sexta-feira, 11 de julho de 2014

Do céu ao inferno em apenas sete gols


O número SETE é com certeza o mais presente em toda filosofia e literatura sagrada desde os tempos imemoriais até os nossos dias. O número SETE é sagrado, perfeito e poderoso, afirmou Pitágoras, matemático e Pai da Numerologia. É também considerado um número mágico. É um número místico por excelência. Indica o processo de passagem do conhecido para o desconhecido.

SETE são as maravilhas do mundo; SETE são as virtudes; SETE são as ciências; SETE são os pecados capitais, e a partir de agora SETE também são gols que o BRASIL tomou da Alemanha!

Mas o que de fato acabou acontecendo naqueles breves momentos, onde a seleção no primeiro tempo já tinha levado uma surra de sete gols??? De certa maneira, todos que participaram, direta ou indiretamente daquele FIASCO, teoricamente não encontram explicação, mas será verdade essa desculpa que mais parece simplificar dizendo que "foi um apagão", do que elencar fatores que foram decisivos para aquela derrota ???

Bem, como todo mundo tem a sua teoria sobre o que aconteceu, ouso em manifestar a minha limitada opinião (limitada, porque minha opinião é apenas uma expressão de um sentimento de quem esta longe e de fora do processo) sobre o desastre ocorrido no jogo do Brasil com a Alemanha.

UM

Há muito tempo o Brasil não investe numa política séria e responsável com relação ao esporte de uma maneira geral, e ao futebol de uma forma pontual. Até hoje as Leis para disciplinar as relações profissionais entre clubes e governos nunca foram de fato algo consistente, senão fosse isso não teríamos hoje crianças sendo levadas com 14, 15 anos para os clubes da Europa. Com o fim do futebol de várzea, e a expansão imobiliária, acabaram-se os campinhos de bairro, a maior fonte de craques de antigamente, não que eu ache que tenha que voltar os campinhos, mas sim, NADA foi feito para substituir de forma adequada a ausência de um espaço público e democrático para o desenvolvimento esportivo de nossas crianças. E não venham me dizer que as Peneiras atendem essa demanda, porque não, basta falar com qualquer Pai ou Mãe para saber o que é levar o seu filho numa Peneira...

DOIS

Planejamento é a base de todo e qualquer projeto vencedor, da nossa vida a uma guerra; sem um planejamento até podemos saber o que queremos, mas se não temos a menor ideia de como vamos atingir o nosso objetivo, ai fica complicado. Imaginem se cada um de nós fossemos fazer uma viagem com nossos amigos, partindo daqui, com objetivo de ir até Brasília para ver neste próximo sábado a nossa seleção, e não nos preocupamos em fazer nenhum tipo de planejamento??? Será que daria certo ? Pode ser que sim, mas iríamos correr o risco de uns irem de avião, outros de ônibus, e ainda teríamos a opção de irmos de carro! Certo que todos nós chegaríamos, mas incerto seria se o grupo iria se achar no (em) campo !!!

TRÊS

Vi dois momentos do nosso técnico, que muitas glórias deu a Nação Tricolor, que me deixaram com dificuldade de entender a sua lógica; A primeira, uma entrevista que ele concedeu no início da competição, onde responde incomodado para um jornalista sobre como a seleção esta se preparando, ao que ele responde mais ou menos o seguinte : "....bla´, blá, blá....e se não gostarem vão para o inferno...". Pois é, será que numa empresa que tem compromisso com os resultado e lucro de seus acionistas um comandante falando assim seria respeitado ??? Depois da derrota para Alemanha, o mesmo técnico, agora mais contido (ou sedado por calmantes) buscava para si os erros da derrota, mas não sem antes achar um, digamos, coração de plantão, e tascar a seguinte explicação: "... blá, blá, blá... e vejam todos aqui, eu segui rigorosamente o planejamento de trabalho que me foi entregue." Ou isso é falta de lealdade com os seus companheiros, ou ele quis tirar o dele da reta de forma oblíqua.

