segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Com cara de Grêmio


Com a cara do Grêmio. Melhor definição pra ilustrar o que foi a partida contra o Botafogo. Vitória suada, magrinha, conquistada na raça, com um a menos, sendo o time pressionado a maior parte do tempo. Porém, jogando com uma postura mais defensiva, explorando os contra-ataques ou jogando ofensivamente, os 3 pontos são iguais, não importando a maneira que se entra em campo.

É de impressionar todo mundo a eficiência tática defensiva e a consciência coletiva dos jogadores. Eles entraram em campo sabendo exatamente o que deveriam fazer e assim o fizeram. Não fosse a expulsão de Kleber (mais uma vez), talvez nem fosse tão sofrida a vitória. Mas claro que jogar com um a menos tornaria a partida mais nervosa e os torcedores certamente entrariam em desespero com o relógio que não passava os minutos.

Então a postura do Grêmio é elogiável. Não basta jogar bonito, pra frente, pra que se diga que um time jogou bem. Uma boa marcação, com ocupação dos espaços, sem dar brecha pro adversário ter muitas chances de gol também é vistosa aos olhos. Ela orgulha, pois mostra que o time está encaixado, que os jogadores são aplicados ao esquema do treinador e que o mesmo está consciente do que está fazendo.

Alex Telles acertou um chutaço que se acredita que nunca mais irá acertar igual. Lance mágico, incrível, baita golaço. Não importa se vai ser um filho único do lateral, pois ele deu um triunfo ao time até então impensável após a expulsão do Gladiador. A torcida tricolor espera que ele chute assim em todos os jogos e que acerte o alvo novamente.

Mas o Kleber hein... que vacilo. Não pode cair na provocação dos adversários e nem nas inúmeras faltas que cometem em cima dele. Profissional experiente tem que saber controlar os nervos. Ainda mais que ele tem a fama... os juízes já o perseguem, a imprensa do centro do país também. Muita calma nessa hora. A rotina de levar cartões amarelos bobos por reclamação tem que terminar. Do contrário, pode prejudicar o time em partidas que podem ser decisivas até o fim do certame. Se almeja horizontes ainda melhores, o Grêmio precisa de seu atacante titular mais calmo e preocupado só em aterrorizar as defesas adversárias.

De resto, nada do que reclamar. Mais uma vitória na tabela e a tranqüilidade da vice-liderança com uma folguinha. Resta aos torcedores torcer... pro Grêmio e contra o Cruzeiro. Torcer, rezar, fazer mandingas, enfim. Porque esse time de Minas não perde nunca, vai ter que ser com muita intervenção divina pro título escapar deles.
Marcus Reis @popgremista

Share |