quinta-feira, 25 de agosto de 2011

POUCAS VEZES FOI TÃO IMPORTANTE GANHAR UM GREnal

1. Antes de qualquer coisa não dá para ficar sem dizer que ontem à noite me deu uma certa melancolia e uma ponta de inveja. Calma, explico.
 
1.1. O Grêmio foi pioneiro quanto à conquista da RECOPA. Nenhuma inveja deles nisto. Mais, ganhamos uma PANAMERICANA na primeira conquista da LA porque não havia RECOPA nos moldes que hoje existe. Então eles não conquistaram nada que já não tivéssemos obtido. A melancolia foi da saudade daqueles sonoros 4 x 1 que aplicamos no mesmo Independiente, outrora mais glamoroso e muito mais time, lá em KOBE, quando ninguém sabia onde ficava. Ah, eu estava lá.
 
1.2. Inveja então do que? Da organização diretiva do rival e da, ao menos aparente, UNIÃO, que não possuímos mais, e eles ontem demonstraram. Para quem não notou com todas as brigas que explodiram lá na TA ontem estavam se não todos a maioria dos dirigentes e ex dirigentes (vivos, claro) do clube, inclusive o até hoje contestado José Asmuz.
 
1.3. Ao contrário, nós estamos virados num autêntico quebra cabeças despedaçado antes de armar. As peças não se juntam. O que antes era somente entre Oposição e Situação atualmente se alastrou. A situação rachou ao meio, literalmente, e a Oposição se desuniu já no período pré eleitoral, quando sequer se acertava no número de cadeiras para cada grupo que no fim nem banquinho sobrou e ficaram todos DE PÉ, sem passaporte. Hilário. Se esperava, contudo, que TANTA UNIÃO da SITUAÇÃO esta tivesse um governo coeso. Que nada, teve torpedinho pedindo a cabeça deste e daquele, meu deus, sabemos o que andou havendo, é bom nem relembrar.
 
1.4. Agravante. Nossos ex Presidentes (vivos, claro) sequer se olham, quanto mais se falarem. Não vão aos jogos. Não se encontram. Odone, talvez por escolha própria, está ilhado, solitariamente impotente para unir a própria situação e pergunto: algum ex P visita ele? Bem, se visitasse sequer sei ao certo se seria bem vindo, mas o fato é que por motivos diversos, muitos, e nem tanto, como disse, sequer vão aos jogos. Ou alguém se lembra de ter encontrado algum deles pelo estádio este ano? Por favor, se estou cometendo uma injustiça me repreendam. Não vão, não sei se querem saber, e não sei se gostariam que quisessem. Não me recordo qual foi à última vez que vi todos nossos Ex P juntos, nem no banquete de aniversário. Uns, aliás, se forem ver o jogo correm o risco de apanharem. Ou estarei exagerando? Também não me lembro qual foi à última vez que vi juntos os nossos... digamos... 20 ex dirigentes mais importantes incluindo EX P do G e do CD seja o evento que for. Nem no lançamento da ARENA.
 
1.5. Por isto, senhores, a vitória deles ontem me causou estrago não dentro do campo, mas fora do campo. Melancolia e inveja.
 
2. Esta imensa desunião que assola nosso Grêmio, este infindável desentendimento é, no meu modesto juízo, uma das grandes causas que leva a BOLA NÃO ENTRAR. As causas dela eu sei e já falei sobre isto. O que fazer para findar, eu sinceramente não sei, mas passa pela grandeza das pessoas em aceitar uns aos outros e entender que só juntos e deixando de lado as vaidades é que chegaremos a algum lugar, retomando a trilha de conquistas a que vínhamos tendo como no período 93/97 especificamente. Quem hoje, deles, Ex Dirigentes, teria a ousadia – diria o desprendimento, a grandeza, a vontade política – de estender a mão e buscar um a um para que todos sentem numa mesa SEM LOBOS e comam da mesma comida? E nos sirvam, a nós torcedores, o prato que queremos? Taças?
 
2.1. Não sei quem seria e ou se tem alguém capaz disto, só sei que tuitei esses dias algo assim que entendam no sentido amplo, não ´eu` especificamente, falo de ´nós` em geral: se me interesso, quero aparecer, quero cargo; se reclamo, sou corneteiro; se elogio, sou puxa saco; se critico sou frustrado. Porra (epa perdão) mas que coisa isto dá para pensarem com a cabeça em cima do pescoço? Dá para parar com esta infantilidade de achar que um clube com o tamanho do nosso foi descoberto hoje ou ontem? Dá para parar de achar que governar o Grêmio é pilotar um fusca? Francamente!
 
3. Uma coisa eu sei, desta eu tenho certeza. Nunca um GREnal foi tão importante para nós. NUNCA, que eu me lembre. Comentei no blogdosimortais = http://gremistasempre.blogspot.com/2011/08/o-que-e-preciso-para-ganhar-o-grenal.html os motivos que sobram para isto.
 
3.1. Ganhar o GREnal de domingo poucas vezes foi tão importante como este será. Do Victor ao Presidente e deste ao nosso mais humilde torcedor (força de expressão, nenhum gremista é menos igual que o outro, ou pelo menos não deveria ser assim) todos mais do que acordarão mais felizes na segunda, não, muito mais do que só isto. Ganhar o GREnal de domingo representaria muito mais do que minimizar a conquista deles ontem, representaria uma chance, um ´buiaquinho na paiede` para que aja um pouco mais de chances desta estupenda desunião começar a findar (um dia alguém inteligente, alguém menos burro, irá se dar conta que isto é um imenso vulcão que está sendo o grande cuspidor de fogo para impedir que ganhemos algo pó, não se dão conta disto?) para que o barco se remende antes de afundar neste brasileiro, para que volte a auto-estima do time e da torcida, para que retorne o futebol bonito que está perdido e que ninguém consegue achar.
 
3.2. Senhores, ganhar o GREnal de domingo é VITAL. Precisa ser dito mais alguma coisa? Sim, que depois dele a gente tem que começar tudo de novo. O GREnal de domingo não é, definitivamente mais um GREnal é O GREnal ! E, sabemos, o time deles não é melhor do que o nosso, salvo pelo centro avante, não é não senhor melhor do que o nosso. O nosso está assim porque diretivamente estamos ASSADO.

Bom GREnal a todos

@cajosias Carlos Josias
Share |