segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ENFIM A PORTO ALEGRE DA COPA ENTRE RESERVAS DE LUXO E SITUAÇÕES ESTRANHAS



Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil  www.facebook.com/cjosias.oliveira









1. Forlan hoje amarga um banco desconfortável no time de Clemer, ele, que já amargara esta mesma condição com Dunga, explicou que está assim porque o poupam para a Seleção Uruguaia. Generoso o co-irmão, poupando um craque tão caro para que ele defenda seu país onde, por sinal, também é banco. Lá ele deve ter usado a mesma tática e explicado que a seleção o poupa para disputar o Brasileiro pelo Inter. Quem lotou o aeroporto para brindar sua vinda deve estar feliz, afinal, quem poupa tem. Me lembro de uma manchete inesquecível do Correio do Povo, matéria do jornalista Fabrício Falcowski, pós Inter x Pelotas num Gauchão que o gringo meteu 2 gols: ENFIM O FORLAN DA COPA.

1.1. Vendo o caos que se transformou, hoje, nossa cidade, me quedo curioso para ver a nova manchete do Fabrício: ENFIM, A PORTO ALEGRE DA COPA ! Só pode ser esta, não tem outra.

2. Mas não se apressem meus amigos Gremistas, no nosso time ZR com salário de astronauta amarga situação igual ou pior, porque aqui o debate é intenso e se divide entre culpado e inocente. O pior é que Renato faz esforço para expô-lo. A qualquer desportista de mediana inteligência é compreensível saber que ele tem que ser usado com inteligência, ou dispensado, jamais ficar no banco gerando desgaste a todos. Ser usado com inteligência significa entrar no segundo tempo com 15 minutos de jogo na pior das hipóteses, como entrava Marquinhos, até recentemente, e resolvia, com a diferença que o Zé tem muito mais condição técnica. Mas Renato o deixou mofar até perder a embocadura e na hora do pega pra capar meteu ele desde o início do jogo. Era tão certo que não iria dar certo que qualquer sujeito torto saberia o destino errado da escalação e não deu outra: G fora da CB por absoluta teimosia e ou incompetência do nosso treinador.

2.1. Renato, um jogador diferenciado, sem dúvidas, um maestro com a bola nos pés, um ídolo incontestável para jamais ser esquecido, mas também um treinador teimoso, juvenil até, e estiloso, que não convenceu ainda, mas que tem encontrado campo na direção para se estrepar ainda mais. E nos estrepar sim, porque no fundo que se estrepa somos nós.

2.1.1. O Grêmio não possui um VP que tenha curriculum de futebol para peitar treinador. Por não ter, foi que Luxa tomou conta do vestiário, fez o que bem entendeu, e nos perdemos pela linha de fundo. Renato também não está tendo. Livre para presidir o futebol, Renato se arrogou, e ao se arrogar está fazendo o que estamos vendo. De tudo. E errado. Funcionou com Guerra e Rui porque as circunstâncias eram propícias para que trabalhasse sozinho. Não funciona hoje, porque se viu livre de novo e em outras circunstâncias. Quem perde ? O Grêmio, claro. Ah, e Rui, que tem que matar no peito funções que inclusive não são suas, como a de falar, sempre, mas sempre só na hora ruim.

3. Diante de tanta omissão Renato se viu no direito de esbanjar petulância e dizer: não assinei porque não quis. Meu Deus onde estás Koff que não me ouves ?

3.1. Pior, torço desesperadamente pela LA, mesmo com o risco inevitável de uma renovação equivocada e sem convicção, como será a de Renato, e que nos leva a pensar seriamente em outro ano, 2014, jogado fora. Mas o que fazer, a paixão é maior e há sempre um fundinho de esperança de que daqui pra frente tudo tudo vai ser diferente.

Senhores, estamos caminhando tal o salvador e os apóstolos em águas, só que de alagamento, e não nas azuis do oceano.

abs e oremos

Share |