segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sobre torcidas e seus ídolos

Cada clube tem a torcida e o ídolo que merece. Nunca uma frase tão simples foi tão verdadeira como no dia de hoje, o dia em que Paulo Roberto Falcão foi demitido do nosso Tradicional Adversário.

A entrevista coletiva de Falcão foi uma lição de amadorismo e de como não fazer algo. Com ataques pessoais direcionados especialmente ao presidente do Inter, Falcão fecha as portas do clube para si, ao menos enquanto lá estiverem os caciques da atual gestão. Ele expôs ao vivo todas as mazelas do clube que era tido até então como o melhor elenco do Brasil e forte candidato ao título do BR 11.

Enquanto comentarista, Falcão criticava os clubes. Enquanto técnico de clube, criticou a imprensa. E na sua saída, conseguiu causar mal estar a todos, jornalistas, dirigentes, jogadores e torcida.

A torcida, aliás, foi um capítulo à parte neste epísódio. NENHUM torcedor do Internacional foi ao Beira-Rio apoiar seu "ídolo". Depois de tudo que Falcão fez pelo nosso odioso co-irmão, o mínimo que ele merecia era um pouco de consideração por parte da torcida colorada.

Neste ponto, estou orgulhosa de ser GREMISTA e fazer parte de uma torcida tão diferente, com um ídolo tão diferente. 

Renato expôs sua insatisfação com sua demissão, mas em nenhum momento fez ataques pessoais ou expôs o clube ou seus dirigentes de forma inadequada. Ele foi um perfeito cavalheiro e ainda não cobrou um centavo a mais do Grêmio.

E a torcida? Mostrou a todos como um ídolo de verdade deve ser tratado. Renato saiu sem um arranhão em sua belíssima história no Tricolor, ovacionado por uma torcida que reconhece seu valor e importância para o Grêmio.

As diferenças são gritantes, tanto no comportamento dos ídolos como da torcida. Com muito orgulho faço parte daquela torcida que sabe quando tem um ídolo à sua frente. E que tem um ídolo que entende o tamanho do Clube e seu próprio tamanho dentro desse mesmo clube. Nessa e em todas as horas, GRAÇAS A DEUS eu sou Gremista.

Foto: http://www.flickr.com/photos/eduandrade/

@anniefim Annie Fim


Share |