sábado, 20 de agosto de 2011

[Pré-jogo]: Atlético-Go x Grêmio - “A espera de um milagre”


Primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz em voltar para o G100mil, gostaria que fosse para dar boas novas, mas infelizmente se eu esperasse esse momento talvez eu não voltasse esse ano! Humor negro a parte, vamos ao que interessa.

O Grêmio enfrenta o Atlético goianiense neste domingo às 16 horas no Serra Dourada. As lembranças que tenho desse time é ele nos eliminando da Copa do Brasil de 2008. Vários confrontos se passaram desde então, mas ainda lembro claramente do desdém com que tratei o ATG na ocasião, esperando que o Grêmio goleasse, enquanto na verdade fomos eliminados nos pênaltis, em casa. Parece que esta equipe modesta pegou por hábito surpreender e sua ultima “peraltice” foi aplicar um histórico 4x1 no até então invicto Flamengo, desbancando o queridinho da mídia do centro do país. Onde quero chegar com tudo isso? Não lhes parece óbvio? A menos que aconteça um milagre na equipe tricolor seremos goleados. Sinceramente o Grêmio que enfrentou o Ceará não tem a menor chance contra o ATG. Se você ainda não desistiu de ler este texto entenderá minhas razões até o final das explanações.

Um time descaracterizado, entediado e conformado com a situação vergonhosa entrará em campo amanhã. Para ser pior, comandando essa equipe que nem consigo chamar de Grêmio, um técnico sem espírito inovador e com tanto medo de fracassar novamente que nem consegue enxergar o óbvio. Celso Roth nunca foi e nunca será do meu agrado, mesmo que ele nos levasse a Libertadores ou fosse campeão com o Tricolor. Pelo simples fato de que ele não tem as características necessárias para empolgar um time, caracterizá-lo e fazer correr gremismo nas veias desses zumbis que compõem o plantel.

Gabriel está de volta a equipe após se recuperar de lesão. Não sei se isso é bom ou ruim, as últimas atuações dele antes da lesão foram no mínimo desastrosas. Mas encarando pelo óbvio ter um lateral por aptidão ao invés de um improvisado parece ter alguma vantagem. No ataque Roth ainda não decidiu se a dupla será André Lima e Brandão ou Brandão e Miralles. A última opção me agrada muito mais.

Leandro, suspenso pelo STJD, não está relacionado para o confronto. Ao que tudo indica, Celso Roth escalará a equipe no (pasmem) 4-4-2 com Marquinhos e Douglas no meio-campo. Marquinhos desbancou algumas das opiniões negativas que eu tinha a respeito dele. Apesar de que, nas condições que se encontra nosso time, qualquer melhora já pode ser considerada substancial. Já Douglas, parece testar nossa paciência. Seguidos erros de passe, uma falta de vontade estampada na cara e incidentes recentes parecem mostrar o desdém dele com o Grêmio e sua torcida.

No gol, nossa maior preocupação, o goleiro que outrora nos salvava nos entrega a cada jogo. Victor teve raros momentos de inspiração desde que voltou da seleção, mas o mais marcante são os erros primários que ele vem cometendo. Estaria eu enganada ou o óbvio seria tirar o goleiro em má fase e colocar o que está em boa fase? É claro, mas futebol não é lógica e tática, é na verdade dinheiro e interesses. Por quê cargas d’água colocariam Victor no banco, para que ele ficasse desvalorizado e partisse por um preço menor para outro time devido a insatisfação? Sempre admirei Victor principalmente por seu caráter, mas a essa altura do campeonato não podemos nos dar ao luxo de, com uma zaga inexistente, ter um goleiro que não sabemos qual será a reação em um recuo de bola.

O Grêmio só está a três pontos da zona de rebaixamento, e para conquistar mais três pontos e tentar chegar a uma zona média de conforto, precisaremos de um milagre. Esse milagre se chama alma, espírito, coragem, GREMISMO! Isso é o que realmente falta a essa equipe, e a menos que o espírito do Lara baixe por lá e de um susto naquela equipe, não esperem nenhuma novidade. Em um ambiente ruim de trabalho e com falta de liderança é impossível que se tenha respostas produtivas. A reorganização deve começar de cima para baixo nesse caso, o maior reforço que podemos pedir para nossa equipe é um presidente.

@alineremus Aline Remus
Share |