domingo, 28 de setembro de 2014

SOB NOVA DIREÇÃO


A semana passada acompanhei a movimentação das articulações para a formação das chapas para concorrer à Presidência do clube, e tive a saudável notícia ao fechar das inscrições, que vamos ter cinco chapas que vão tentar primeiramente vencer a cláusula de barreira dos 20% no CD, para depois tentar (aquelas que fizerem pelo menos 20% de votos no CD) decidir o futuro do nosso time, com o voto dos sócios no pátio. Nas chapas inscritas, os postulantes ao mais elevado cargo na hierarquia do clube são : Jorge Eduardo Bastos, Homero Bellini Jr., Nilton Cabistani, Pierre Gonçalves, e Romildo Bolzan Jr. A situação aqui representada pelo candidato Romildo Bolzan Jr. e as demais articuladas em seus grupos políticos, alguns deles inclusive fazendo parte daqueles que até pouco tempo atrás apoiavam a atual direção.

Mas vamos retroceder uma casinha, só para entendermos o contexto da situação atual do Grêmio. Na sexta (19.09), tivemos o banquete em homenagem aos 111 anos do Grêmio. Neste dia ainda estava como vice de futebol, o assessor Marcos Chitolina, e que nesta mesma noite confraternizou junto com seus colegas de direção mais um ano de existência do nosso clube. Na terça (23.09) desta mesma semana fomos surpreendidos com a saída do assessor Marcos Chitolina pela atual direção do clube, que exatamente dois dias antes confraternizavam entre si no tal banquete, e ato simultâneo o anúncio do ex-presidente Duda Kroeff como novo vice de futebol. Ainda na quarta (24.09), isto é, 24 horas após a demissão do vice de futebol, foi oficializada a candidatura da situação representada pelo Sr. Romildo Bolzan Jr.

Coincidência, obra do acaso, oportunismo, conspiração, ou um mero caso de cronograma para servir ao casuísmo de ocasião ???

Na verdade não entendi muito bem, por que será que nas vésperas de uma eleição, especialmente em função do momento do time, da abstinência de títulos, e da crença junto ao torcedor que acha que fica cada vez mais distante a possibilidade de uma taça este ano, anunciarem essa demissão ? O que será de fato que levou o Dr. Fábio Koff a tomar esse tipo de decisão neste momento ?

O departamento de futebol é o órgão mais visado do clube, portanto, qualquer um que esteja lá será criticado, e muitas vezes massacrado; vai depender de seu desempenho junto às funções que o cargo exige, mas uma coisa é certa, a indicação para o cargo é de responsabilidade exclusiva do Presidente do clube. Sendo assim, sua escolha vai ser contabilizada em seu currículo. Não entro no mérito aqui se o ex-vice foi bom ou não, o que importa é por que um Vice que serviu até o banquete de aniversário, não serve mais a partir da definição da nova chapa ?? E aqui mais uma brutal coincidência, o novo vice que assume será o próximo vice de futebol na chapa da situação ! Então pelo jeito a saída do ex-vice se deu pela intenção da chapa da situação querer trocar o vice de futebol para a próxima gestão, seria isso ?? Fica muito difícil de compreender toda essa movimentação, justamente num momento de grandes articulações políticas para as próximas eleições. Não sei como o associado vai "ler" toda essa movimentação (que está mais para uma atrapalhação). Será que vai pensar que os grupos que apoiavam no passado não estão assim tão alinhados com o presidente no presente ? Será que a definição foi meramente técnica, conjugado com o atual momento do futebol ? Será que houve algum desgaste do ex-vice com a atual direção... Enfim, o que de fato motivou a saída do ex-vice e que não foi dito na mídia ? Outra pergunta que se poderia fazer : Independente dos motivos, da necessidade, e da urgência (se fosse o caso) da necessidade da troca do cargo, por que essa demissão ocorreu exatamente 24 horas antes do anúncio da nova chapa com o novo vice de futebol ? Por que então não se orquestrou uma saída honrosa para o ex-vice, não lhe submetendo a esse tipo de constrangimento? Será que existe alguma coisa entre o céu e o Aranha que não foi captado no ar ?

Não sei se o comando da campanha da chapa da situação considerou que pode não ganhar as próximas eleições, porque isso pode acontecer, e que o atual momento pareça ser um absurdo uma afirmação deste tipo, ainda mais sendo uma chapa que representa o Dr. Fábio Koff. Se isso acontecer, apenas como um exercício de raciocínio, ficaria o ex-vice e o atual vice com sentimentos antagônicos, para dizer o mínimo, que eventualmente poderia ocorrer como consequência dessa dança das cadeiras.  Outra questão que parece ter ficado no ar, foi a falta de uma articulação em torno de um projeto para a chapa da situação, essa troca (in)esperada do ex-vice de futebol já vinha sendo especulada há algum tempo, o que significa dizer que a direção teria um momento mais adequado, como por exemplo, o caso da injúria racial praticada por alguns torcedores na Arena, mas não o fez. Em vez disso preferiu se omitir e surpreendentemente reservar uma data mais festiva para demitir o vice de futebol.

Mas vamos retornar ao início deste texto, onde eu escrevia que me sentia feliz em saber que teremos cinco chapas que vão concorrer nas próximas eleições (primeiramente no CD) para a direção do Grêmio. Não tenho dúvidas que qualquer uma das chapas vai encontrar simpatizantes e voluntários para ajudar na sua eleição, mesmo com toda a adversidade, em maior ou menor grau de dificuldade para cada uma das nomitadas que se candidataram. Mas essa diversidade de pensamentos certamente vai trazer ainda mais qualidade neste pleito. E apenas para efeitos matemáticos das probabilidades, a próxima reunião do CD, antes mesmo de terminada, todos nós saberemos quantas chapas vão para o pátio disputar os votos dos associados, e por um motivo simples : Para que todas as chapas ultrapasse a cláusula de barreiras, será necessário no mínimo a presença de 300 conselheiros....

Resta saber se vamos ter uma reunião história do CD com a reunião de pelo menos 300 conselheiros que vão começar a definir o destino do Grêmio, ou senão, antes mesmo de iniciar, saberemos que no máximo teremos um determinado número de chapas dependendo do número de conselheiros presentes, lembrando que pelo atual estatuto que os suplentes, na ausência dos titulares, agora também podem votar.

Mas de um jeito ou de outro, o fato é que em 2015 estaremos SOB NOVA DIREÇÃO, e certamente vamos iniciar o ano com novas expectativas, mas com os MESMOS SONHOS !!!


 


FÁBIO IRIGOITE
EX-CONSELHEIRO,
SÓCIO GREMISTA DESDE 1993, 
COMENTARISTA NO PROGRAMA 2 TOQUES

Share |