quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Urgente uma bola de cristal, por favor

 
Precisamos de uma vidente, uma bola de cristal, búzios, enfim. De qualquer artefato que possa nos mostrar um futuro, o do ano que vem mais precisamente. Sim, como será a temporada do nosso Grêmio em 2014?

Estamos classificados pra Libertadores, fase de grupos, senhores de si na tabela do Brasileirão que findou-se neste fim de semana. A segunda posição, apesar de ser crucificada por muitos como mesmo que último lugar, deve ser celebrada, afinal valeu uma vaga na competição sul-americana tão almejada pelo clube. Isso seria motivo de a torcida estar radiante e confiante no time pro novo ano.

Porém, não é o que se vê nas ruas, imprensa e próprios dirigentes. A sensação é estranha, parece que algo está faltando. Aliás, parece não, muita coisa está ausente neste time. Faltam jogadores qualificados, comprometimento, treinamentos, dinheiro, peças de reposição. É, digamos que falta tudo isso ou um pouco disso. Mas falta. E isso está sendo crucial pra desconfiança geral da nação tricolor.

O ano acabou, o campeonato terminou, o segundo lugar chegou juntamente com a vaga direta na Libertadores, mas a frustração não. O time não conseguiu jogar muitas partidas de empolgar (talvez umas 5 no campeonato inteiro, ainda podem ter sido menos), e a classificação final pareceu ser enganosa. Como uma equipe que não jogou bem na maioria das vezes fica em vice?

A explicação talvez seja a defesa sólida, apesar de não ser uma unanimidade entre a torcida, há de se constatar que o time marcava muito e levava poucos gols. Também pode ser creditada à campanha exitosa um pouco de sorte, afinal em muitos jogos, resultados paralelos ajudaram, ou outros fatores dentro do campo foram felizes com o time. Outra possibilidade é a baixa qualidade técnica dos clubes do certame, afinal em muitos jogos era uma correria só, uma falta de habilidade e poucos gols.

Enfim, várias explicações e nenhuma certeza. A certeza que os gremistas gostariam de ter pra esse novo ano é a de que o clube estivesse unido, forte e preparado pra enfrentar a dura batalha da competição sul-americana no sonho de conquistar o tri da América. Mas o que se percebe é um Grêmio sem certeza de nada.

É um total mistério esse começo de ano que virá. Os direitos de imagem dos jogadores continuarão atrasando? Os reforços importantes virão? Algumas pecas fundamentais realmente irão embora? Renato permanece? Grêmio e OAS irão se acertar na gestão da Arena?

O que mais se pode ter certeza é que precisarão mudanças significativas na estrutura do time, tanto em peças como em esquema tático, para que se possa pensar em algo a mais do que uma figuração na Libertadores. De resto, é pedir pra alguma mãe-de-santo uma bola de cristal? Nesses tempos de incertezas, por que não?

 
Ps: sobre o jogo de domingo, pra que comentar? Jogo só pra confirmar a vaga, dois times desinteressados, empate amigo, valeu pela confirmação. E ponto final. 
 
 
Marcus Reis @popgremista
Share |