segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA

Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07









Na última coluna, sob o título “CONSIDERANDO(S). RESULTADO. TORCIDA, REDES E O COCORICÓ DA MÍDIA”, veiculada no blog


referi que o final daquela partida variava de ruim a muito bom conforme a ótica com que se analisassem circunstâncias e jogo.

Contra o Flamengo os considerandos eram semelhantes, porém mais ameaçadores. Fla e Vasco são times de tradição, camisa, torcida, fazem o clássico dos milhões no RJ, mas é evidente que o primeiro está em posição muito mais confortável na tabela. O afastamento de jogadores por festa, ao contrário de anunciar facilidades, remeteria a dificuldades, porque tirando as laranjas podres o balaio tende a ficar mais qualificado. O Flamengo, velho rival, vinha para um tudo ou nada de entrar de vez na briga pelo G4 ou sair fora deste grupo de entrada para a LA.

Era imperiosa a vitória, porque na reta final o Grêmio entra na trilha de se definir, ou vai ou racha, ou se segura no grupo de ponta ou vai se arrastar até o fim num sofrimento e expectativas por demais arriscadas.

As cornetas começavam a se ouvir em tormentosas dúvidas, o Apocalipse é o anúncio mais perseguido pelos sopradores de tumba.

Ironicamente cheguei a dizer que trocava todos os desfalques do Fla por um só: Guerrero. Pois a maior ameaça não aguentou o tranco do jogo e acabou expulso.

Que jogo do Luan e que golaço do Bobô que provou que não é bobo. Ficou evidente a falta que faz Luan quando não joga. Mesmo que se desligue vez que outra se trata de um jogador hoje indispensável no Grêmio.

Temos que entender que o Grêmio não vive mais os momentos da década de 90, mas se prepara para uma jornada de cara nova, administração que acerta e futebol que se encaixa a partir de Roger.

O Jogo iniciava e berrantes contra o treinador se levantavam. Pura ignorância.

As jogadas e os gols de hoje lembraram em parte os anos 90. Mas não vivemos mais os Tempos da Brilhantina.

O caminho, contudo, da retomada, está aberto e se está fazendo corretamente. Aperta o cerco a cada jogo uma decisão, a reta final é madrasta em enfrentamentos. Mas hoje se viu que se pode chegar lá. E bem.

Saudações tricolores.

Share |