terça-feira, 12 de agosto de 2014

Carta a Rafael Pires sobre Élvio, Geral do Grêmio, direção e relações

Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil. www.facebook.com/cjosias.oliveira







Rafa

Te falo com total desprendimento e com a cabeça de pai olhando o sentimento de um filho. As ameaças são extremamente constrangedoras, enchem o saco, incomodam, são inaceitáveis, inadmissíveis, mas teu pai sabe perfeitamente que nestas circunstâncias são nada mais do que balelas, a mais vindo de onde vem, no fundo uma gurizada rebelde entre um e outro delinquente menor e ou até maior num ou noutro caso. É histórico, quem diz que vai fazer não faz. Aliás tais ameaças vêm desde o inicio da Geral, há 10 anos, se tivessem que se consumar já o teriam feito há tempos.

Experiência pessoal, teve um dirigente do G que tinha uma desavença comigo andava armado, "botava" o revólver em cima da mesa e dizia que ia me matar, espalhou isto para o mundo. Um dia liguei para o G falei com alguns que eu sabia que chegariam nele e avisei para dizerem a ele = estou indo ai, bota bala nesta arma. Passei a tarde no clube e ele trancado na sala dele. Para todo a regra há uma exceção, claro, e por isto há que se ter cautela, claro de novo, mas tirando os aborrecimentos supra não passarão disto. A propósito no mesmo episódio meu num jogo foram comigo meu cunhado, o irmão dele e 2 filhos. Todos negros. Todos com a camisa do G e um deles enrolado numa bandeira do RS. Ai um repórterzinho, que é o que é aquele cara é nada mais do que isto, em estatura e talento, anunciou na rádio que eu estava com 4 seguranças associando ao caso do desafeto. Incrível, ele mirou 4 negros vestidos com camisetas do clube e uma bandeira do RS e achou que fossem seguranças. O Felipe Gamba então na Guaíba enxugou a notícia e repetiu. Como tinha intimidade com a Guaíba ele me ouviu e PEDIU DESCULPAS NO AR. O micro anão covardemente silenciou e nunca tocou no assunto. Neste baile Odone entrou e não deixou que eles entrassem no vestiário comigo e referiu serem seguranças. Fiz BO. Na Polícia o Grande Deputado DISSE QUE NÃO DISSE O QUE DISSE, e diante disto, uma retratação, cínica e hipócrita, é verdade, meu cunhado entendeu de encerrar o caso mais pensando no clube (ele era sócio) do que num deputado medíocre como foi Odone - por sinal criador do monstro a quem dava dinheiro como quem dava água.

Enfim, o que em resumo quero te dizer é que com a integridade física do teu pai não te preocupa, e até achei dispensável, embora impressione a quem está contra, os seguranças levados. O que é inaceitável, repito, são as ameaças não importam que sejam sem intenção ou possibilidade do desfecho. Mas o velho é malandro e antigo, sábio tb por antiguidade. Saiu por cima e na boa.
PRÁ TERMINAR vou ter sincero mais uma vez. A grande responsabilidade por esta questão da Geral é a Direção do Grêmio que não sabe como contornar.

Errou a anterior, que dava dinheiro na mão e ilicitamente, fora do caixa, uma vergonha - SE O CD TIVESSE CONSCIÊNCIA DA SUA FUNÇÃO EXIGIA INVESTIGAÇÃO DESTE CASO MAS ENGAVETOU COMO DE COSTUME - criou o problema, e erra a de agora que não sabe disponibilizar meios para substituir a grana sem entrar em atrito e não consegue resolver um problema cuja missão é a de consertar o que está estragado.

O Grêmio erra. No meio destes erros, eu, tu, teu pai, a torcida, o clube. Te digo esta briga da Geral com a Direção é antiga e está chata. Perde o Grêmio, uma pena.

Um fraterno abraço


Share |