sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A (FALTA DE) GESTÃO



Em plena semana do GRE-nal, a imprensa divulga importantes informações sobre como anda o endividamento global dos clubes (dívidas em geral + impostos) no Brasil. Inicialmente a matéria aborta um tema que invariavelmente é renegado pelas direções dos clubes : RESPONSABILIDADE DOS PRESIDENTES DOS CLUBES !!! Na verdade, em nosso País, clube é uma entidade mais ou menos como a casa da sogra, isto é todo mundo frequenta, mas ninguém quer levar para sua própria casa.
A falta de responsabilidade chega às raias dos clubes ficarem inadimplentes com a Previdência Social, e o governo (pasmem) ainda oferecer um bônus por esse comportamento, isto é, oferecer um refinanciamento da dívida acumulada até então, e foi exatamente isto o que ocorreu há uns vinte anos atrás, e ainda como um plus, podia pagar com os recursos de uma futura, incerta e não sabida receita, advinda de 5% da receita de bilheterias, claro porque o governo gosta de ajudar, ainda que o povo esteja morrendo pelas ruas da cidade sem saúde, educação e segurança, e sem ter um mínimo de isonomia no tratamento desta questão com relação a outros setores da economia.

Nesta mesma matéria, é informado que esta dívida cresceu de 1993 até o presente momento DEZ VEZES, isto é, o governo conseguiu o título de DECAINEFICIENSIA em arrecadar os seus impostos dos clubes brasileiros, e ainda se gaba por isso, pelo que se vê nas declarações do Ministro de Esporte, onde o importante é "viabilizar" o esporte como um apoio social para o nosso povo! Aliás, político adora falar difícil para não ser cobrado no futuro pelo monte de baboseiras que gosta de dizer. Cabe salientar que além da inadimplência, o governo espertamente elaborou um conjunto de "soluções" para ver se conseguia ajudar ainda mais os clubes (sim, o negócio era ajudar, e não receber o que lhe cabia por direito), como o Refis, redução de impostos, e TimeMania, mas nada disso foi suficiente diante da irresponsabilidade dos dirigentes da maioria dos clubes no Brasil. Alguns dados relevantes, o GFPA é 10o clube no ranking dos 15 maiores devedores de tributos (SCI é o 7o.), sendo que praticamente 50% dessa dívida se refere a impostos. Se considerarmos o volume total da dívida (TimeMania, empréstimos, e outros), o GFPA ocupa a honrosa 8ª posição nesse momento, porque pode ser que após você acabar de ler este texto, o nosso clube já tenha subido algumas posições com relação a essa dívida, e obviamente com a complacência do governo mais a falta de responsabilização dos dirigentes que gastam sabendo da certeza de que JAMAIS serão punidos, inclusive por gestão temerária, o que é o caso nesta questão, a dívida vai aumentando.
Mas o que tem haver essa questão com o GRE-nal ??? A princípio nada, especialmente se olharmos só com a nossa paixão esse próximo clássico, que invade cada canto dos nossos corações. Mas passado o calor das nossas emoções, e findo o jogo, preferencialmente com mais uma vitória nossa, vamos voltar a viver o mesmo cenário de gestão: investimentos casuísticos, responsabilidades subjetivas. E assim vamos levando a nossa vida, de um lado uma torcida apaixonada, e de outro uma direção que faz de conta que é responsável, mas no fundo não paga as suas dívidas, ou no mínimo, vai rolando os seus compromissos. Fico pensando quando será que teremos um presidente que haja no GFPA como fosse na sua própria empresa, isto é, só vai gastar aquilo que podemos pagar, senão o banco vem aqui e nos leva as nossas garantias!!! E não me venham com aquele discursinho surrado de que senão gastar não tem como contratar, me poupem! Como é então que nas empresas privadas que também lidam com orçamentos enxutos e ainda com concorrentes diretos (coisa que o GFPA não tem, afinal de contas quem nasce Gremista morre Gremistas, cliente fiel para toda a vida), conseguem sobreviver sem esse tipo de comportamento?

Será que se fosse um dia implantado uma legislação de responsabilidade objetiva sobre má gestão de recursos nos clubes, essa realidade não mudaria?? Eu não tenho dúvidas, na hora que o sujeito sabe que pode tomar uma cana se gastar irresponsavelmente, ele vai pensar duas vezes antes de se meter de pato a ganso, ou melhor, de devedor a inadimplente. Esse papo que precisamos contratar, pois caso contrário os outros clubes farão é balela, fruto de uma situação confortável que os governos repetidamente vão oferecendo aos clubes, que por sua vez se aproveitam para tentar levar seus planos adiante, muitas vezes no plano pessoal. No caso do GFPA, o que não exclui outros clubes, a situação, a meu ver, ainda é pior, porque o nosso estatuto permite que políticos profissionais possam ser eleitos como presidente do clube, o que nos deixa ainda mais sem esperança, ou vocês acham que um político vai propor qualquer tipo de lei que eventualmente no futuro possa lhe prejudicar???
Pois é, e como se soluciona esse tipo de situação, onde de um lado existe a necessidade de se compatibilizar a gestão responsável dos clubes de futebol, e de outro, a total falta de comprometimento da maioria das direções de clubes em querer oferecer a seu próprio patrimônio na hipótese de incorrer numa gestão temerária do patrimônio e recursos do clube? Bem na minha modesta opinião isso só vai alterar quando a nossa torcida começar a fazer pressão sobre os resultados do clube também extra campo, não adianta chorarmos após cada derrota, quando na verdade apenas empurramos com a barriga um problema que deve ser resolvido o mais urgente possível, isto é, impor uma gestão responsável no clube, com rigor, transparência, e principalmente com regras claras caso haja irresponsabilidade com o nosso patrimônio.

Somos torcedores apaixonados, e talvez exatamente por isso não somos relevantes na hora da direção antecipar receitas de televisionamento, assumir empréstimos, e não pagar os impostos do clube, deixando tudo isso sempre para a próxima gestão.
Fica aqui então a pergunta: Será que esses mesmo dirigentes agem assim também em suas empresas?  Há, só para constar, não me venham agora esses dirigentes com aquele mimimi de que o clube precisava contratar e blá, blá, blá....

Bom, vamos ao GRE-nal, e que vença o menos endividado !!!

FÁBIO IRIGOITE
ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTAS DESDE 1993
 
Share |