sexta-feira, 9 de setembro de 2011

GOSTO MUITO DE CELSO ROTH


1 Roth é extremamente profissional: ético, estudioso, trabalhador e experiente;
 
2 1998: trazido por Preis e Saul, tirou o Grêmio da zona de rebaixamento e, com um plantel limitado, fez com que tivéssemos sido semifinalistas. Fomos o time que vendeu mais caro o título do Corinthians;
 
3 2008: faltou perna, faltou plantel, o técnico estava sendo investigado pela PF por crime de sonegação fiscal;
 
4 2010: foi inaceitavelmente demitido após ter classificado o Grêmio para uma semifinal de Libertadores, na qual estava INVICTO, mesmo tendo em mãos um plantel inferior ao dos principais concorrentes. O fato deu-se por causa da mentalidade atrasada, imatura e de exagerada dramaticidade daqueles que ainda consideram um título gaúcho como alguma coisa e o Grenal como um jogo que não pode ser perdido sob hipótese alguma;
 
5 2011: com pouco tempo de trabalho e com um plantel bastante diferente do que teve em suas mãos dois anos antes, demonstra rapidez no diagnóstico das causas do mau desempenho do Grêmio. Jogadores motivados e atuando em suas posições ideais – mesmo limitados – empenham-se nos treinos e procuram seguir as recomendações técnicas e táticas do seu chefe imediato.
 
O Grêmio perdeu tempo demais com um ídolo sensacional e inolvidável mas que é a antítese da profissão de treinador. Depois, apostou na hora errada em um profissional promissor, porém sem a menor imposição sobre os jogadores.
 
Alex Ferguson demorou CINCO anos até ganhar seu primeiro título no Manchester United. Arséne Wenger está há SETE sem ganhar um título nacional no Arsenal.
 
Se não houver problema de relacionamento nem a reprodução de erros sistemáticos em que haja solicitação superior para que não mais se repitam em função das convicções do treinador, seja ele quem for, não é nada saudável demiti-lo antes de completar uma temporada inteira.
 
O mesmo vale para os jogadores: no Brasil, criou-se o mito da motivação. No Brasil, pensa-se que a maioria dos jogadores ou é burra ou é oportunista. Mas se esquece de que, no Brasil, os mesmos que pensam dessa forma são dirigentes e jornalistas pra lá de amadores.

@chegremista @heliopaz Hélio Paz

Share |