sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HISTÓRIA MAL CONTADA? NÃO! HISTÓRIA NÃO CONTADA!

AMIGOS GREMISTAS:

 
Já abordei esta questão em tempos passados, mas ainda indignado com o silêncio ( que não é dos inocentes, embora dos que calam e consentem ) entendi de recordar mais uma vez, até porque me deu uma certa melancolia não ler, escutar ou ver alguém comentar que no auge do Independiente, quando ainda era temido, e quando ninguém aqui sabia aonde ficava YOKOHAMA, o Grêmio, como sempre pioneiro em avanços internacionais como time, clube e entidade, trouxe a primeira RECOPA para o RS enfiando estupendos 4 x 1 nos Argentinos, aquilo sim um feito histórico. Mas parece que por aqui dão importância à orgiática copa SURU(B)GA.


Está na hora de pôr na rua uma parte vitoriosa e escandalosamente omitida da história do Grêmio – 85/86 – em contrapartida a uma vergonhosa trajetória gremista que é mantida e às vezes até incentivada (1993 e 2000, sem contar que 2005, para ser lembrado carinhosamente, virou bandeira de desculpa em derrotas). Curiosamente continua escondida, da história Gremista, uma das gestões mais vitoriosas do Clube e que ajudaram a selar o Grêmio como um clube mundialmente conhecido. Incrível que o tão festejado Professor Ruy C. Ostermann tenha ocultado no seu livro sobre o Grêmio este trecho notável e dignificante de nossos feitos – desconhecimento? Se foi não poderia ter escrito o livro; censura ? se foi também não poderia concordar. Por uma ou por outra ou ele sai da casamata e conta o que houve ou ENTERREM O SEU CORAÇÃO NA BEIRA DO RIO!


Em breve apertadíssima, e convido ao Dr. Adalberto Preis para contar de maneira minudente, o assunto que trato esta em http://www.gremiosempre.com.br/?id=471 e colo abaixo e durma com esta se puderem:


Grêmio: outro erro histórico ou alegada censura:



Os amigos e os antigos colaboradores do saudoso Presidente Irany de Oliveira Sant´Anna aguardam com ansiedade a publicação de nova edição do seu livro sobre o Grêmio com a reposição das páginas arrancadas sobre a vitoriosa gestão Irany Sant´Anna.

Corre, desde a época, no Grêmio, a versão de que a total supressão da gestão do Presidente Irany tinha sido exigência para o apoio oficial e financiamento do livro (era gestão José Alberto Guerreiro, ano 2000).

E que essa censura teria atrasado por meses e quase inviabilizado a publicação.

Como são apenas versões, é fundamental um esclarecimento cabal e definitivo e verdadeiro.

Recordando, O Presidente Irany venceu todos os Gre-nais importantes (perdeu apenas um de reservas com o Grêmio já campeão). Foi Bi-campeão gaúcho, tendo impedido o penta do adversário. Empatou duas vezes com uma poderosa Seleção Peruano, Venceu a Seleção da Bolívia, venceu a Seleção de Honduras, por duas vezes. Todos jogos na casa do adversário, seleções classificadas para a Copa do Mundo de 1986.

Venceu os mais importantes, tradicionais e oficiais torneios da Europa.

Torneio de Rotterdam contra o Bayern Munique

Torneio de Palma de Mallorca contra o Barcelona

Copa Philips (PSV Eindhovem, na época fulgurante campeão europeu).

Finalista do Ramon de Carranza e da Copa do Rei (Casablanca, onde venceu o poderoso Ajax por 2 x 0)

No entanto, no livro do Prof. Ostermann não há uma única linha sobre a gestão Irany Sant´Anna. Como se ela nunca tivesse existido. Admiro o Prof. Ruy, mas ele saiu de cena sem contar esta. E quando se sai sem contar algo importante, se sai mal. Lamentavelmente.


Abraço a todos os pais que, como eu, guardam seus filhos no colo ainda que já tenham quase 30 anos. Um filho jamais viverá bem sem um colo de pai.


Bom domingo e que reencontremos a vitória.

Obs: texto original da coluna do Carlos Josias no blog: http://sempreimortal.wordpress.com 

@cajosias Carlos Josias

Share |