segunda-feira, 18 de maio de 2015

E o Grêmio se repete


É evidente que eu acho o lateral direito Matias Rodriguez insuficiente para o Grêmio. Também me parece óbvio que o Grêmio errou em várias contratações, principalmente (este ano) o centroavante que iria "chegar e jogar". Mas quem quer progredir como o Grêmio pretende, precisa saber que terá que passar por algumas tempestades neste ano de readequação.

As fortes críticas que o clube tem recebido, algumas pertinentes, precisam ser contextualizadas. O Grêmio está sim mudando a sua rotina. Mudando a forma de trabalhar. Nos últimos anos, eu diria 15 anos, o Grêmio trabalhou para contratar e contratar. Fez contratações vultosas e montou times de seis em seis meses. Os seus dirigentes do futebol não resistiam mais do que esse período. Apenas dois duraram mais tempo. E esses dois dirigentes também trocaram de time de seis em seis meses. Assim foi o Grêmio nestes últimos 15 anos.

E hoje a crítica é exatamente essa. A crítica pedindo mudanças radicais é a mesma que diz que o Grêmio não ganha nada há 15 anos. As pessoas pedem para se fazer exatamente o que foi feito nestes últimos 15 anos. "Vamos mudar tudo, limpar a área".

Repetindo, com todo o respeito, eu acho que o Grêmio PRECISA se reforçar. Precisamos, no mínimo, de dois ou três nomes com certa urgência, mas, por favor, não vamos fazer terra arrasada mais uma vez. Trocar vários iguais por outros iguais, trocar treinador e dirigentes por treinador e dirigentes iguais. E isso apenas para aliviar o anseio de quem não vive o clube no dia a dia.

O mais triste disso tudo é que o Grêmio já piorou em relação ao Gauchão. A histeria já está transformando o ambiente, castigando as pessoas, exatamente como aconteceu nos últimos 15 anos. Hoje o Grêmio deve fazer o mesmo que fez nos últimos anos. Mudar. Criar os tais fatos novos. E como uma droga, irá anestesiar os críticos, aliviar os ansiosos, alimentar os que querem sangue.

O Grêmio tem um número grande de bons dirigentes, mas hoje tem muitos que são incendiários, que gostam de confusão, que instigam nas redes sociais, que são covardes e que adoram ver o circo pegando fogo.

Torço para que os fatos novos sejam apenas para aliviar o ambiente e que o Grêmio recupere a calma. Ficaria muito desapontado, no entanto, se largássemos o projeto de austeridade e o caminho para um clube que utiliza as categorias de base como conceito de equipe. Torço para que o Grêmio não faça terra arrasada. Temos boas novidades, bons jogadores. Não falta muito para termos um time que irá gerar bons frutos em um futuro não tão distante.
 


César Cidade Dias
Ex-Conselheiro e ex-Diretor de Futebol do
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Share |