terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

História do Grêmio na Copa do Brasil – PARTE 1

-->
A Copa do Brasil surgiu como motivo para aplacar os ânimos de algumas equipes descontentes com os moldes do futebol brasileiro. Sendo assim, em 1989 foi realizada a primeira Copa do Brasil tendo por moldes alguns campeonatos estrangeiros como a Copa do Rei, Taça de Portugal, Copa da Inglaterra dentre outras. Criada na gestão de Ricardo Teixeira, a Copa reúne 64 equipes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Entre os critérios estão que times que disputam a Libertadores da América (LA) não podem disputar a Copa do Brasil (que daqui pra frente será chamada de CB no texto). A conquista da CB garante automaticamente vaga para a LA do ano seguinte. Desse modo, o campeão da CB nunca disputa a competição no ano seguinte. Considero esse um dos motivos para que o Grêmio não empilhe mais títulos dessa competição.

A história da CB e do Grêmio está interligada, a primeira edição da Copa não poderia ter sido vencida por outra equipe que não o Imortal Tricolor. O Grêmio chegou a CB de 1989 após se sagrar campeão estadual sobre o arquirrival Inter, no Campeonato Gaúcho de 1988. Na primeira fase da competição o Grêmio venceu Ibiraçu Esporte Clube cidade de Ibiraçu no Espírito Santo, somando um placar de 7x0. Lembrando que nessa época ainda não existia o critério de ida e volta restrita. Isso ocorreu apenas a partir 1995 onde o time visitante marcando mais que três gols de diferença eliminava o jogo de volta. Já em 1996 a diferença diminuiu para dois gols de diferença. Nas oitavas de final o Grêmio venceu o Mixto Esporte Clube da cidade de Cuiabá por W.O sendo registrado o placar de 5x0 em favor do Tricolor.   




-->
A partir das quartas de final a CB começou a “engrossar” e o Grêmio enfrenta o Bahia somando o placar de 3x0 favorável ao Imortal Tricolor. Desse modo, o Grêmio avança para semi-final e se defronta com o queridinho da imprensa “global” o Flamengo. Mas como sabemos de time copero não se podia esperar nada de diferente e o Grêmio massacra o Flamengo no jogo de volta no Olímpico aplicando a goleada de 6x1, sendo que, o placar no Maracanã havia sido um empate em 2x2.



Assim o Rei das Copas brasileiro chega a final da primeira Copa do Brasil contra o Sport. O Jogo de ida realizado em Recife termina em 0x0, mas no jogo de volta o Grêmio vence por 2x1 e garante o título de primeiro campeão da CB.



-->
Copa do Brasil de 1989
JOGO        Equipes 1º jogo 2º jogo Placar final
1ª Fase
Ibiraçu x Grêmio
0x1 0x6 0x7
Oitavas
Mixto x Grêmio
0x5 W.O 0x5
Quartas
Bahia x Grêmio
0x2 0x1 0x3
Semi-final
Flamengo x Grêmio
2x2 1x6 3x8
FINAL
Sport x Grêmio
0x0 1x2 1x2

-->

Fontes

http://www.zerozero.pt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol

http://www.futebolnarede.com/copa-do-brasil.php

http://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_brasil.html

http://www.cbf.com.br

http://www.bolanaarea.com/gal_copa_do_brasil.htm

http://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_brasil_historia.html




                                                                                Aline Remus @alineremus
Share |