quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A VOZ NO VESTIÁRIO



Em plena semana que o GFPA vai disputar uma parada duríssima frente ao líder do Brasileirão, recebo a notícia do Conselheiro Airton Ruschel que o CD do clube aprovou a criação do cargo da vice-presidência de futebol de forma oficial, inclusive fazendo parte do CA (Conselho de Administração), com autoridade e voz para administrar o vestiário com o respaldo político e administrativo da direção do clube. Este cargo continuará sendo um cargo de confiança do Presidente do clube, segundo ainda o amigo Airton Ruschel, será indicado pelo mandante maior do GFPA, o que aumenta ainda mais a importância dessa escolha, porque ele será o porta voz do Presidente dentro do vestiário. Não quero aqui me debruçar sobre quem vai ou não vai ser escolhido, muito menos entrar no mérito da escolha, o que importa é que depois de muito tempo vamos ter novamente uma pessoa da confiança da direção do clube para participar do cotidiano do vestiário, podendo inclusive antecipar questões que eventualmente poderão afetar o desempenho do time.

Também estou muito curioso para saber que dimensão dessa autoridade será conferida a esse futuro Vice Presidente no que tange notadamente as questões de gestão de egos dentro do vestiário, isto é, esse Vice terá espaço para discutir com a comissão técnica opinando sobre o comportamento e desempenho do time, dos jogadores, e em especial do rendimento dentro e fora do campo do grupo ? Pois é amigos, ai é que mora a questão central sobre a escolha desse novo Vice, independente de quem for nomeador, o escolhido terá que ser uma pessoa que domine amplamente o comportamento dos jogadores e comissão técnica, porque normalmente um dos maiores conflitos que temos na gestão de liderança se refere à personalidade dos atores envolvidos. Existem lideranças positivas, mas também há lideranças negativas em qualquer ambiente, especialmente em espaços competitivos como é o caso de um vestiário. Apenas para citar um exemplo, todos nós conhecemos o "estilo" do LFScolari, dependendo do lado que estiver a gangorra (momento do time) ele é mais ou menos digamos assim, polido, para não dizer outra coisa, então vejamos, vamos hipoteticamente imaginarmos que amanhã, para o jogo contra o Cruzeiro, esse Vice já tivesse assumido, e por alguma razão abordasse o tema sobre a manutenção no time de Zé Roberto na lateral esquerda e Lucas Coelho no ataque, e que na sua opinião fosse o mais indicado para o time, ao invés do Pará e do Barcos ! Que perfil deveria ter esse Vice para encarar um papo desses com o técnico ? E mais, qual deveria ser o comportamento desse representante da direção do clube tendo uma postura de autoridade transversa às responsabilidades de que é de exclusiva competência do técnico a escalação do time. Aproveitando, para ficar ainda mais esclarecedor, não preconizo que os Cartolas metam o bedelho a ficarem pitaqueando da manhã a noite no vestiário, pelo contrário, apenas defendo que SIM, o clube deve ter alguém permanentemente no vestiário para entender os critérios que movem a comissão técnica para a escalação do time em cada partida, acompanhando desde as questões do DM, passando pelo desempenho do time, chegando até as questões extra campo que podem afetar o resultado do trabalho em campo. Sei que esse comportamento é mais ou menos como andar sob o fio da navalha, mas é necessário e importante, porque somente com alguém credenciado pela direção do clube dentro vestiário como VICE de futebol é que teremos uma noção clara sobre a dinâmica do vestiário.

Num passado não tão distante assim, tivemos exemplos de vices de futebol que foram fundamentais nas conquistas do GFPA, exercendo um papel fundamental na gestão do grupo, e em especial no desempenho político junto ao futebol de uma maneira geral, bem como temos exemplos emblemáticos de pessoas próximas ao futebol com cargos diretivos mas sem o devido respaldo político para enfrentar questões complicadas, como é o caso por exemplo, de debater com "estrelas" no comando do time que se recusam a escutar a direção do clube. No vestiário encontramos jogadores, comissão técnica, DM e outros (todos funcionários do clube) que recebem como funcionários, mas em muitas vezes, se comportam como "donos" do time e quiçá da bola também !!! E é isso, na minha opinião, a principal missão desse Vice, administrar os egos de um negócio que envolve emoção, paixão e muita grana... , e isso tudo tomando corneta nas derrotas, e sendo acompanhado nas vitórias, aliado ainda ao fato da enorme carga de ciúmes que carrega de todos aqueles que gostariam de estar no seu lugar ! O vestiário é o centro nevrálgico do corpo de um time, ele pulsa para viver o hoje e não o amanhã, e ainda não tem tempo de esperar por um futuro incerto e não sabido. A gestão do futebol é como a televisão de antigamente, ao vivo sem chance de errar, porque se errar todo mundo vai saber, então o negócio é antes de entrar no "ar" (botar em campo o time para jogar), é treinar exaustivamente o IMPROVISO !!!

Mas independente da importância da figura que o Vice de futebol tem, uma coisa é certa, qualquer estrutura organizada precisa de comando, assim como em qualquer estrutura séria e orientada a resultados também precisa de experiência e comprometimento em suas áreas chaves como é o caso do futebol num time, sendo assim a decisão do CD do clube em colocar o Vice de futebol também no CA do clube além de chancelar uma opção pela prioridade ao futebol, revela uma preocupação com o órgão mais sensível do clube, o departamento de futebol.

Voz e comando, é isso que um vestiário precisa, além de uma comissão técnica respeitada e admirada, aliado a isso um elenco focado e comprometido, com uma direção séria e responsável, e uma torcida fanática e apaixonado, com esses ingredientes temos um bom pedaço de nossas vitórias construídas, o resto é talento e o fato imponderável. 

Que seja muito bem vindo o novo Vice de futebol, e que venha o mais rápido possível, seja quem, for que seja um baita Líder, que conheça o futebol e mais que aproveite e já leve consigo alguém para ir aprendendo com ele para um dia poder lhe suceder !!!!

FÁBIO IRIGOITE
ADMINISTRADOR
SÓCIO GREMISTAS DESDE 1993
Share |