é deixar de ganhar com a nossa torcida incentivando, futebol é paixão de uma torcida, que pode mudar o resultado de um placar, mas como eu confio, como eu acredito na nossa direção, não tenho dúvida que para este resto de Brasileirão eles vão lançar o Plano Sócio Copado, para juntos se unirem nesse grande plano pensado para conquistarmos o Brasileirão de 2014.

Pessoal juro que não foi de propósito, mas olha ae em cima o número SETE de novo em meus textos, será que esse número vai se tornar uma sina em nosso futebol ??? Superstições a parte, imagino que muitos de vocês que se deram o trabalho até aqui de ler este texto acham que eu estou "fora da casinha", ou pior, acho que eu vivo no futebol europeu. Nenhuma das duas alternativas, apenas estou antecipando como eu vou escolher e votar para o nosso próximo Presidente do GRÊMIO!

 FÁBIO IRIGOITE
ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTAS DESDE 1993









Share |