quinta-feira, 6 de outubro de 2011

[Pós-jogo] Grêmio 1 x 0 Santos - O peixe deles e o nosso ganso

1. MEU PRIMEIRO TIME DE BOTÃO E MÁRIO FERNANDES. O PEIXE É PRO FUNDO DA REDE. Pelé, Dorval, Mengálvio Coutinho, Pelé e Pepe. Este foi o meu primeiro time de botão. Morava em Rio Grande , onde nasci. Claro, meu time, era tricolor, o Rio Grande – onde meu saudoso pai exerceu a profissão de ZAGUEIRO. O SEU CARLOS, CONHECIDO COMO PATO nos campos - vovô, o mais velho do Brasil, fundado no dia do Futebol, 19.07 (1900) assim consagrado pela CBF (na época CBD, aliás, o ultimo título red no Brasileiro foi do tempo da CBD ... come, bebe e dorme, como apelidaram os mais antigos) e que APADRINHOU o tricolor GFBPA, o nosso Grêmio. Contam – talvez seja lenda – que MENGÁLVIO, um negro quase tísico, era do Aimoré de São Leopoldo de onde o clube da Vila o tirou e, dizem, repito, dizem, nunca pagou, e até hoje os amigos do vale aguardam os ´pilas` da venda ... – teria vindo para cá e o grande Foguinho, com seu ´rrrrrrrrrr` acentuado, o dispensou sob o argumento de que era muito franzino para jogar futebol. Para o Rio Grande, na década de 60, o nosso Grêmio emprestou um menino, de nome ALCINDO, para que lá, desenvolvesse seu potencial. Goleador do Campeonato Gaúcho de então, o BUGRE foi repatriado pelo Grêmio e, aqui, se transformou, a meu juízo, no maior centroavante que vi jogar. Quando ele retornou, com ele veio o meu coração, e me tornei GREMISTA, e desembarquei com ele em Porto Alegre , no mesmo ano. Quiseram os deuses do futebol. Com os olhos cheios d´água Alcindo escutou de mim esta história, num memorável jantara Farroupilha. Ah, o SANTOS de Pelé. Primeiro campeão da LA, segundo também, sim, da LA, esta taça que alguns recalcados ou mal informados insistem em dizer que, quando ganhamos, não tinha o mesmo valor. Expliquem isto para esta linha: Pelé, Dorval, Mengálvio Coutinho, Pelé e Pepe. Aliás, Pelé, que esteve aqui à última vez para entregar a taça para eles, e que disse que o Grêmio ERA BEM MAIS CONHECIDO que os reds, na sua estadia NÃO ENCONTROU UM ÚNICO DEFENSOR DESTA TESE ESTÚPIDA, se ele, PELÉ, achava que na época a LA e o MUNDIAL, não tinha o mesmo valor.... Valentes, às costas, enfiaram a cola no meio das pernas, à frente do Rei. Pois aquelas 2 taças erguidas por Pelé E Cia, e as do Mundial, possuem as digitais do De Leon, do Tarciso, do R Portalupi .... nelas não se encontram as digitais do Fernandão, nem do Gabiru. Gente Estúpida. Pois estamos nesta galeria. Chupem esta ! Quis o destino que ALCINDO mais adiante jogasse ao lado de quem ????????? De Pelé, no Santos ! Chupem de novo. Diz a lenda, também, que o PAVILHÃO AIRTON FERREIRA DA SILVA foi desconvocado da SELEÇÃO por ter dado um balãozinho em PELÉ. Mário Fernades vai virar LENDA, ele se desconvocou, não quis ir, PREFIRIU VIRAR TRAPO na Geral, no coração da Torcida. M F disse não, a TORCIDA disse sim, e o repórter não perguntou mais nada!

1.1. Pois a noite foi de: é canja, é canja, é canja de galinha, arruma outro time pra bater com a nossa linha, Mesmo sem linha, na verdade, e com um gol de um atacante tosco, o Grêmio reeditou a velha rivalidade dos anos 60 e despachou o peixe.

