quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CHEGA DE EXPIAR CULPADOS. É HORA DE MIRAR 2012. ESTAMOS EM PRÉ TEMPORADA. P ODONE, PELAIPE E ROTH ( por enquanto ). VAMOS COM O QUE TEMOS

1. O JOGO. Pouco a falar do jogo. Seria repetitivo. Há 4 meses eu ( e o mundo ) já vislumbrava e escrevia aqui que este ano seria um dos mais precoces de toda a história do clube. A campanha ainda é a pior desde 2006. Houve erro profundo de planejamento e começa lá em setembro do ano passado quando já ciente de que governaria o clube em 2011 a direção, então futura, ficou mais preocupada e criticar a que findava o governo do que com o futuro que se avizinhava e se quedou sonhando com R7, deixou sair os poucos que tínhamos e empilhou equívocos em contratações medianas distantes da grandeza do clube, VP, LINS etc. Quantos passos para trás ? Foram de setembro a setembro, 13 meses de retrocesso. Quem termine logo 2011, um ano para ser esquecido. Domingo o Grêmio foi o espelho de si próprio nestes meses todos, desanimado, embrulhado, atrapalhado. Não temos zaga – é um buraco maior do que abriram no B Lago – não temos um homem à frente dela que dê segurança e ai o goleiro ´dança`- e não temos ataque. Desculpo o Victor, sem zaga, sem um homem de frente dela, sem segurança, e sem um ataque que a retenha, a bola volta toda hora. E ai meus amigos, não há goleiro do mundo que aguente. O Grêmio nos últimos anos se caracterizava por estar sempre entre os dois ou três melhores ataques em gols do país, tendo chegado como o melhor em pelo menos um. Este ano figura entre os piores. A defesa, por igual. Culpa do meio de campo ? Seria justo ? Sem entrar no mérito se precisamos de jogadores mais qualificados ou não por ali, atirar responsabilidade para o meio é cômodo, injusto e contém erro de análise. O meio é o setor que mais sofre, por que a defesa não sai jogando, a bola cai ali, o ataque não segura, a bola cai ali. O time se livra da bola. A rigor creio que mantemos um bom goleiro, castigado pela desarrumação do time, dois bons laterais – com precário banco para eles – o Fernando e sem ataque. Rigorosamente podemos dizer que para o ano que vem e para montar um grande time temos 4 jogadores certos. Basta saber se os que andam por ali podem ou não ser aproveitados em meio a outros reforços.

2. O TREINADOR DO FUTURO. Quando Mancini estava no Grêmio era acusado de muito faceiro, muito ofensivista. Poucos se lembram que só lhe deram atacantes. Ora, como o cara ia montar um esquema mais fechado se só tinha atacantes ? Hoje, como sempre, ao Roth se pode atirar a pecha de encher o time de volantes. Olha, não morro de amores por ele, ao contrário, mas puxa vida, o cara só tem volantes. Não deram atacantes para ele – não me falem do Brandão - não deram zagueiros para ele, ele vai montar o time com o que exatamente ?

2.1. Bem se vamos desde já – e é o caminho – pensar 2012, que se inicie a temporada. A pré. Trocar de treinador ? Não creio que a direção fará isto, até porque recém contratado. Então não adianta ficar atirando pedra nele, é com ele que vamos. E pior, se for demitido agora, preparem-se para o retorno lá por abril ou maio. Então que fique. Roth passará o resto da vida atravessando da Azenha, mais adiante Humaitá, para o Menino Deus. Então não adianta falar mal do cara, ele nasceu para fazer isto.

2.2. Então se o treinador fica, a direção tem que procurar jogadores. Jogadores com a cara do clube e que retomem a linha que sempre nos deram títulos. Zagueiros, um clássico e um xerifão, alguém com liderança e mais experiente à frente, e atacantes, estes sim, estes podem ser um que outro menino e um matador mais experiente, mas não tanto quanto os AMOROSOS que andaram por aqui. Roth tem uma coisa de bom: já notaram que ele nunca ou raramente pede jogador ? Já notaram que ele chega e trabalha com o que tem e ao menos publicamente não se queixa do que tem ? Bem, isto autoriza que a direção trabalhe com calma.
3. O PRESIDENTE E PELAIPE. De sorte que, PELAIPE, a temporada começa agora. Mão à obra da tua habilidade dependeu para manter o time com a cabeça erguida e terminar dignamente o brasileiro, e para construirmos um 2012 mais exitoso, porque 2011 foi de amargar. Como disse acima, trabalhando com um treinador que ao que se saiba não pede esse ou aquele jogador, a direção pode e deve fazer o que lhe cabe: ela escolhe quem buscar para os lugares necessários e ela entrega os atletas ao treinador e ele que dê conta do resto. Paulo Odone olha já disséssemos tudo o que tínhamos que dizer sobre ele e sobre o péssimo governo que faz até aqui desde a última eleição. Faz parte do jogo como costumo dizer, quem está na vidraça tem que entender que é assim, elogio na glória com palmas, vaia na derrota. Já desabafamos nele toda a nossa frustração, nossa justa decepção. Acho que agora chega. Se o ano terminou e se nos preparamos para 2012 vamos deixar ele e a direção ( cujo CA tem sido OMISSO E SUBMISSO, é verdade, tanto quando o CD tem sido ridículo com a impressionante falta de quorum ... ) com toda a paz do mundo para trabalhar. Eu pessoalmente vou tentar de todas as formas, a partir de agora, me abster de repetir os comentários duros e críticos que tenho feito – dos quais não me arrependo de nenhum - afinal, ai é que mora a questão, o ano terminou e para a frente temos que torcer que dê certo, e não vai ser ´sentando`o porrete que poderemos melhorar ou ajudar. Mas cabe a ele se conter e evitar de abrir a boca impropriamente como o fez no jogo contra o Cruzeiro e que desencadeou toda a ordem de ´retorno` do torcedor em geral e do próprio atingido que acabou lecionando postura – num momento em que as coisas poderiam estar se encaminhando para um melhor entendimento entre todos em mais um estupendo erro de cálculo do homem que tem sido de uma infelicidade espantosa. Evite isto Presidente, seja – tente ser –mais modesto mais humilde e trabalhe mais pelo nosso Grêmio. Afinal, se Roth pode ser demitido a qualquer momento – e torço que dê certo e que pela primeira vez na sua história tenha um ano com grandes conquistas no nosso clube – P Odone obrigatoriamente ficará até o final do ano que vem. Então ficar batendo nele, agora, visando 2012 e considerando que estamos em pré, mesmo que com razão, é burrice.

Que venha 2012, com P Odone, Pelaipe e Roth. Senhores é o que temos. E é com quem vamos !

Saudações tricolores

@cajosias CARLOS JOSIAS www.cjosiaseferrer.com.br
Share |