terça-feira, 10 de setembro de 2013

Entre chutes e votos, o surreal e o lógico aparecem



Coluna do Carlos Josias: Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio 100mil. www.facebook.com/cjosias.oliveira










1. Sempre que me perguntam se a política interfere no futebol - e a indagação se refere à época do ano contida no Estatuto para os pleitos no clube - digo que se há interferência esta é positiva - faço isto em tom de brincadeira, mas já repararam que coincidentemente nestes períodos o time entra em ascensão ? Parece um paradoxo, beira ao surreal, mas há quem sustente, sei lá se com ou sem razão, que há uma injeção vitaminada nos atletas nestas ocasiões. E, aí, a situação fica boa.

1.1. Seriamente, entendo um erro estatutário - e fui voto vencido na comissão neste item também, não foi o único que me contrariou, mas enfim, é do jogo - as eleições não ocorrerem como nos moldes anteriores, ou seja, em data posterior ao ultimo jogo oficial. O argumento dos que entendem correto o sistema vigente é o de que a direção que assumirá no futuro terá mais tempo para pensar o time .... só que isto serviria para a eleição Executiva ( e é discutível ) mas não para a do CD.

1.1.1. Interferir, de verdade, no vestiário, não acho que interfira. Mas balança as pilastras políticas do clube, divide a torcida e tumultua a direção em especial a que se integra ao pleito - contra o que também me desagrada, o chefe da Executiva deveria ser um Estadista, mas exigir isto do G ... só daqui a 50 anos e ninguém parece disposto a mudar, a modernizar o clube neste sentido.

2. Em meio à campanha surge uma chapa cuja estampa principal não são propostas nem planos, e sim o nome de um ex-atleta, que sequer concorre porque nem tempo de associado tem, e o atual Presidente, que, de verdade mesmo não integra nenhum dos grupos e já afirmou emprestar apoio para outra chapa que mesmo que seja de situação, gostem ou não, entre si, numa eleição múltipla, à evidência, são concorrentes. Será engraçado ver o Presidente no pátio pedir votos para as duas. Ei, você ai, vote nesta ou naquela .... Fosse isto no Afeganistão diriam ... que doideira ! Pior, esta chapa em favor do ex-atleta, que sequer concorre, mas que dá votos, enfiou uma faca no peito de um companheiro de anos, vetado pelo ídolo - e que, PASMEM, é homem direto de confiança do Presidente - o mesmo que a apoia - para as questões ARENA/ENTREGA OLÍMPICO.

Surreal.

A facada está em

http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=27351

Na minha terra isto tem nome, e de peixe. O nome da chapa está errado ou sofre de problema de grafia .... deveria ser FACA NO PEITO.

Bem, enfim, o número 1 desta chapa na última vez que concorreu também era número 1 na sua chapa de então, só que o pátio dele no dia da eleição foi na França, em Paris, onde se refugiou. Onde estará no dia desta ? Mais interessante ainda, o seu número 1 contrário, ou seja, da chapa adversária daquela vez, hoje trocou de lado ..... pela milésima vez no clube .... SE SE HAY GOBIERNO SOY A FAVOR... hoje está ao lado de El Facon.

Surreal.

3. Renato comparou a campanha do G com a do Barça. Eu sabia que a mídia afoita ia dizer que ele estava comparando os times. Ele, contudo, foi muito claro, comparou apenas a campanha, número de jogos e pontos. Em meio a um programa de inicio de tarde veio o debate e a previsível chacota sobre comparar - o que ele não fez - o G ao Barça. Mandei um torpedo amigo ao amigo. Já tinha tuitado antes. Perguntinha óbvia, tirando o Real Madrid e o Barça o Campeonato Espanhol possui times melhores que os dez primeiros do Brasileirão ? Resposta evidente = não ! Então, senhores, fazer a campanha que o Barça faz na Espanha, é muito mais difícil aqui .... trocando em miúdos, o Barça talvez não repetisse aqui o que faz lá, e o G provavelmente lá faria até melhor, considerando o trajeto comparativo.

Isto é tão verdadeiro quanto se dizer que é muito mais difícil ser campeão aqui do que lá. Mesmo com a campanha aqui, que o Barça fez lá, a chance do G ser campeão aqui é muito menor do que qualquer um que, lá, o faça.

Surreal ? Não, lógico

Mas cada um vê aquilo que lhe interessa, diria Luigi Pirandello.


abs

Share |