QUATRO

Futebol é fundamento + estratégia + comando firme, em suma é isso que se resume a gestão de pessoas no futebol. Como podíamos esperar comprometimento de uma comissão técnica que permitia que os jogadores passassem mais tempo no salão de beleza que dentro do campo treinando o que fariam logo em seguida, isto é, participar de uma disputa de mata-mata onde não é permitido NENHUM erro, porque ou se ganha ou se esta FORA. Vejam só o que é uma estratégia vencedora: A seleção da Holanda trouxe um fato novo no futebol, fruto de uma determinação de aplicar o que foi exaustivamente treinado, e acabou dando certo a sua decisão de trocar o goleiro, e isto não foi improviso, o próprio goleiro que entrou, em sua entrevista no final, afirmou que passou SETE (olha ai o número de novo!) semana treinando somente pênaltis. Alguém ainda acha que foi sorte da Holanda ???

CINCO

O ambiente da Copa não estava bom, uma vez que o Povo brasileiro, de uma maneira geral, na sua grande maioria, trazia um sentimento ambíguo nessa torcida, de um lado queria muito ver a sua seleção campeã, de outro se sentia impotente diante de um governo que nunca se preocupou, antes de fazer a Copa, de construir escolas, creches, hospitais, estradas, e oferecer segurança para a nossa população, satisfazendo antes necessidades básica do Povo, para depois lhe oferecer o ópio do futebol. Como havia uma desconexão entre o objetivo não planejado da seleção, e as necessidades básicas da falta de planejamento do governo brasileiro, isso acabou, querendo ou não, também contaminou o ambiente da seleção, ou vocês acham que passa batido na cabeça do jogador que a cada entrada em campo, existem milhares de abandonados que ficaram de fora desta festa ???

SEIS

A falta de renovação no meio profissional de treinadores, se não é uma das principais questões a ser pensada, é no mínimo algo para ser avaliado a médio e longo prazo. Na última entrevista que eu vi da comissão técnica na TV, estavam LF Scolari, Parreira, médico, massagista, diretor técnico, cozinheiro, copeiro, etc enfim, (na desgraça eles se juntam), todo mundo para começarem a falar que não tinha explicação o que tinha acontecido !!! Ora se era para falar isso, nem precisava ter tido coletiva, o que se esperava era alguma coisa sobre o que será feito para o futuro, tipo, a partir de agora iremos trabalhar mais, e iremos menos no salão de beleza para pintar os cabelos e colocar brinquinhos... Então na verdade temos ótimos profissionais velhos que não se renovaram, e o que é pior, não tem a menor humildade de saber reconhecer isso, se fosse assim, o LF Scolari não usaria de prepotência para fazer uma reunião com somente seis jornalista num universo de 700 (olha ai o sete de novo...) para fazer sabê-la o que.. , na verdade pura soberba !!!

SETE

Sete gols, este foi o resultado de uma série de equívocos, a começar pela soberba, passando pela falta de humildade, culminando com total desequilíbrio emocional de todos, do faxineiro da Granja Comary, passando pelo time de chorões enfeitados, e terminando na comissão técnica. Nenhum deles teve, antes dessa derrota que ficará marcada com a maior derrota de todas as Copas (aliás, seria isso uma premonição da "DIUMA" quando ela dizia que seria a Copa das Copas ???), marcando para sempre esta seleção (e sua comissão técnica), assim como o MAZEMBE ficará eterno na pele do co-irmão. Planejamento, estratégia, comando, era isso que os torcedores esperavam da nossa seleção, apenas três requisitos para vencer SETE jogos e ganhar a glória para o BRASIL.

Pois é pessoal, na falta disso tudo, fica aqui uma pergunta, será que vamos aprender em quatros anos como INOVAR a gestão da nossa seleção para enfrentarmos novos SETE jogos ??? Ou vamos continuarmos achando que somos a terra do futebol, cachaça e carnaval ??? Vocês eu não sei, mas eu desde logo vou me vacinando para estar preparado para outro fiasco se as coisas não mudarem em nosso futebol e nos demais entes políticos e privados envolvidos no futebol brasileiro.


FÁBIO IRIGOITE
ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTAS DESDE 1993






Share |