quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Soy de Grêmio"

Às vezes me perguntam por que sou tão apaixonado pelo Grêmio se há 10 anos o time não ganha nada. E essa pergunta se estende mais ainda para quem mora fora do RS. Muitos ficam indignados devido ao fato de torcedores gremistas não torcerem pelos times locais. Outro dia me perguntaram: “no RS você é gremista; e aqui?” Para esta pergunta, resposta curta e objetiva: porque “Soy de Grêmio”.

Muitos que vão ler este texto não tiveram o privilégio de ver o Grêmio levantar uma taça e poder dizer ”eu estava lá em todas”. Mas com certeza outros tantos pelo menos tiveram o gostinho de ver a conquista da LA95 e/ou a Copa do Brasil 2001. Como mencionei, acompanho o Grêmio desde que me conheço por gente, ou seja, pouco antes dos 7 anos. Como diz o Paulo Sant’Anna, há dois tipos de torcedores gremistas; o que já nasce tricolor e o que após completar 7 anos de idade se torna gremista (não nessas palavras exatas, mas a ideia é que a partir dos 7 anos o ser humano começa a pensar).

Não sei se é castigo, maldição ou falta de planejamento o fato de estarmos 10 anos sem títulos. Talvez seja a junção de tudo isso. Mas, será que nós torcedores não podemos nos incluir nesse “pacote”? Eu acho que sim, pois, é muito simples criticar. Vejamos o caso do ano passado, quando criticamos tanto a gestão do Presidente Duda, que a chapa do Presidente Odone foi eleita com boa maioria no conselho. Então, onde está o erro? Na data das eleições? Ou no sentimento de agir mais pelo impulso do que com a razão? Pensem!!!!

Uma coisa é certa. Se as eleições fossem no final do ano tudo poderia ser diferente. Como o “SE” não entra em campo, no nosso atual momento não importa quem é o Presidente do Grêmio. Não importa quem é o técnico, quem são os jogadores, mas sim como vamos sair dessa situação. Apesar disso, eu sou um otimista. Enquanto tivermos chances matemáticas de sermos campeões, eu vou acreditar sempre.

Ainda falando deste “pacote”, convido o torcedor gremista a fazer uma autocrítica. Semana passada, obtive a informação de que o quadro social do Grêmio está com 65 mil sócios em dia. Isso é uma vergonha!!! Como pode um clube da grandeza e da torcida do Grêmio ter somente este número de sócios?? Por que é tão difícil para o torcedor se associar? A resposta é rápida e aqui voltamos ao dilema do impulso versus razão. O torcedor quer títulos para se associar, mas precisamos inverter este ciclo. Precisamos de ação para provocar reação, ou seja, precisamos nos associar para conquistarmos títulos! Para termos um plantel qualificado precisamos de mais sócios, para termos suporte financeiro e não precisarmos contratar Viçosas, Clementinos, Gilsons e outros que ainda habitam as redondezas da Azenha.
 
Mas o que pode mudar agora em relação às contratações? Não muita coisa, pois a falta de planejamento nos fez perder a janela e agora só podemos contratar jogadores vindos da série B ou algum da série A com até 5 jogos. Portanto, torcedor, se associar agora vai ajudar o clube a poder se planejar para o ano de 2012 e os próximos. Quem sabe nos fortalecer para uma LA12? Para chegar lá, no entanto, o time é esse e o técnico também. Quer dizer, de novo o Grêmio depende do seu torcedor para lotar o estádio e apoiar. Sim, pois a maioria desses jogadores ano que vem não estarão no Grêmio, mas nós sim estaremos lá ano após ano. E por que isso? Por que torcer para um time que não ganha nada há 10 anos?

Por que “Somos de Grêmio!!!!”

@gremio100mil 
Share |