O peixe é pro fundo das redes
Segredo é pra quatro paredes
Primeiro é preciso julgar
Pra depois condenar 

1.2. Tive uma noite de belas recordações. Naqueles 4 x 3 de 2010 estava em SP enfiado num hotel da Pamplona e na TV não passava o jogo de P Alegre. De repente gritos nos edifícios ao redor do hotel. GRÊMIOOOOOO GRÊMIOOOOOOOO ............. abri a janela e me quedei pasmo ... eram gremistas nos prédios ( não seriam são paulinos ou corinthianos ) que gritavam os gols do Borges e do Jonas ... eu havia trocado o canal do jogo que rodava por lá porque perdíamos por 2 x 0 .... liguei para minha mulher e ela gritava no telefone: TU NÃO VAIS ACREDITAR ... VIRAMOS O JOGO .... Aquele tinha todo o time da Vila ....Ai veio o Robinho e meteu o 3º. Jonas errou o pênalti, e nele, perdemos a CB. Me desculpa, JONAS, não te concedo meu perdão.

1.3. Hoje foi o RETORNO:

Peixe
Deixa eu te ver, peixe
Peixe
Deixa eu te ver, peixe
Peixe
Deixa eu te ver, peixe
Verde
Deixa eu ver o peixe
Vi o brilho verde
Peixe prata.
 
1.4. Lamento, meu querido time de botão = mas no meu coração está encravado o azul, preto e branco, do MAIOR TIME DE FUTEBOL QUE O MEU PEITO PODE ACOLHER ! O nosso Grêmio.

1.5. Para os mais jovens, os primeiros versos são de HERIVELTO MARTNS, consagrado na voz inesquecível de DALVA DE OLIVEIRA, os últimos, de CAETANO VELOSO, consagrado pelos MAIS DOCES BÁRBAROS, Gal, Bethânia, Cae e Gil.


2. O GANSO – O QUE QUE É ISSO PRESIDENTE ? No inicio da tarde recebi um ´torpedinho` telefônico convocando-me para o Jogo, assinado pelo Presidente Paulo Odone. O primeiro do ano. Autopromoção, Acometido, de novo, pela síndrome de Deus, bastou uma reação do time para que voltasse o espírito político. Que que é isso Presidente ? Quem tem que convocar e assinar o torpedo é o nosso Grêmio, A INSTITUIÇÃO, senhor Presidente, não o senhor. Até porque eu não preciso da sua convocação para ir ao Olímpico. Nem eu nem 7 ou 8 mihões de Gremistas. Eu e nós vamos, porque o GRÊMIO nos impõe a presença, não é o senhor que nos leva ao Estádio. Menos Presidente, menos, bem menos. Por mares nunca dantes navegados V.Sa não nos convocava ... lembra, faz pouco, era vexame atrás de vexame ... a última vez que o senhor apareceu foi dentro de campo, contra o Coritiba e ai, lembra Presidente, fiasco atrás de fiasco....o senhor xixumiu Presidente. Volta agora, assim, pavoneando numa boa com as asas bem abertas, tipo ganso em taipa de açude. Me poupe dessa senhor Presidente. Nos poupe dessa, senhor Presidente. O Senhor não é maior e nunca será maior que o nosso Grêmio, por mais que engorde, e o senhor emagreceu tanto Presidente... Faz o seguinte, seja mais modesto porque o senhor quando sobe nas tamancas DÁ UM AZAR DESGRAÇADO .... fica quietinho ... que dá sorte ilustre deputado. Se não daqui a pouco volta à fase ruim e o senhor vai desaparecer de novo e mandar um assessor dar explicações....Vamos combinar uma coisa: DEIXE QUE O PEIXE SE AFOGUE, não seja o nosso GANSO, não se afogue para nós !

Saudações tricolores

@cajosias Carlos Josias www.cjosiaseferrer.com.br

Share |