quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pré-jogo Junior Barranquilla x Grêmio


Às 23:50hrs (horário de Brasília) desta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Grêmio entra em campo nos Estádio Metropolitano em Barranquilla para enfrentar o Campeão Colombiano, o Junior. A cidade está em clima de carnaval, o famoso Carnaval Colombiano, considerado patrimônio da ONU. Esperamos que quem “dance” esta noite seja o Junior, e a festa seja do Imortal Tricolor.
Grêmio e Junior nunca se enfrentaram em jogos oficiais. O Imortal já enfrentou 13 vezes times colombianos pela Libertadores. Um total de 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. A única vitória em território colombiano, nos lembramos bem, foi contra o Boyacá Chico em 2009, quando o Grêmio obteve a melhor campanha da fase de grupos.
O time colombiano tem seu forte na bola parada e contra-ataques rápidos. Alguma semelhança com o time de Portaluppi?! Exatamente, o Grêmio tem como arma decisiva a bola parada. E o Grêmio conta com jogadas de velocidade com Gabriel e Lúcio. O último é a má notícia. Sentindo dores no joelho, Lúcio, saiu no início do treino da quarta-feira e é dúvida para o jogo de hoje.
Como de costume Renato ainda não divulgou quem entra em campo, mas a provável escalação é: Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio (Carlos Alberto) e Douglas; Borges e André Lima. O esquema tático provavelmente será o 4-4-2 que vem rendendo bons resultados, apesar do começo um pouco confuso.

A torcida do Grêmio contará com aproximadamente 80 torcedores, que gostaram do “ingresso/lembrança”. Confeccionado em tecido e bordado nas cores do Junior o ingresso é um tanto quanto diferente ao que estamos habituados. Já o Junior contará com um público de aproximadamente 50 mil torcedores. O Grêmio vê a qualidade da equipe colombiana e respeita isso, mas não parece se intimidar.
Outro problema que o Grêmio enfrentará, além da proximidade com as arquibancadas e qualidade do time, é o estádio em reformas. O vestiário do Grêmio está destruído! Poeira, cheiro de tinta e entulho é tudo que os Imortais de Renato encontrarão lá.

O Grêmio não esconde seu objetivo: Vai em busca da vitória. Apenas isso interessa ao Tricolor, para ter privilégio nas fases mata-mata. Obviamente o Grêmio pretende decidir dentro de casa, no caldeirão do Olímpico, onde até o mais calmo treme diante da torcida que ama o time e joga junto, em qualquer circunstância. Mas hoje o Grêmio não terá isso. Terá de enfrentar a pressão de um adversário que quer ganhar do Bi-Campeão da América para ter moral na competição. Se isso será decisivo?! Não foi em 1981 contra o São Paulo, nem em 1983 em Tókio contra o hamburgo e na própria Colômbia em 1995 onde o Grêmio garantiu o Bi da América. Como já disse em outros textos, a casa do adversário é nosso salão de festas. Todo nosso respeito ao Junior, mas queremos a vitória e não podemos esperar menos do time de Saint Portaluppi, que vem demonstrando tanta qualidade e raça que fica difícil jogar jogo à jogo. Hoje queremos mais um espetáculo.
Aline Remus, Tricolor desde sempre.
Share |