terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mudanças

A democratização das informações a partir das redes sociais está modificando o antigo e ultrapassado sistema de notícias. É evidente, que muitas pessoas ainda não entenderam o poder desta modificação estrutural; agora e para sempre, o cidadão comum tem e terá espaço para divulgar o que pensa sobre o que vê. A imprensa corrupta que trabalhava sob as diretrizes de perpetuar interesses, era munida de força econômica suficiente para distorcer informações à medida de suas necessidades e torná-las verdade ao publicá-las. Bom, este tempo passou. Eu falo, tu falas, ele fala...nós todos falamos – inclusive mal da imprensa, caso pensemos que estão tentando nos manipular. 

Dentro desta alteração de paradigmas, também é importante a imposição da velocidade em tempo real das notícias. Assim, vemos “repórteres” retorcendo fatos e afirmações para preencherem blogs, páginas virtuais de jornais – criando notícias, antes mesmo que existam, para sustarem a expressão “jornalismo em tempo real”, mesmo que o “real”, se aplique somente ao tempo, mas não à notícia. Furos fictícios – que justificam a pretensa informação privilegiada. Mas, a notícia, a verdade, ninguém sabe; ou ao menos, não se espera que o fato efetivamente ocorra para que possa ser divulgado de forma informativa e séria. 

Não há mais um proprietário da verdade, a Internet democratizou as informações, talvez de forma benéfica para nós – o cidadão comum, mas de forma perigosa para quem antes detinha o poder de ter a verdade. Exemplo explosivo desta realidade é o caso Mário Fernandes do Grêmio; onde mesmo sem se saber o que havia acontecido, ou estava ainda acontecendo – já haviam publicações tortuosas de colunistas, afirmando ao vento, qualquer coisa que lhes vinha à cabeça. 

Senhores jornalistas, modelados na Idade Média, com felicidade informo – o tempo de donos da verdade, acabou – a verdade é democrática – e não pertence a mais de ninguém – é de todos. Em cada situação em que vemos vocês, da pretensa impressa séria, fazerem bugalhos com informações incompletas e frases descontextualizadas - outra verdade surge. Vocês além de ultrapassados estão, talvez, se mostrando de uma incompetência preocupante. E sim, eu me preocupo, pois impressa séria é fundamental para a construção de um país.  E aqui, Brasil, há muito para ser construído.

@AndersonKegler  Anderson Kegler
 
Share |