sábado, 14 de maio de 2011

Pré-Jogo Grêmio x Internacional

Dos cinco GRE-NAIS  previstos acontecerão três. O primeiro  temos de concordar que perdemos por falta de coragem, poderíamos ter sido campeões, não fomos. Mas Renato, usando de toda inteligência e audácia que cativou os gremistas, montou um time que finalmente agradou a torcida. Com um elenco desfalcado e em muito desacreditado o Grêmio entrou em campo no Beira-Rio com tanta vontade que nos remeteu à tempos longínquos. Que infeliz isso, não tricolores? Perdemos nossa hegemonia, isso é fato, mas temos a chance pelo segundo ano consecutivo de sermos Campeões Gaúchos com atuação de gala na casa do adversário. Exatamente, não há quem esqueça o amargo 1x0 na final do Gauchão de 2010. Ganhamos o título, mas sinceramente, foi “amargo” perder em casa(sim tem duplo sentido, porque  perder em casa é coisa deles). Que neste domingo o Grêmio faça mais, recupere a hegemonia e principalmente nos dê o orgulho de sair na segunda-feira com a cabeça erguida e orgulho de ser Tricolor.

Convenhamos que fazia um tempo que nós, gremistas, não saímos de casa de alma lavada como fizemos na segunda de 09/05/11? Algo me parece errado em todo esse texto, mas o problema é que eu me dei conta de que o Grêmio que eu apoiei e torci ao longo da minha vida pode não existir mais! Mas como gremista ( e isso implica naquela maldita esperança, e lembranças de uma passado de vitórias heróicas) eu tenho fé nos garotos do Grêmio. Acredito em Viçosa, Leandro, Fernando, Neuton, Mário Fernandes. Acredito na vontade de vencer desses meninos. Gostaria de poder dizer do amor pela camisa, mas infelizmente não se aplica à todos os casos, e é disso que sinto falta no Imortal. Acredito nos veteranos como Rochemback que eu mesma muito questionei à tempos atrás, mas à vezes penso que minha mágoa dele, ou desconfiança se devia ao fato dele ter jogado no Inter. Hoje, sinto um Grêmio mais forte com ele em campo, consigo ver nele a cara do Grêmio, um jogador forte, com garra, preciso e que não enfeita, apenas faz o que deve ser feito. Cada vez que anunciam Lúcio na escalação meu coração dá um pulo, ele me remete ao time de 2007 com Lucas, Carlos Eduardo, Tcheco ... E acredito que ele pode fazer a diferença cada vez que entra em campo. E o Adilson? O guri que divide a torcida entre os que gostam e os que não gostam. Eu faço parte dos que gostam. Ele erra, disso eu sei, mas quem nunca errou? Gosto da vontade, da raça e do gremismo que reflete nos olhos e atitudes dele. Douglas, o maestro, e quanto jogou no GRE-NAL de domingo passado! Roubadas de bola simplesmente empolgantes! Mostrou que nós sim temos um camisa 10! E quando falamos de erros, nos remetemos ao erros de passe do Douglas também, mas como não esquecer os erros ao ver as roubadas de bola, os golaços como o que ele fez contra o U.Católica? Sabe do que mais eu gosto? De Vilson na zaga, ele busca, luta, corre e muitas vezes ganha. Quem será o parceiro dele? Rodolfo provavelmente, Mas gostaria de ver Neuton jogar, aposto todas as minhas fichas no garoto, que tem estrela para GRE-NAL, quem esquece dele em cima da trave comemorando em 2010?! Agora, quem mostra ter “tino” pra esse campeonato à parte é Viçosa. Fiz um comentário na final da taça Farroupilha quando ele entrou em campo, disse: “O Grêmio precisa de um milagre agora, seria Jr. Viçosa o milagre?” E foi, mas para ele passado não se aplica, ele é o milagre. E acho que se aplica ao guri Leandro, como ele consegue empolgar a torcida em cada jogada! Ele é brilhante!

Quem mostrou que fará falta é Escudero, como sempre disse, queria vê-lo jogar, e todos nós vimos. Agora queria ver ele no meio-campo e Lúcio na lateral esquerda, que acham? Mas não veremos isso no domingo, já que ele cumpre suspensão devido ao cartão vermelho que levou no domingo. Mas e Marcelo Grohe? Mostrou à todos que é muito mais que o goleiro reserva do melhor goleiro do Brasil. Se Victor é o goleiro que qualquer time gostaria de ter em uma cobrança de pênalti, Marcelo é o goleiro que deve jogar todos os GRE-NAIS, fez defesas brilhantes dignas da preocupação de Victor e da garantia aos gremistas de que tem apenas goleiros de alto nível, e isso se aplica ao garoto Busatto. Parece que temos uma sina de aclamar o último homem do time, não é em vão que Lara está no nosso Hino, que aclamamos Mazaropi , Danrlei e é claro Galatto(como esquecer o grito do narrador da Gaúcha: “Galatto, Galatto, Galatto, milagre, milagre, milagre...”).

É um pré-jogo atípico, eu sei, mas é uma situação atípica também, então tudo se aplica. Quanto ao tático, acredito que Renato irá aplicar o 4-4-2, o time deve ser: Marcelo Grohe(apesar de Victor estar liberado para o confronto), Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo(liberado pelo departamento médico), Gilson, Adilson, Fábio Rochemback,  Lúcio, Douglas, Jr. Viçosa e Leandro. E o placar: Bom esse eu deixo com a equipe do “Santo”, espero que corrijam os erros que nos tiram o sono, não completamente porque isso é impossível, mas o suficiente para não levarmos gol, e o mais importante que brilhe mais uma vez as estrelas de Renato, Leandro e do homem GRE-NAL.

A maioria do público são sócios que assistirão ao jogo que promete incendiar o outono gaúcho. Você faz parte desse grupo, não?! É fácil: TE ASSOCIA!

Espero me despedir de vocês em grande estilo, sendo esse o pré-jogo de um espetáculo tricolor, festa azul celeste e gritos de campeão da torcida do Imortal.

Aline Remus, em seu último texto como autora do @gremio100mil

 
Share |