terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de setembro

Vivemos o mês o mais importante das tradições do Rio Grande do Sul. Comemoramos a independência de nosso “país” em relação ao Brasil Imperial. Mas e hoje, somos nós o que? Essa luta que tanto nos honra nos deixou marcados por um orgulho que não fazemos mais jus. Não somos mais o povo cujas façanhas sirvam de modelo a toda terra, e faz tempo. 

O povo do Rio Grande do Sul deixou de ser GAÚCHO há muito tempo e tornou-se um arremedo do que diz que é. Somos tão brasileiros, no pior sentido da palavra, quanto qualquer carioca e pior ainda somos auditório das piadas e desmandos deles sobre nossas vidas. Não preciso citar os infinitos exemplos musicais, televisivos e governamentais que baseiam minha tese, pois, eles são tão evidentes quanto nossa arrogância sem sentido.

Vivemos num estado de eterno dizer que somos e de pouco sermos. Precisamos urgentemente mudar isso. Chega de dizer quem éramos, chega de cantarmos que fizemos! Está na hora de fazer e ser. Isso vale para todos nós. O Rio Grande do Sul não pode se resumir a um grupo de pessoas vestidas a caráter dentro de piquetes no Parque Harmonia. Há muito para mudar.

Vejam o nosso GRÊMIO! Há quanto tempo somos apenas coadjuvantes e/ou sparrings nos campeonatos e copas que participamos? Vivemos de nossa história, que é a mais gloriosa e mítica de todas e da qual eu me orgulho de participar. Mas urge uma mudança nas nossas atitudes. Precisamos nos organizar administrativa e mentalmente para o futuro. Chega de medidas emergenciais e paliativas serem a regra. Não podemos mais achar que a culpa de estarmos indo sempre de mal a pior é dos outros. Quem muito aponta o dedo, deve procurar um espelho.  O GRÊMIO assim como o Rio Grande do Sul pode muito mais do que faz atualmente, mas é preciso coragem para enfrentar a nós mesmos e sairmos desse emaranhado de ilusões em que nos colocamos.

Tenho um infinito orgulho de minhas tradições, raízes e cultura e sei que não estou sozinho. Amo minhas bandeiras e por elas sempre lutarei, inclusive aqui mesmo, defendendo-as dos que se dizem GAÚCHOS, dos que se dizem GREMISTAS. Porque não é possível que sejamos hoje administrados por pessoas que amem esse rincão e nosso clube e os deixem a mercê de quem nos despreza e nos prejudica. Precisamos resgatar nosso espírito antes que seja tarde demais. 

Viva a honra dos que acreditam que podemos mudar e realmente sermos o que queremos e podemos ser. Que 20 de setembro seja mais que uma festa, seja uma data de reflexão e o inicio de uma nova era. 

É o meu Rio Grande do Sul
Sol, céu, sul
Terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor

@AndersonKegler  Anderson Kegler

Share |