quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Habemus papam ! A volta do padrinho e a dança dos afilhados. Deflagrado o processo sucessório ! ? Assim caminha o GRÊMIO

Melô do Gremista

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi. 

1. O PADRINHO. HABEMUS PAPA.

Posso dizer que conheço um pouco a política do Grêmio. Afinal quase 20 anos se não conhecesse um pouco .... No Grêmio nada sai para fora, quanto às suas individualidades, quando não é ´às ganha`. Desmentidos vão até os últimos minutos. As posições públicas só são tomadas quando é para valer, ainda que sejam anúncios sem precisão. Basta olharem o próprio passado de Koff. Nunca confirmou nada nem deu esperanças, sempre se manteve silente. Por estas sempre disse que só falaria nele como candidato se ele publicamente se apresentasse como tal. E repeti exaustivamente, no meu modestíssimo e quase imprestável entendimento, ele entraria como uma ´luva` na condição de Patrono apoiando um Presidente cara nova com um CA escolhido em conjunto. Mas, reconheço, não há tempo para uma empreitada dessa. A entrevista dele de hoje, entretanto me pareceu clara, como ele sempre me pareceu - trabalhei muitos anos despachando quase todo dia .... Koff vai, e tá a fim. Ele deflagrou o processo sucessório. Teria rompido tradição ? Não, ele é o eterno Presidente. Odone sonha em ser tudo aquilo que Koff é. Koff é um Papa que não precisa de licença para definir posições. Odone tem argumento que é o de Governar a ARENA no ano dela, fraco. Ele já vai inaugurar, para quem não sabe o negócio ARENA foi levado ao Grêmio por Koff, não é opinião é testemunho - já contei isso, se for necessário, repito - se for por essa Fábio é mais legítimo ! Odone teve a grande oportunidade de se tornar um Estadista e unir o clube, não tem perfil para isso, Odone é separatista, brigou só internamente, nunca vi uma desavença dele com o Presidente da FGF, ou com dirigente inimigo: ele não une, desagrega. Odone não tem ganho nada, Fábio já ganhou tudo. Mas o que a torcida quer ? Quer títulos, que nos faltam há 11 anos. Dos dois talvez, eleito, nenhum traga nada, mas INEGÁVEL que Koff reúne mais curriculum e justamente naquilo que o Clube mais precisa: União e Títulos. Dia desses disse que chamar alguém de Pavão - o bicho mais lindo da fauna - não era ofensa, era elogiar. Odone não é pavão, é só um galo velho e por último perdedor, as rinhas já não lhe sorriem. Koff é um Pavão, enfeitado de títulos, como disse @anndrepires. Para lembrar a frase: Koff um Pavão enfeitado de títulos, Cacalo uma múmia ...cheia de faixas....Mas este não vai ... vai só o velho Padrinho.

Por falar em Padrinho, agora começa a dança dos afilhados...todo mundo querendo ser apadrinhado. Também é do jogo. Muito grupo formado ou dissidente de outros a primeira coisa que fazia era chamar Koff e dizer = “ o senhor é nosso Padrinho”  .... como se a honra fosse dele, o homenageado ....o que o grupo queria, espertamente, é se encostar na ´marca` ... coisas da velha e surrada política clubística  ! Com o Cacalo acontecia parecido, porque os dois sempre eram ´vistos`  juntos, embora a áurea do Capo era mais visível. Certa vez, face à dissidência de um Grupo do Clube, e a criação de outro logo a seguir ( isto acontece todos os dias ), conversei com os dois sobre o episódio de um apadrinhamento tornado público ( claro, espalha, torna pública a história e ai vira bandeira dos espertos, olha o nosso grupo tem como Padrinhos o fulano e o fulano ahahahah, incrível estas infantilidades da politicagem ... ). De ambos ouvi a mesma coisa em frases pouco diferentes:

- Josias, qualquer grupo que me convidar não posso negar, salvo se por divergências muito grandes, mas me sinto integrado a vários grupos do clube, como o Imortal, o Unido  ... - e foi citando ! - de sorte que esta bandeira de que ele é Padrinho deste ou daquele é de todos ...menos ... menos ...

Um doce para quem acertar o grupo da vez no episódio. Quem acertar será Vencedor !

Pois é assim, Koff, o velho Padrinho, não precisa de afilhados, nós todos é que precisamos dele agora já que deflagrou a candidatura. Confesso, no meu modestíssimo juízo gostaria de outra solução, estou divagando no ideal, como sempre apregoei, Koff patrono, um Presidente escolhido em conjunto com um CA ... Mas também reconheci que não há tempo, quem sabe no futuro. Até lá vamos com o que temos.

Habemus Papa. 

2. A LUSA NOS MATOU.

O Grêmio perdeu e quem tinha esperanças de título  - eu já não tinha - pode abanar o lenço. Sem chances. A distância que nos separa do líder é gigantesca e ainda teriam que ocorrer tragédias entre quem está entre nós e ele. Normal, o Grêmio não ganha nada há 11 anos, e o gestor mor da gestão atual passou em jejum 2008, 2011 e 2012. É assim. O futebol vem sendo pessimamente gerido faz tempo. O fato, contudo é que a campanha vinha sendo aceitável, e em que pese em meio ao campeonato - como quem troca pneu de carro andando, como já falei - a direção em gestos quase desesperados de salvar o ano fez boas contratações, sabe-se lá a que preço, mas fez. Elano foi uma ótima aquisição, inegável e o Gladiador tem justificado o investimento. Kléber, quando fez, já era tarde. O Grêmio, e tomara que esteja errado, se despediu do título e corre sério risco de ver o rival passar-lhe, seria demais bancar o ´flanelinha`, ai o pé frio Odonístico iria parar na calçada da desgraça. De registrar, penalti escandaloso não marcado no final do jogo quando já estava 2 x 1. Depois disto outro penalti, bola no braço claramente. Houve prejuízo terrível da arbitragem, mas desta vez a mídia encantada não vai ter chiliques, e o ´isento` Guerrinha certamente não ficará roxo e babando feito um fila furioso. Acho engraçado quando justificam: fizemos o mesmo aqui e ali ... mentira, não fazem não... mas não adianta o Grêmio também tem que se ajudar. O Flu empatou e esta chance do ´encoste` ficou para o lado da TA. Uma pena. Enfim, vamos em frente. A Sul-americana é o alvo com cuidado de não perdermos a vaga no G 4 ... enfim, difícil, muito difícil.... Eta fasesinha esta. A torcida saiu de cabeça baixa. Parece que falta força até para protestar. A que ponto chegamos.

@cajosias face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA


 
Share |