sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vitória suando sangue


Mas que vitória com cara de Grêmio hein... apertada, suada, com muita marcação, com sofrimento, com gols perdidos, com o juiz tentando acabar com nossa festa... mas foi deliciosa...

Com o ataque gremista pouco eficiente nas conclusões, coube ao volante Riveros, grande cavalo paraguaio (num sentido bom para o termo) dar a vitória ao clube e os 3 pontos tão preciosos nessas alturas do campeonato. Com o Cruzeiro fazendo gol que nem se toma cerveja no verão, (quem vai parar esse time, é claro que dos gols da partida, uns 3 contaram com a sorte ou com ajuda significativa da zaga da Lusa) é cada vez mais certa nossa pretensão no brasileirão: o segundo lugar e a vaga na Libertadores. Acho que está de bom tamanho.

A torcida quer o título. Lógico, não se comemora uma taça na Azenha, agora Humaitá desde o começo da década passada, no longínquo 2001. Mas, talvez a Copa do Brasil novamente possa ser a solução pra seca tricolor de festas na Goethe.

Bom, mas voltando ao jogo, o que se viu foi um Furacão abusando da velocidade e da marcação em cima da defesa gremista para que a mesma fizesse o que mais sabe fazer e de forma tão incompetente: o balão pro ataque e seja o que Deus quiser. Aquela típica jogada pra se livrar da bola, torcer pra que um atacante solitário resolva a parada.

E se pensar que o Barcos é o cara que normalmente recebe esses lançamentos imprecisos, fica mais difícil ainda de acreditar que eles possam resultar em lances perigosos. O capitão realmente não ta jogando. Ele pode ser importante na marcação, nas disputas de lance, mas quando a bola está em seus domínios, é de doer a falta de técnica. A meu ver, não adianta o cara ter liderança se ele é um jogador a mais pro adversário em campo. Ele está, na grande maioria, só atrapalhando as jogadas de ataque, deixando a torcida desesperada nas cadeiras da Arena e na frente da TV, rádio, internet.

Mas o importante foi a vitória suada, aguerrida, contra tudo e todos, com a cara do Grêmio. Quem sabe esse espírito coletivo da equipe, com entrega, garra, raça, compensando algumas deficiências técnicas visíveis mantenha o clube entre os primeiros e talvez almejando o sonhado penta da Copa do Brasil.

PS: Renato tem que se ligar, deixou o Vargas em campo com amarelo e só fazendo faltas. Claro que ele iria ser expulso, era uma obviedade. Substitui ele antes do mal feito, botasse o Zé ou o Elano no lugar dele, fazendo a mesma função. Era algo pensado, estratégico, melhoraria o time, teria mais qualidade nos contra-ataques. Acho que ta faltando o Koff dar aquele toque sábio ao treinador que só ele sabe fazer.

Marcus Reis @popgremista
 
Share |