quarta-feira, 13 de agosto de 2014

TORCIDAS ORGANIZADAS, DIREÇÕES (des) ORGANIZADAS


Mais uma vez assistimos a episódios lamentáveis com relação a nossa torcida tricolor no Beira-Rio, seja por falta de preparo dos órgãos de segurança responsáveis pela condução deste assunto, seja pela falta de vontade política da direção do clube em resolver este assunto defendendo os interesses dos torcedores, e não querendo se acovardar diante de uns poucos marginais que não representam a nossa torcida, aceitando irresponsavelmente compromissos descabidos, como foi o caso da concentração da torcida do GFPA na zona sul da cidade, mais um pouco iam nos levar para concentrar perto da casa do Pilantra$ que fica praticamente na ponta do Lami.
Apenas para ficar esclarecido : Torcidas são fundamentais num jogo, caso tenham dúvida, bastam assistir qualquer jogo sem torcida na TV, para ver com seus próprios olhos a depressão que é ! Nossa torcida é fanática, apaixonada, e absolutamente comprometida com o sucesso do nosso GFPA. Mas importante destacar que torcidas são compostas fundamentalmente por torcedores que pagam para assistirem os jogos, entre eles muitos associados do clube, que pagam seus próprios deslocamentos, e o mais importante, torcem por amor ao nosso time, apenas esperando por vitórias e títulos. Porém, em algum momento da história do GFPA, começaram a surgir as torcidas organizadas, igualmente maravilhosas, fanáticas e importantes para o clube, assim como em algum momento um verdadeiro GÊNIO dentro do GFPA achou que o clube deveria PATROCINAR a paixão e o amor do torcedor pelo clube, e me antecipo distinguindo PATROCÍNIO de APOIO, enquanto o primeiro visa uma relação monetarista de troca de interesse, o segundo visa uma parceria focada num mesmo ideal, isto é, TORCER pelo clube. Se precisamos pagar por uma banda de tamborins e caxetas, então que se contrate uma escola de samba, pelo menos seria mais profissional, porque gritar, agitar, cantar, isso toda a torcida do GFPA faz, independente do lugar que senta no estádio. Então porque o clube prefere PATROCINAR em vez de APOIAR as torcidas organizadas ??? Bem , aí entra outra questão que nós reles sócios e torcedores ainda não tivemos alcance de entender ! Por exemplo, será que estas mesmas torcidas organizadas, hoje inclusive com alguns dos seus integrantes fazendo parte do nosso CD, teriam o mesmo desprendimento se recebesse apenas apoio para receber bandeiras, camisetas, adesivos do clube ?? Ou será que valeria a máxima da maior economia do mundo : NO MONEY, NO BUSSINES !
Nesta semana tivemos uma emblemática discussão na reunião do CD, entre um membro da direção do clube, e um conselheiro integrante da uma das torcidas organizadas, que por muito pouco não chegaram às vias de fato, inclusive com gravíssima ameaça a vida de um para com o outro, e isso dentro do mais relevante local da vida legislativa do clube, e sem nenhum tipo de constrangimento.  Não posso entrar no mérito de quem tinha razão, ou se ambos colaboraram para esse final desastroso, mas o que não sai da minha cabeça (pelo menos não tenho notícias), porque será que o ameaçado não fez imediatamente um BO sobre a ameaça recebida do agressor ???  Muito estranho, porque eu duvido que qualquer pessoa ameaçada de morte prefere ficar quieta a procurar a justa precaução junto ao órgão policial num primeiro momento, e a devida reparação moral e financeira no âmbito jurídico, num segundo momento ??? 
Tudo isso corroborado por uma total falta de organização de uma direção que prefere agir com truculência e falta de sensibilidade aos problemas da relação do clube com suas torcidas organizadas, e em especial pela manutenção de velhos e ultrapassados conceitos de gestão de crise, optando por manter a pessoalizarão das decisões do que a busca da modernização do diálogo. Não acredito que o clube tenha esse comportamento por ideologia, ou porque acha que o formato atual de relação com as torcidas organizadas atende os seus interesses, creio que seja muito mais por (des)ORGANIZAÇÃO da direção do que por qualquer outro motivo. Aliás, essa questão das torcidas, brigas no CD, e tantas outras rusgas internas na administração do clube, são apenas uma ponta deste iceberg, que quando começar a derreter vai fazer muito mais estrago em nosso clube, a começar com a saúde financeira e econômica do nosso caixa e balanços contábeis. Talvez alguns dirigentes fingem que não sabem que dinheiro não dá em árvore, muito menos cai do céu após uma reza forte, mas duvido que eles ajam assim em suas economias pessoais ou profissionais, os dirigentes dos clubes de futebol, de maneira geral, só agem assim, porque eles têm a ABSOLUTA CERTEZA que nada vai acontecer numa eventual gestão temerária de nossos cofres, comportamento este mais conhecido como IMPUNIDADE !
Nesse momento algumas vozes já se levantam defendendo jogos com torcida única, o que na verdade aqui no RS já é, uma vez que o único jogo aqui de duas torcidas rivais no Brasileirão é o GRENAL, e mais uma vez preferimos punir a MAIORIA a fazer valer o peso da lei, uma vez que as leis neste País foram feitas para não serem cumpridas, e poderíamos discorrer verdadeiras enciclopédias de tantos que são os exemplos, notadamente dos políticos e seus aliados, mas tenho certeza ser desnecessário tal é o conhecimento de todos sobre este assunto.  Outra questão, como será conduzida esta questão de isonomia de tratamento do torcedor, perante o código civil, o estatuto do torcedor, e demais implicações de ordem civil nesta proibição de não permitir o acesso da torcida adversária no estádio, considerando que é um evento público, de acesso geral e universal ??? Por exemplo, apenas para ilustrar do que estamos nos referindo : um torcedor Gremista vai ao BR sem se identificar (isto é, sem o nosso tradicional manto), chega dentro do estádio e começa a torcer pelo Grêmio ! E ai, o que acontece ??? Então, gênios da ideia, me respondam, o que vocês espertamente farão ? Talvez o uso do recurso público (BOE), num ambiente privado (BR), para tentar corrigir mais uma de tantas atrapalhadas que estão acostumados a fazer !! Ou vão aprimorar ainda mais a ideia, e irão autorizar o jogo SEM TORCIDA.  PORQUE NÃO VÃO PODER OFERECER O MESMO TRATAMENTO PARAS AMBAS AS TORCIDAS ???
Pois é pessoal, enquanto tivermos que conviver com essa desorganização generalizada em nosso País, seja no âmbito político, judiciário, ou mesmo administrativo, como é o caso em tela, ou seremos coniventes e resignados, ou vamos aos rebelando através dos meios disponíveis, incluindo o VOTO em seus representantes no clube, para promovermos às mudanças que farão a grande diferença na hora das grandes decisões.

FÁBIO IRIGOITE
ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTAS DESDE 1993
Share |