domingo, 22 de setembro de 2013

Será que a empatite mudou de lado?

Não é nada legal a pergunta acima, afinal a diversão contida nela era o tirar sarro dos coloridos pela campanha do time deles no Brasileirão: uma vasta coleção de empates. Eles podem até ser bons em jogos difíceis fora de casa, onde o que se espera de mais provável é uma derrota e ele surge como uma salvação. Mas quando eles se tornam constantes e surgem em jogos em casa ou contra adversários visivelmente mais fracos, o sinal de alerta tem que ser acionado pois há algo errado por aí.

É o que está acontecendo com nosso Tricolor agora nesse começo de returno. Não precisa ser um baita entendido em futebol pra perceber que o time não é 100 por cento eficiente em todos os quesitos e que o elenco é autossuficiente, com peças de reposição para todas as funções. Há deficiências gritantes que podem ser fundamentais em uma eventual perda de titulo ou de não conseguir a vaga pra Libertadores 2014.

Porém, o espírito de superação e raça que estava sendo muito bem implantado pelo Renato parece que está arrefecendo. O time não é mais o mesmo, percebe-se uma falta de vontade no ataque, as pernas pesam, o time fica frágil, previsível de ser marcado, os chutes a gol escasseiam e com eles também mínguam nossas chances de um futuro melhor na tabela. Ou o gol que o Gladiador perdeu no final pode ser explicado como? Foi de causar desespero aos torcedores ver o cara dominar a bola no peito totalmente livre e não ter forças pra mandar a bola pra rede. O inacreditável futebol clube está perseguindo o time, hora de dar um balão e mandar essa zica pra longe. Se isso não acontecer logo, há a grave e iminente chance dos planos iniciais do “pojeto” do professor Renato (com o perdão do uso do bordão adorado pelo Luxa) não sair do papel e o time ficar no ostracismo do meio termo: nem título, nem G4 nem rebaixamento, apenas vaga na sul americana que é muito pouco pra grandeza do nosso Grêmio.

Por isso, é hora de acordar Renato: a gordura acumulada pra queimar já incendiou, não cabe mais ao time empatar com times derrotáveis como o Vitória da Bahia. Claro que não é desprezível o erro terrível de arbitragem que roubou os 3 pontos do Tricolor, mas o time tinha totais condições de superar isso e ganhar o jogo e chorar pelo leite derramado não vai nos devolver o resultado positivo, até porque os juízes são ruins mesmo, para todos os times e em basicamente todos os jogos. Que vacinem o time logo dessa empatite maldita antes que seja tarde.

Marcus Reis @popgremista
 
 
Share |