terça-feira, 6 de setembro de 2011

Novos tempos

As informações, que eram antes filtradas e controladas pela imprensa tradicional, e por vezes, submissas aos interesses patronais, tornam-se completamente públicas através da evolução da Internet.

Na política do futebol, em especial do GRÊMIO, este fato também ocorreu. Há pessoas que podem ainda se guiar pelas vazias palavras de “wianeys carlets”, mas já existe um grande número de torcedores que buscam informações mais a fundo. Gremistas que lêem blogs, comentam, conhecem e conversam com dirigentes e ex-dirigentes, organizam movimentos, grupos de discussão. Essa parcela mais comprometida não aceita endeusamentos de pessoas e ilusões sobre os fatos. Está sendo construída uma população crítica, antes inexistente, ou ao menos, que não era tão articulada. Essa nova situação desestabiliza a imprensa tradicional, que perde espaço a cada dia, e, principalmente, enerva os “antigos” que acreditavam deter o poder de direito divino. Não aceitamos mais caciques jurássicos.

Ainda que seja inicial a nossa força, ela cresce de maneira geométrica. O acesso à informação “desfiltrada” é algo novo e, às vezes, assusta. Precisamos aprender a lidar com a informação aberta e utilizá-la de forma construtiva.

Quando fatos, como o de quinta-feira dia 01/09 e segunda-feira dia 05/09, ocorrem nos salões do GRÊMIO; todos ficam sabendo e todos julgam. Tornou-se impossível dissociar o clube de seus mandatários e a pessoa dos mandatários de suas funções. Logo, se o sujeito é um conselheiro omisso eu me pergunto: Que compromisso ele tem? Qual o motivo que o pos ali? Qual a verdadeira razão de sua participação no Conselho? E a principal questão: Por que e por quem ele foi eleito?

Reflitam, não apenas hoje, nem apenas amanhã, mas para a próxima oportunidade de votar. E desta vez, busquem informações mais seguras, diferentes dos pueris panfletos messiânicos distribuídos nas portas do Estádio. Ou fazemos isso ou continuamos exatamente como estamos: na omissão e incompetência.

Não esqueçam que somos sempre responsáveis pelo que decidimos. Precisamos nos informar, daí opinar e principalmente trabalhar.

O GRÊMIO precisa de pessoas que pensem e sejam responsáveis por e para ele.

Comprometimento.

@AndersonKegler Anderson Kegler

Share |