sábado, 17 de setembro de 2011

[Pré-jogo] Vasco x Grêmio

Uma semana de tranquilidade e comemorações. Passamos a semana comemorando a boa atuação do Grêmio diante do São Paulo, atuação essa, que ratificou nossa boa fase e o principal, o time manteve o padrão de jogo que vinha tendo nos jogos contra o SCI, Atlético-PR e Bahia. Não citei o jogo do Corinthians, pois, daí precisaria adicionar a arbitragem que sempre ajuda o 2º time da globo. Falando em comemorações, no 15/09 mais um dia para história do Nosso Grêmio, digo nosso, pois, o Grêmio é do torcedor e quando esse torcedor entender que o Grêmio precisa sempre do apoio dele, não só na arquibancada e sim fora dela, principalmente no quadro social, daí sim, conseguiremos chegar aos 100 mil sócios, mas isso é assunto para outro contexto, pois, nosso foco agora é o jogo contra o Vasco na busca de mais 3 pontos para entrar de vez na luta pelo título.

Dois fatores estão a nosso favor: 1 – o time que vai entrar em campo é o mesmo que vem atuando nos últimos jogos, a única modificação é a volta do capitão Rochemback que cumpriu suspensão no último jogo, sendo assim, estamos adquirindo cada vez mais um padrão de jogo com a repetição da escalação, sem invenções de jogadores fora de suas posições ou jogadores jogando só com o nome, essa época acabou com a chegada de Juarez, ou seja, joga os melhores no momento; 2 – o Vasco não deve contar com Juninho Pernambucano, que além de ser um ótimo cobrador de faltas, tem um bom aproveitamento em chutes de fora da área e é um líder no grupo, sendo assim, podemos tirar vantagem desse desfalque, mas é preciso saber que o Vasco não é só J. Pernambucano, além dele tem Diego Souza muito conhecido nosso que pode parecer indisciplinado, mas quando quer jogar leva muito perigo aos adversários e claro o Vasco conta com o experiente e veloz Eder Luis, mas em contrapartida temos nossa zaga que se comportou muito bem diante o São Paulo. A diferença agora é que vamos jogar fora, portanto, um ótimo teste para consolidar de vez nossa dupla de zagueiros.

Mas como sempre temos algo que não nos favorece e não estou falando da arbitragem (até porque o jogo não começou ainda), mas contra times do RJ e SP sempre é bom ficar atento aos caras de “preto ou amarelo”... estou falando dos confrontos entre Vasco e Grêmio em solo carioca, que não são nada animadores, vejamos:

Vasco x Grêmio – no maracanã – período 1967 a 2010:
Vasco x Grêmio – em São Januário – período 1967 a 2010:
Fonte: http://futpedia.globo.com

A situação em São Januário é bem pior, nossa única vitória foi em 26/09/1993 – Vasco 2 x 4 Grêmio praticamente há 18 anos, para quem gosta de números também no mês de Setembro, quem sabe não só a sorte, mas também o bom futebol do Grêmio dos últimos jogos possa “jogar” a nosso favor e assim, possamos comemorar mais uma vitória e encostar cada vez mais no grupo de cima da tabela (cabe ressaltar que estamos com um jogo a menos Grêmio x Santos).

PS: para quem ainda não leu, não perca a oportunidade e leia o texto do Carlos Josias (@cajosias) do dia 15/09 – uma inspiradíssima homenagem ao Grêmio: http://grem.io/O5x


@gremio100mil

Share |