segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Foi justo

Bom, a melhor coisa que podemos tirar de lição deste empate no Grenal é simplesmente o fato de aproveitar as oportunidades nos momentos certos quando elas aparecem. Foi o que faltou ao Grêmio hoje no clássico. Logo após o golaço de Vargas (partida ímpar do chileno, impecável), o tricolor passou a dominar o jogo e pressionar os colorados, que estavam visivelmente desorientados, perdidos.

O clima no estádio era azul, torcida incendiada cantando, os vermelhos atônitos porque não esperavam o golpe e a tarefa de vencer a partida parecia mais fácil de ser realizada. Afinal um terceiro gol ali mataria o jogo. Não acredito que os comandados de Clemer teriam forças pra reagir a um novo golpe. Seria mais uma vitória no campeonato, mais um triunfo do Imortal.

Porém, o time até fez uma pressão leve, perdeu umas oportunidades, mas não foi efetivo. Deixou o adversário vir pra cima, crescer no jogo e o que se viu depois foi uma reviravolta. Com o pênalti marcado e convertido, o jogo que estava pro lado azul mudou de lado. É chato de admitir e tal, mas eles cresceram. Na hora, os tricolores olhando o jogo voltaram a roer unhas, a gritar apavoradamente, temendo um resultado negativo que seria injusto e trágico pras pretensões no campeonato.

Mas, aos poucos o Grêmio se acalmou, equilibrou o jogo e o que se viu depois foram momentos de tensão pra ambos os lados. Partida aberta, placar indefinido, times motivados e atacando muito. Jogo lá e cá. Festival de belas jogadas, boas troca de passes. Enfim. Melhorou muito pros espectadores. Claro, em se tratando de apreciar belas equipes, porque pra torcedor o que importa é seu time ganhar. Jogando bonito ou não. Assim como os torcedores gremistas já estão bem acostumados. Futebol não vistoso mas prático, efetivo.

Coisas que acho que têm que ser corrigidas, revistas, confirmadas enfim: Vargas é titular absoluto, sem pensar em outra possibilidade. Souza hoje tava dormindo. Não se explica a falha no primeiro gol colorado de outra maneira que não a desatenção. E o gol perdido no final então. Desatento ou displicente. Perdemos 2 pontos ali, uma vitória que encheria o time de moral. Terceira coisa: Renato demora demais pra mexer no time. Mamute entrou depois dos 40 do segundo tempo. O time não podia esperar tanto pra ser alterado. Precisava um sangue novo ali pra mexer com os jogadores.

Última coisa: D’Alessandro é assim mesmo. Reclama, xinga, tenta induzir a arbitragem a seu favor, enfim. Todos conhecemos muito bem a peça. O que ele falou após o jogo, dizendo que o Grêmio é um time de museu. Ele sempre vai falar algo, recalque puro. Ele é pago pra jogar, não pra falar. A imprensa também dá muito crédito pra ele, ao que ele diz. O cara joga muito, mas fala de igual maneira, ganhando publicidade e fama pra ele e fazendo sua torcida idolatrar ainda mais ele. Espertinho ele, mas é o normal.

O time precisa agora é apreciar o 1 ponto conquistado, sabendo que a rodada foi super benéfica pro time e ir com tudo agora na Copa do Brasil.
Marcus Reis @popgremista

Share |