sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Preconceito - A bola da vez para a hipocrisia se fartar - E eleições - A única hora que levantamos taças

Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil. www.facebook.com/cjosias.oliveira







 
PRECONCEITO E HIPOCRISIA - A bola da vez - de novo - é o preconceito e o racismo. E a imprensa se esbalda. Excelente tema para a mídia lavar a alma e botar um bode expiatório no quarto fazer um auê e passar água benta no corpo pedindo perdão de suas omissões e cometimentos - abundam peregrinos e paladinos da justiça em tom intelectual e indignado. Não faz muito o Jornalista (historiador) Peninha chamou o Nordeste de bosta. O que se falou disto por aqui ? Quantos falaram disto nacionalmente ? Ronaldo Fenômeno pouco antes da Copa não disse muito diferente disto do Nordeste. Ele, Ronaldo, esteve em P Alegre na Copa e quantos falaram disto nacionalmente e por aqui e mais, indagaram dele algo quando pisou no RS sobre o fato ? Um Procurador Federal foi condenado por Racismo e o assunto saiu apenas num site jurídico. Ninguém deu uma palavra. O exemplo vem de cima, deixam tudo passar e vão querer que torcedores de futebol tenham comportamento exemplar ? Quando a Ministra levantou aquela bunda mole dela da cadeira para se interessar por um destes temas citados ? Ah, os holofotes. Agora sim, a repercussão tá linda, então há que se dar uma exemplar espanada neste bode.
Gente Hipócrita, Cínica e Mau Caráter .... é o que temos em abundância neste país. Pudesse somar isto ao PIB estaríamos no 1o mundo.
 

ELEIÇÕES - Mas, no futebol (?) há um grande assanhamento no meio tricolor. Aproxima-se a hora do que mais sabemos fazer. Eleições. Raríssima ocasião que se comemora algo.
No futebol o Grêmio segue sem ganhar nada. Mas fora do campo chega a única hora nos últimos anos que algo é festejado no tricolor. Tem de tudo.Tem grupos que se esforçam, se superam, colocam Vice/diretores. Depois  estes saem do grupo, e, findo mandado, desaparecem, mas isto é um detalhe. Importa é colocar lá dentro. Este é o Projeto.
Preocupação de um ilustre amigo que refere que se o torcedor recusar o projeto mais uma vez desiste: minha resposta para ele foi simples. O torcedor não se preocupa com o Projeto ele nem sabe o que é isto, nunca leu o Projeto de ninguém. Ele vota naquele que cria um fato estupendo às vésperas do pleito e que lhe agrade, se isto se somar a um bom resultado, tá pelada a coruja. Em todas as eleições aparece um fato motivador batendo na sua porta. Já houve dezenas destas estratégias, são fortunas que um investidor estará enfiando no clube, um jogador maravilhoso, o surgimento de um personagem histórico e popular na história do clube que aparece para dar seu aval, não faz muito um líder destes ´combativos` anunciou, um dia antes do pleito, uma excursão para Brasília para trazer 60 milhões para o entorno da ARENA. A eleição passou e NENHUMA PALAVRA FOI DADA SOBRE O RESULTADO DA MISSÃO.

Por falar em ARENA já se sabe que esta será o mote para alavancar um pico na reta final, preparem-se, certamente acontecerá um anúncio bombástico.

Não estou nem entrando no mérito sobre a lealdade em algumas atitudes, na política aprendi que este vocábulo foi extirpado, o que realmente me impressiona é como isto convence fácil o torcedor e
como isto
tem dado certo apenas para a vitória do pleito,
e em nada tem contribuído para ganharmos no futebol. Ai é que está. Estes dois últimos anos - ATÉ AQUI - foram piores que a gestão anterior, a de Odone, e que também NÃO GANHOU NADA.

Mas enfim, vamos reservar ´ala` no Barranco. Alguém vai comemorar. Sim, finalmente, chegou a hora que mais gostamos. Comemorar ...eleição. O Grêmio possui agrupamentos especialistas em eleições. Temos carência no futebol, mas em eleições, ah, nisto nossa capacitação é insuperável.

Ah, Senhores é um momento sublime. Finalmente o G vai entrar em campo ... digo, no pátio. Tim Tim com champagne ( a única hora de levantarmos taça ). Tomara que não aja mais um engano.

Abs


Share |