terça-feira, 7 de junho de 2011

[Arena do Grêmio] - Projeto da OAS vai proporcionar cidadania para o canteiro de obras da Arena do Grêmio

Projeto da OAS vai proporcionar cidadania para o canteiro de obras da Arena do GrêmioProjeto da OAS vai proporcionar cidadania para o canteiro de obras da Arena do Grêmio"O mais importante pra mim foi saber escrever meu nome. Antes, só usava a digital, agora me sinto um cidadão. Foi tudo através da oportunidade que tive de participar da escola", fala emocionado o ex-aluno, Renivaldo Pereira da Silva, 38 anos. Voltada para operários com o objetivo erradicar o analfabetismo, a Escola de Produtividade da OAS formará alunos do 1º ao 5º ano em um dos empreendimentos mais importantes do Rio Grande do Sul. A formação é reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Assim como Renivaldo foi alfabetizado dentro de um canteiro de obras pela Escola de Produtividade da OAS, os trabalhadores da Arena do Grêmio terão a mesma oportunidade através da escola inaugurada no canteiro de obras no Bairro Humaitá, em Porto Alegre. Com o projeto, que vai além das fronteiras brasileiras, a OAS inicia as aulas do primeiro módulo aos colaboradores da obra. O futuro aluno Lucas Mapomuceno do Nascimento, 29 anos, diz que é a primeira vez que participa de um projeto como esse. "Sempre tive dificuldade para ler e escrever. Nunca consegui conciliar o trabalho e os estudos. Agora esse sonho está se tornando realidade através da escola", fala entusiasmado.

As primeiras turmas de trabalhadores terão aulas do módulo de educação básica, com duração de oito meses, e realizadas no período da manhã e ao final da tarde. No início serão 2 turmas com 25 operários por sala. Nesse período, os alunos serão formados até o 5º ano do ensino fundamental. A professora de Língua Portuguesa, Ana Maria Guimarães Batista ressalta que é a primeira vez que trabalha com alfabetização dentro de um canteiro de obras. "É maravilhoso ver uma empresa como a OAS se preocupar com a educação", conclui.

Além de contribuir para o desenvolvimento social, a Escola OAS traz benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa, como a melhoria do desempenho, a otimização dos processos de trabalho, o aumento da autoconfiança e da produtividade, maior compreensão das normas de segurança no trabalho e redução de acidentes. Além disso, ao final do curso, os alunos recebem a Carteira de Produtividade, que garante a preferência na contratação deles em outras obras da construtora.

Sobre a Escola OAS

O projeto de educação básica em canteiro de obras idealizado pela OAS completa 10 anos em 2011. Desde 2001, a empresa já havia identificado a necessidade de mão de obra qualificada para o setor de construção civil e diante deste cenário, investiu e iniciou o compromisso de contribuir com a educação nos canteiros de obra.

Pioneira no desenvolvimento de ações de educação para operários de obra, a Escola de Produtividade OAS tem alunos formados em todas as regiões do Brasil. Atualmente, a Escola OAS tem como objetivo erradicar o analfabetismo entre trabalhadores de suas obras, oferecendo novas perspectivas, oportunidades e cidadania a estes profissionais. Segundo Marianne Grigaitis Widonsck, responsável pelo projeto da escola de produtividade em todo Brasil, a OAS está expandindo o projeto para outros países, como é o caso do Haiti.

Fonte: Eliana Camejo e Karina Abrahão


Share |