terça-feira, 22 de julho de 2014

Dunga! Sabemos teimar


Passado o tsunami da maior derrota que a Seleção Brasileira sofreu na sua história, começamos elaborar um processo de internalização emocional dessa tragédia, claro, mas não estamos fazendo isso sem antes trocarmos algumas farpas entre os que acham que pelo menos fica a lição (????), e aqueles que acham que a CBF fez o que tinha que ser feito, mas o destino nos reservou muito choro e lágrimas.

Abrindo os jornais me deparo com a seguinte manchete : "CBF ANUNCIA DUNGA" !!!! Como assim ? Mas o discurso não foi que precisávamos renovar, que era necessário reavaliar a nossa escola tática do futebol sul americano, e mais, que fosse repensado o processo de planejamento na montagem da nossa próxima seleção. Pois é, parece que existe algo, entre o inferno de Dante, e o céu das estrelas que teima em interceder no nosso destino para que a gente não mude nada, apenas finja que mudamos.

Antes que comecem as críticas, vou logo deixando claro, nada tenho contra o Dunga (fora o seu eterno e permanente mal humor), muito antes pelo contrário, respeito, admiro, e não tenho dúvida da contribuição que ele JÁ deu para o futebol no Brasil, mas nesse momento o futebol brasileiro precisa se modernizar, inclusive nos nomes, porque senão é bem provável que o próximo título que vamos ver a nossa seleção ganhar deva acontecer somente na próxima geração, partindo do princípio que os atuais mandatários do poder da CBF não vão estar mais (má) influenciando as decisões do futebol no Brasil. OREMOS !!!

Bem, transformar o porco em lingüiça é fácil, o difícil é transformar a lingüiça em porco, é isso que me refiro, como fazer essa transformação cultural no centro do poder do futebol no Brasil ??? Para mim não existe fórmulas milagrosas, existe sim uma crença na sorte do trabalho, isto é : LEVANTAR CEDO TODO O DIA, E TRABALHAR MUITO AS BASES PARA O FUTURO. E quando escrevo "trabalhar as bases para o nosso futuro" , penso em promover um amplo planejamento no futebol envolvendo gestão, medicina, e estratégias esportivas competitivas. Antigamente o comércio era pensado no abrir da bodega, com o lápis e papel em cima da perna para saber como deveria o comerciante vender os seus produtos. Errado ? Não, apenas era usado a combinação da tecnologia disponível na época, com a experiência do comerciante no seu dia-a-dia. Mal comparando, o nosso futebol era, antigamente, feito dessa forma, isto é, muita vontade e garra, e quase nada de planejamento. Com o passar dos tempos os clubes começaram a se profissionalizar naquilo que os cartolas achavam que precisavam se profissionalizar, mas de outro lado, esses mesmos cartolas não abriam mão do seu poder autoritário e absoluto nas grandes questões que envolvem os clubes, como por exemplo, propor uma discussão entre todos os responsáveis pela saúde financeira do clube, objetivando questionar e visionar o que seremos daqui a dez anos ? Quantos títulos queremos, quais títulos queremos, e mais, como vamos conseguir atingirmos esses objetivos ! Lanço aqui um desafio para a nossa imensa torcida tricolor : envie um e-mail para a direção do Grêmio perguntando qual são os objetivos para os próximos dez anos para o time do Grêmio ? Quem obtiver essa resposta, por favor compartilhe conosco, porque eu não sei !!!

Dá para entender porque temos que renovar o futebol no Brasil, passando pela seleção, clubes, e principalmente pelas políticas de administração do negócio futebol, de uma maneira profissional, isenta, e principalmente séria, pensando sempre no tripé de interesses dos públicos envolvidos : torcedores, clubes, e jogadores. Novamente estamos diante de uma grande oportunidade, que será desperdiçada por conta do ABSOLUTISMO em teimar sem questionar o que esta acontecendo na nossa casa. Podíamos usar esse momento para investirmos em planejar o trabalho de reorganização da seleção, incluindo ai a escolha do técnico, mas não, continuamos a teimar que devemos no menor espaço de tempo possível escolher um técnico, senão o que vamos usar de desculpa para a Globo ??? Mas quem disse que o técnico deveria ser escolhido assim apressadamente ? Porque essa decisão tinha que ser ainda no auge das nossas dores dessa Copa da Ineficiência ??? Será que isso, anunciar um nome assim desse jeito, foi espertamente planejado ?? Não sei, mas tenho lá as minhas dúvidas se esse anúncio não foi cuidadosamente articulado para atender interesses desconhecidos do grande público ! Mas enfim, na verdade somos apenas coadjuvantes nesse processo, ainda que sejamos nós que lotamos os estádios, torcemos e sofremos, na dor e na alegria, mas eu não conheço um verdadeiro Gremista que tenha deixado de torcer pelo seu time em função de derrotas e fracassos. Somos teimosos, imensamente teimosos, não cansamos de acreditar que no ano que vem vamos conquistar um título, que finalmente a direção do clube vai trazer um centro avante matador, ou melhor, vai colocar em campo um time de homens, e não um bando de meninos que estão mais preocupados em fazer tatuagens e cabelos do que jogar futebol, aliás, até hoje eu não entendi porque os jogadores brasileiros tem essa mania de viverem nos salões pintando e cortando os cabelos, em vez de estarem no campo treinando ??? Será que é a Síndrome do Chacrinha (quanto mais espalhafatoso, mais audiência tem) ?? E ainda mais curiosos o porque as direções de clubes se calam, se omitem, e pior, apóiam, esse tipo de comportamento ? Será o medo de mudar, ou o conforto da TEIMOSIA de continuar tudo como esta ?

Seja como for, o fato é que de uma maneira geral o Brasil ainda encontra muita dificuldade para evoluir o seu futebol, basta ver o que esta acontecendo no Brasileirão 2014, que a cada rodada esta ficando mais complicado encontrarmos um bom jogo de futebol para ver na televisão. O que esta acontecendo na verdade é a ponte do iceberg de toda uma engrenagem subterrânea que esta precisando ser reciclada e/ou trocada, porque o atleta é a imagem da sua direção no futebol, se é trado com responsabilidade e respeito, trabalha sabendo dos valores do clube, e tenta corresponder a essas expectativas, no mais é muito mimimi prá boi nanar !!!

Da minha parte, vou continuar teimando em defender que mudanças são necessárias no negócio futebol, mesmo que a teimosia dos outros continuem encontrando guarida no poder obtuso do nosso futebol.

FÁBIO IRIGOITE

ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTAS DESDE 1993









Share |