terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FINAL DO BRASILEIRÃO PARA O GRÊMIO: UM APANHADO GERAL

O Grêmio encerra sua participação no Campeonato Brasileiro de 2010 com a 4ª colocação. Quando se lembra que no primeiro turno o Imortal estava, sob o comando de Silas, no Z4 brigando contra o rebaixamento parece uma realidade extremamente distante, e ao mesmo tempo pode-se dizer que sair do Z4 para o G4 é uma campanha fantástica! O que incomoda é que parece que o resto da mídea não consegue ver isso! Ignoram a campanha sensacional do Tricolor Gaúcho desde que Renato Portaluppi assumiu o time. A prova fundamental para isso, é Renato ser eleito o 3° melhor técnico, isso mesmo TERCEIRO, tudo bem Renato não esteve com o time desde o início do campeonato, pode ter sido usado como critério. Mas que ele foi melhor isso é indiscutível, não foi à toa que o Grêmio fez a melhor campanha do segundo turno. O vencedor foi Muricy, técnico do time campeão dessa edição. Justo, de certa maneira, já que na opinião de todos os gremistas (sim me dou essa liberdade de generalizar a opinião) se Renato tivesse chegado antes, bom, seríamos campeões. E é esse o gosto que fica no final do campeonato, um  misto da vitória do segundo turno, e a derrota da final. Devem estar se perguntando: Perdemos o quê? O titulo. Esse é o gosto que sentimos, de que poderíamos ter sido campeões, mas não fomos, porque o reforço chegou tarde para isso. Mas chegou a tempo de nos classificar para a Libertadores. Falarei mais nesse assunto adiante. 
Victor, eleito o segundo melhor goleiro do brasileirão 2010.
Continuando sobre o Craque do Brasileirão 2010, um absurdo é Victor não ter sido eleito o melhor goleiro, pelo terceiro ano consecutivo. Fábio é bom, mas se fosse tão bom quanto Victor eles teriam sido campeões. Aliás, diga-se de passagem, que o Grêmio tem um dedo no fato do Cruzeiro não ser campeão. Dedo não, mãos de Victor e pés de Viçosa e Jonas, que tiram 3 pontos tão importantes deles. 
"Eu te passei"
Falando em Jonas, bom, pelo menos a esse deram os devidos méritos. Nosso atual camisa 7, passa o camisa 7 Renato, em número de gols pelo Imortal, são 75 do Mestre e 74 do Homem Gol. Jonas foi eleito um dos melhores atacantes, e recebe o título de artilheiro do brasileirão com 23 gols. Mas é bom lembrar que Renato tem os dois gols mais importantes da história do Grêmio: Os do mundial. Então um recado importa ao nosso querido Mestre Jonas: Está nos devendo os da Libertadores e do Mundial. Mas sabemos que podemos contar contigo.
Agora sim vamos ao que interessa: Libertadores da América. Domingo, no Olímpico Monumental, o Grêmio massacrou o Botafogo. Sinceramente, eu esperava mais de uma equipe que prometeu “mundos e fundos” para esse jogo. Mandou diversos avisos, de como costumava ganhar decisões fora de casa, e chegaram ao cúmulo de dizer que Joel era melhor que Renato. Sinceramente, acredito que esqueceram que o jogo era contra, ninguém mais ninguém menos, que o IMORTAL TRICOLOR e que se tem esse codinome, não é à toa. Renato, não precisou dizer nada a Joel, a torcida se encarregou disso e é claro seu pupilos dentro de campo.
Foi evidente que o Botafogo sentiu a pressão da nossa casa lotada. Mas também, isso não acontecer seria impossível. Era impressionante a onda de confiança e amor pelo time que emanava, mais uma vez, no Olímpico. Eu não consigo descrever pois só de lembrar fico emocionada. Assisti o jogo, como de costume, na Geral. Para mim, não há outro lugar possível no estádio. Essa torcida não parou um segundo, e quando digo isso é literal. Diversas vezes, cheguei a ter falta de ar! Eu esquecia de respirar! Não dava tempo. Cada passe, cada chute, cada defesa de Victor(apesar de pouco exigido), cada chute de Paulão...Enfim, a Geral jogou junto. Foi incrível.
Mas não quero desmerecer nenhuma torcida, ou torcedor que esteve no Monumental, foi uma festa linda feita por todos. E acho que cabe aqui um comentário bastante importante: Quero lembrar que não somos de uma torcida, somos do Grêmio, e o amor pelo time é o mesmo em todas torcidas sejam elas organizadas ou não. Devemos lembrar que somos uma única torcida, e  o que deve prevalecer é o nosso sentimento pelo Imortal, e não a simpatia por uma organizada ou outra. Cabe rivalidade contra outros times, não contra outra torcida do Imortal.
Nosso último jogo esse ano é amanhã, quarta-feira 8 de dezembro de 2010, contra o Goiás. Confesso que fiquei bastante desanimada com o futebol apresentado pelo Independiente, porém, hoje tive uma sensação tão forte de que nos classificaremos para a Libertadores que é difícil não acreditar na virada dos argentinos. O motivo de tanta “pretensão” da minha parte? Oras, nasci campeã da Libertadores e do mundo, cresci vendo meu time ser o único de expressão no sul, enfim, eu sou gremista, e acreditar sempre faz parte de um torcedor do Imortal. Não temos escolha, nascemos assim, é o gremismo no sangue que me faz acreditar. Apesar do time que vai entrar em campo para defender nossa vaga, justa, para a Libertadores não ser o Grêmio, ainda assim é um time copeiro. O mais copeiro da Libertadores então: EU ACREDITO! E se um certo “Pagé” quiser nos chamar de torcida mais argentina do Brasil: Sinta-se à vontade, nesse caso, não temos motivos algum para ser brasileiros.
Vamos a Libertadores de 2011, porque é merecido pela nossa campanha, e a classificação não podia ser fácil, caso contrário não seria a NOSSA VAGA!
Aline Remus, gremista desde sempre.
Share |